ESTUDOS
Cientistas e médicos buscam alternativas em óleo de cannabis no tratamento de autismo
Cientistas e médicos têm buscado alternativas para melhoria da qualidade de vida de pessoas que sofrem com transtornos e doenças psicológicas. Os produtos fitoterápicos à base de cannabis estão se tornando um forte aliado da medicina, por auxiliarem o corpo humano a desenvolverem suas funções fundamentais e assim diminuir os danos dessas desordens.
O estudo de 2019, publicado pela Frontiers in Neurology (periódico cientifico norte-americano especialista em pesquisas de saúde pública), “Efeitos do extrato do Canabidiol no Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, investigou os impactos desses produtos em dezoito crianças com TEA. Os pacientes receberam doses de canabidiol (CBD), substância medicinal sem efeitos psicoativos, e tetrahidrocanabinol (THC), também medicinal e que tem seus efeitos psicoativos controlados pelo CBD, durante 6 a 9 meses.
Essas crianças apresentavam transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), distúrbios comportamentais, convulsões e deficiências: motoras, de autonomia, comunicacionais e sociais. Com o tratamento, quinze crianças, cinco com epilepsia, apresentaram melhoras significativas com a administração dos produtos de cannabis. Sendo que dez utilizavam outros medicamentos e continuaram a ter melhoras com a redução e até mesmo sem o uso dos fármacos. A pesquisa conclui que o uso dos canabinoides podem melhorar substancialmente a qualidade de vida e a redução dos sintomas de pacientes com o Transtorno do Espectro do Autismo.
O TEA reúne desordens que impactam nas capacidades sociais e de desenvolvimento neurológico, presente desde o nascimento ou que podem surgir durante a infância. Os tipos mais comuns do espectro são: Síndrome de Asperger, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, Transtorno Autista e Transtorno Desintegrativo da Infância. Os últimos dois tipos de autismo apresentam sintomas mais graves, como os dos pacientes do estudo.
Essas manifestações causam alterações no funcionamento do Sistema Nervoso, responsável por desempenhar papéis fundamentais no controle do corpo. Os produtos à base de cannabis tem obtido êxito em reestabelecer essas funções nervosas.
Isso acontece porque os canabinoides, como o CBD e o THC, atuam no sistema endocanabinóide. Este sistema é responsável pela homeostase, ou seja, ele estabiliza o organismo para sua condição de equilíbrio, e desta forma, o individuo é capaz de realizar as funções adequadamente.
Além disso, é comum que crianças com TEA, apresentem outras alterações psicológicas, como a ansiedade e insônia, e dores crônicas. Sintomas que também afetam o sistema nervoso e podem ser amenizadas e até curadas com os fitoterápicos da cannabis.
O autismo afeta uma em cada 40 crianças nos Estados Unidos. Já no Brasil, não existem informações sobre o número de ocorrências. Mas, segundo o Censo Escolar, o número de matrículas de crianças diagnosticadas com TEA aumentou 37% em 2018, em relação ao ano anterior.
Mesmo com as melhorias com os produtos à base de cannabis, é importante ressaltar que cada paciente com TEA apresentas características particulares, e assim como qualquer outro tratamento, deve ser recomendado e acompanhado por médicos.
Fonte: Partners Comunicação Pro Business


Saúde
Bolsonaro diz que Fiocruz entrega 18 milhões de vacinas em abril
O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse por meio de uma rede social, que a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) vai entregar 18 milhões de vacinas contra a covid-19 até o final de abril. Desse total, segundo o presidente, serão entregues 4,6 milhões de doses ainda nesta semana e mais 6,7 milhões na outra semana.
Na sexta-feira (16) a Fiocruz já havia entregue mais 2,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além das 2,8 milhões liberadas na sexta-feira, 2,2 milhões já haviam sido entregues na última quarta-feira (14).
O presidente disse ainda que a previsão é que o volume de entrega de imunizantes cresça nos próximos meses e que no segundo semestre de 2021, a Fiocruz deve entregar 110 milhões de doses da vacina.
1.2- Previsão é que as entregas cresçam em volume nos próximos meses e cheguem a 21,5 milhões, em maio; 34,2 milhões, em junho; e 22 milhões, em julho. No segundo semestre de 2021, a @fiocruz prevê produzir mais 110 milhões de doses da vacina com IFA fabricado no Brasil. @govbr
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 18, 2021
Educação
O presidente também usou a rede social para divulgar um aplicativo do Ministério da Educação voltado para a alfabetização de crianças.
A2. O @govbr busca a interação entre a família e a criança, fomentando o uso do graphogame para alfabetização de nossos pequenos.
Baixe o aplicativo. Mais informações nas redes sociais: @MEC_Comunicacao @mribeiroMEC @CarlosNadalim pic.twitter.com/RQbcUwu5NO
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 18, 2021
Segundo Bolsonaro, o Brasil tem a maior parte de suas escolas fechadas por determinação de “governadores e prefeitos” e o país é “um dos com o maior tempo” de fechamento de instituições de ensino do mundo.
Medidas para evitar maior circulação de pessoas, como o fechamento de escolas e outras atividades não essenciais tem sido adotadas durante a pandemia por governadores e prefeitos, como medida para evitar aumento no número de infectados pelo vírus que já chega a quase 14 milhões, com mais de 370 mil mortos, desde o início da pandemia, no início do ano passado.
Edição: Claudia Felczak
-
MULHER7 dias atrás
Sete sobremesas com abacate para você se deliciar!
-
GERAL3 dias atrás
Audiência da Comissão do Esporte debate plataforma digital de treinos de academia
-
Saúde6 dias atrás
Projeto prevê uso de bem particular para combate ao novo coronavírus
-
Saúde7 dias atrás
Projeto prevê cadastro com pessoas idosas em todos os municípios
-
LEGISLATIVO6 dias atrás
Comissão quer garantir prioridade para pessoas com deficiência na vacinação
-
MULHER5 dias atrás
10 receitas de doces na travessa para todo mundo repetir a sobremesa
-
Saúde6 dias atrás
Vacinação contra H1N1 começa hoje em Várzea Grande para grupos prioritários
-
JUDICIÁRIO6 dias atrás
Rosa Weber suspende trechos de decretos que flexibilizam regras sobre armas de fogo