35 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img

Como turbinar sua hidratação em tempos tão quentes

Alerta! A Cor escura da urina pode ser um sinal negativo nos cuidados com a saúde. Especialistas explicam a importância de manter o nosso corpo hidratado e evitar desconfortos.

Diego Saporski – Da Redação RDM

Estudos garantem que devemos consumir em média, para suprir todas as necessidades do nosso organismo 2 litros de água diariamente. Com as altas temperaturas elevadas em Mato Grosso têm sido difícil manter a hidratação, por isso, o consumo de água e alguns alimentos são essenciais para manter a saúde e o bem – estar do nosso corpo.

Ainda de acordo com estudos, a sede é sim, um sinal de alerta para a necessidade do corpo por água, mas ela aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já se encontra abaixo do nível desejado. Por isso, o ideal é não esperar sentir sede para se hidratar.

Catherine Almeida.

A nutricionista esportiva Catherine Almeida (foto à esq.), explica sobre as dificuldades que nosso corpo enfrenta com o baixo consumo de água, “Nosso corpo é composto por 70% de água, o nosso músculo precisa de água, com o baixo consumo, o músculo acaba desidratando e isso dificulta o processo de hipertrofia e da recuperação muscular”, disse.

Leia Também:  Bolsonaro sanciona, com vetos, projeto que autoriza privatização da Eletrobras

A nutricionista ainda falou sobre a importância de beber água constantemente, “O consumo não precisa ser só durante o treino, mas beber água corretamente ao longo do dia é crucial, pois a ingestão excessiva dependendo do nível de intensidade pode causar uma sensação de mal-estar”, alertou.

Alimentos saudáveis que ajudam a hidratar o corpo

Os alimentos crus de uma maneira geral, apresentam uma maior porcentagem de água. Estima-se que enquanto 100 gramas de feijão cru têm apenas 14 % de seu peso em água, após o cozimento, esse valor chega a quintuplicar. Já dentre as carnes, os diferentes tipos do alimento, por sua vez, apresentam em torno de 60% a 75% de água, um valor relativamente inferior a dos vegetais.

Gustavo Soares.

Para Catherine água de coco e melancia podem nos ajudar a superar este período tão quente, “Frutas que possuam muita água, como melancia, melão, laranja, abacaxi e água de coco podem fazer parte desses dias mais quentes e mais secos”, disse.

O nutricionista esportivo Gustavo Soares (foto à dir.) recomenda o consumo de água na prevenção de dores musculares. “O consumo de água ajuda também a evitar dores musculares e até cãibras”. O nível de hidratação é muito importante para evitar essas situações. explicou.

Leia Também:  Licenciamento de veículos com placas finais 5, 6 e 7 vence dia 30 de setembro

Sobre o consumo de chás, Gustavo afirma que ajuda, mas não supera a água. “Chás e sucos ajudam na hidratação, porém o foco deve sempre ser a água”, encerrou o nutricionista.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS