29 C
Cuiabá
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Representantes da Amam e do IFMT debatem a implantação de projeto sobre “Ética e Cidadania”

Ao dar continuidade às ações de implantação do projeto voltado para ofertar o tema “Ética e Cidadania” aos estudantes dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), o presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), José Arimatéa Neves Costa, esteve reunido com representantes do IFMT no campus várzea-grandense. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (22.10).

Por meio de um convênio, as entidades pretendem elaborar um projeto pautado pela ética que vise contribuir e reforçar a temática nos espaços educativos e também nas comunidades ao redor da instituição. Para tal, uma série de atividades interdisciplinares irão traduzir esses preceitos no sentido de promover a democracia e a justiça social ao longo do ano letivo.

Há o estudo de um projeto piloto, destinado ao Campus de Várzea Grande, que seria responsável por dar início ao desenvolvimento das ações – se houver a celeridade por parte das instituições para pactuar o convênio, essas atividades podem começar ainda em 2018.

“Essa possível parceria com a Amam irá proporcionar uma grande possibilidade de crescimento para ambos. Afinal, são duas instituições, uma jurídica e outra educacional, que fazem toda a diferença na edificação da sociedade. Queremos inovar o processo educacional e, com isso, trilhar novos caminhos prezando por uma sociedade mais justa e mais fraterna. Inclusive, aproximar a população do Poder Judiciário. Da figura do juiz, que é uma pessoa do bem trabalhando em prol da sociedade”, destaca a diretora geral do Campus de Várzea Grande, Sandra de Lima.

Conforme ressalta o presidente da Amam, a consciência moral e a ética são partes indissociáveis e de importância ímpar na formação educacional – principalmente, diante do atual cenário brasileiro. A proposta seria construir valores tanto na escola quanto na sociedade em geral.

“Por meio de palestras ministradas por magistrados, vamos promover uma aproximação dos estudantes com o tema ao estimular reflexões e vivências. Será um espaço onde eles possam aprender a viver a complexidade dos dias atuais e o sentido da cidadania – para que, assim, venham a praticar e difundir os princípios da vida cidadã. O resultado desse trabalho vai refletir na forma como esse futuro cidadão e profissional se posicionará no mundo”, comenta Arimatéa.

Também estiveram presente na reunião a chefe de Gabinete do campus de Várzea Grande do IFMT, Nádia Corinne; o chefe do Departamento de Ensino, João Bosco Lima Beraldo; a coordenadora de Pesquisa e Extensão, Fernanda Marques Caldeira; a coordenadora do curso Técnico em Logística, Saiani Zarista; e o chefe do Departamento de Administração e Planejamento (DAP), Renan Polizei.

ENTENDA O CONVÊNIO – Em maio de 2017, o presidente da Amam esteve reunido com o reitor do IFMT, Willian Silva de Paula; a diretora de planejamento executivo do IFMT, a professora Glaucia Mara de Barros; a professora do IFMT Rita de Cássia Pereira Borges; e o diretor geral da Emam, o juiz Jones Gattas Dias, para conversar sobre o projeto e definir um plano de trabalho conjunto entre as instituições.

Agora, após a agenda no Campus de Várzea Grande, José Arimatéa voltará a se reunir com a reitoria do IFMT, tendo em vista que o convênio deve contemplar todos os 19 campi de Mato Grosso – que somam aproximadamente 25 mil alunos, nos mais de 100 cursos distribuídos nos níveis superior, pós-graduação, técnico, educação a distância, além de cursos de curta duração, como FIC (Formação Inicial e Continuada).

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS