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sexta-feira, abril 19, 2024
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Como a pandemia tem afetado o mercado odontológico

 

Há cerca de 5 meses que o Brasil vem lidando com as consequências da disseminação do Coronavírus pelo mundo. Além de toda crise sanitária e de saúde pública, o país também enfrenta uma crise econômica que afetou quase toda a população. Mas, qual a consequência da pandemia no setor odontológico? O que fazer para se manter presente no mercado da área da saúde? Confira neste artigo!

A pandemia provocada pelo vírus Covid-19, que desde o ano passado vem se alastrando pelo mundo, chegou no Brasil no final de fevereiro e estamos lidando com suas consequências desde então. Entre toda a crise de saúde pública, o Brasil passou a lidar com diversas crises que se decorreram: a política e a econômica. 

A Ibovespa, indicador de desempenho das cotações brasileiras, segue em queda desde fevereiro e, segundo a Folha de S. Paulo, 1 a cada 4 brasileiros estão desempregados desde o início da pandemia.  Com o comércio local fechado e o dólar alto, o Brasil trilha em uma das suas piores crises econômicas. 

Mas, não foi só o comércio varejista que foi afetado diretamente pela crise do coronavírus. O setor de saúde e odontologia também tiveram que se adaptar para conseguir sobreviver com seus empreendimentos. 

Com a quarentena declarada e o grande incentivo a permanecer dentro de casa, as pessoas que antes tinham uma rotina de ir até o dentista ou nutricionista, por exemplo, acabam por optar não fazer mais esses procedimentos. O pânico de um vírus invisível, que pode estar em qualquer lugar, tomou conta da população. 

Dessa forma, clínicas especializadas se limitaram a atender somente casos de emergência, perdendo assim, diversos pacientes e consequentemente dificultando ainda mais sua presença no mercado. Mas, como reverter esse cenário?

Pandemia no setor odontológico

Os consultórios odontológicos foram um dos setores de saúde afetados pela pandemia. Com limite de atendimento, dando prioridade apenas para casos de emergência, as clínicas tiveram número de pacientes reduzidos e uma série de procedimentos de biossegurança para seguir.

Ao contrário de outras especialidades também afetada pela crise, o setor de odontologia não consegue – e não é autorizado –  a fazer atendimentos online. Afinal, o cuidado com a saúde bucal envolve técnicas e procedimentos que exigem a presença do paciente. 

No entanto, por se tratar de um setor que lida diretamente com os meios de transmissão do vírus – a boca, o Conselho Federal de Odontologia apresentou uma série de cuidados que o dentista precisa ter para continuar atendendo. 

Biossegurança odontológica

Uma clínica odontológica já é por natureza – ou deveria ser – um dos ambientes mais higiênicos da área da saúde. Normalmente, um dentista já utiliza máscaras na hora de fazer algum procedimento com seu paciente, como por exemplo, na hora de colocar um aparelho ortodôntico em alguém. Mas com as novas medidas declaradas pelo Conselho Federal de Odontologia, médicos dentistas passaram a seguir algumas regras de atendimentos e utilizar EPI’s próprias contra a disseminação do coronavírus. 

O manual de biossegurança odontológica contra a Covid-19, conta com aplicações que vão desde o atendimento na recepção do paciente – e isso inclui a segurança do profissional atendente – até a paramentação de proteção pessoal do próprio dentista. Confira algumas das normas que os profissionais odontológicos precisam seguir, lembrando que é preciso atender essas regras independente do diagnóstico do paciente.

  • A higienização das mãos é imprescindível após ter qualquer tipo de contato com o paciente e/ou com os objetos dele;
  • É necessário ligar para o paciente antes da consulta e verificar se o mesmo não apresentou nenhum sintoma de gripe, coriza ou tosse nos últimos dias; 
  • Não atender caso o paciente entre no consultório sem máscara;
  • É preciso orientar o paciente a ir até o consultório sozinho ou em caso de menores de idade, orientar que os responsáveis fiquem em outro cômodo;
  • Desinfectar as superfícies próximas ao paciente ou que foram tocadas por ele.  

No momento da consulta, utilizar no paciente:

  • Gorro descartável; 
  • Óculos de proteção, realizar a desinfecção a cada paciente, com hipoclorito de sódio a 1%; 
  • Campo para recobrimento da roupa, preferencialmente recobrindo tórax e abdômen, o tipo usado por cabeleireiros, por exemplo, e que seja preferencialmente descartável.

Como reverter o cenário de crise

Apesar de todas as mudanças estruturais dos consultórios odontológicos para seguir com a norma de biossegurança, nem sempre é o suficiente para manter os pacientes ativos e fidelizar os demais. Ainda que seja difícil reverter este cenário antes da vacina contra a Covid-19, existem algumas formas para se manter presente no mercado e prospectar pacientes após a pandemia:

Investir no meio digital

Se antes da pandemia o mundo digital já tinha dominado as mais diversas áreas, com a mudança de hábito e rotina das pessoas provocadas pela quarentena, essa presença digital se tornou ainda mais forte em quase todos os setores. Com o mercado odontológico não é diferente. Cada vez mais, médicos dentistas estão investindo no marketing digital e no marketing de conteúdo para prospectar futuros pacientes e se tornar uma autoridade na sua área. 

Essa é uma das formas de passar pela crise com uma boa alternativa para não sair tão prejudicado dela. No marketing digital odontológico, cria-se a possibilidade de divulgar uma clínica para um público cada vez mais específico. Dessa forma, fica ainda mais fácil de aparecer para pessoas que realmente podem se tornar futuros pacientes. 

Vamos a um exemplo prático? Se um consultório odontológico atende diversas especialidades e cria um fluxo de conteúdos a ser publicados em suas mídias digitais, ele se torna uma autoridade digital na sua área. 

O recomendado é que este fluxo de conteúdos possua uma relação com os temas mais procurados pelo público alvo desta clínica. Pesquisar o volume de buscas de palavras-chave como “clareamento dental preço” ou “tratamento de canal preço”, pode indicar o que as pessoas têm mais acessado na internet, isso facilita na produção de um conteúdo de divulgação.

O ideal seria contratar empresas específicas em marketing digital ou obter uma consultoria, a fim de fazer esses investimentos da forma correta, para gerar resultados positivos. Assim, com uma empresa especializada na área, fica mais fácil achar o público que procura por palavras como “aparelho transparente preço”, por exemplo. E falando com um público certo, resulta em um paciente em potencial. 

Investir em cursos extras

Com a diminuição de pacientes, o tempo que um dentista teria nos atendimentos pode ser redirecionado à outros esforços que ajudam a aumentar autoridade da clínica. O momento da quarentena é uma boa hora para investir em cursos extras tanto na área odontológica quanto de gestão de crises, por exemplo. 

Mudanças no mercado

Mesmo que o cenário não seja um dos melhores, ainda há esperança para que a economia volte a caminhar. As adaptações necessárias para que o mercado odontológico continue avançando são  formas de enfrentar a crise e lidar com a nova conjuntura provocada pela pandemia. Porque afinal, somos seres adaptáveis e passíveis de mudança. E em tempos de crises conseguimos apresentar algo novo para nos reinventarmos e seguir ganhando, apesar dos pesares.  

Conteúdo produzido por Beatriz Estima, redatora na empresa Clínica Ideal

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