RISCO
Município de Salto do Céu está com risco moderado de contaminação pela Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (07.12) mais uma atualização do panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.
O Boletim Informativo nº 305 mostra, a partir da página 12, que o município de Salto do Céu configura na classificação de risco “moderado” para contaminação do coronavírus.
Os demais 140 municípios estão na classificação de risco “baixo”, indicado pela cor verde. Atualmente, nenhuma cidade de Mato Grosso é classificada com risco “muito alto”, indicado pela cor vermelha que representa alerta máximo de contaminação.
O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.
Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.
Recomendações e cuidados
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
– Usar máscara quando sair de casa;
– Evitar aglomerações;
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


Saúde
Governo solicita 6 milhões de doses de Coronavac ao Butantan
O Ministério da Saúde solicitou seis milhões de doses da Coronavac ao Instituto Butantan. A vacina está sendo desenvolvida pela instituição em parceria com o laboratório chinês Sinovac e foi solicitada por meio de ofício.
O ministério informou, no documento, que aguarda a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a distribuição para todos os estados ao mesmo tempo.
“Ressaltamos a urgência na imediata entrega do quantitativo contratado e acima mencionado, tendo em vista que este ministério precisa fazer o loteamento para iniciar a logística de distribuição para todos os estados da federação de maneira simultânea e equitativa, conforme cronograma previsto no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a covid-19, tão logo seja concedido autorização pela agência reguladora, cuja decisão está prevista para domingo, dia 17 de janeiro de 2021”, diz o ofício.
O Instituto Butantan informou que enviou resposta ao ministério informando que entregará a totalidade das doses requeridas e solicita informações sobre o quantitativo que será destinado a São Paulo.
Segundo o instituto, é comum que para todas as vacinas destinadas pelo instituto ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), parte das doses permaneça em São Paulo. Isso ocorre, por exemplo, com a vacina contra o vírus influenza, causador da gripe. O instituto informou ainda que aguarda confirmação de data e horário sobre o início da campanha de vacinação que ocorrerá simultaneamente em todo o país.
Edição: Aline Leal
-
Opinião7 dias atrás
Reação Imobiliária
-
Opinião5 dias atrás
Juína em destaque
-
Opinião4 dias atrás
Sustentabilidade possível
-
GERAL3 dias atrás
Pazuello diz que pasta vai priorizar entrega de oxigênio em Manaus
-
Opinião3 dias atrás
Desacreditadas
-
LEGISLATIVO6 dias atrás
Projetos estabelecem prorrogação de auxílio emergencial em 2021
-
Saúde3 dias atrás
Número de infectados pela covid-19 no Brasil chega a 8,32 milhões
-
Saúde4 dias atrás
Covid-19: Brasil acumula 205,9 mil mortos e 8,25 milhões de infectados