Prefeito de Água Boa visita Primavera do Leste para conhece modelo de gestão da UTI

0
555

O Prefeito de Água Boa Mauro Rosa da silva, esteve em Primavera do Leste para conhecer as instalações, buscar informações sobre os serviços e o modelo de gestão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), instalada no Hospital das Clínicas.  Em Primavera do Leste, a UTI foi implantada, a partir de uma parceria entre o Instituto Mato-grossense de Terapia Intensiva – IMAT e o HCP disponibilizando leitos para pacientes do SUS, convênios e particulares. A Empresa Intensicare é a responsável pela administração dos serviços e funcionamento da UTI do município.

De acordo com o prefeito Mauro Rosa, proporcionar aos aguaboenses serviços de saúde de qualidade tem sido um de seus principais compromissos. Neste contexto, está inserido, esforços para a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva, que há tempos é uma reivindicação justa da população. “Estamos constantemente em busca de alternativas para tentar viabilizar nossa UTI, que com certeza dará maiores condições para salvar vidas, proporcionando conforto e tranquilidade para todas as famílias. Por ser um serviço de alta complexidade e elevado custo de implantação e manutenção, o processo deve ser bem planejado, observando todos os detalhes, principalmente o financeiro”. Comenta o prefeito Mauro.

O Secretário Municipal de Saúde de Água Boa Jader Bahia, acompanhou o prefeito durante visita as instalações da UTI em Primavera do Leste. O Secretário ressalta que, a captação de recursos por meio de convênio federal e estadual é essencial para a viabilização de um projeto dessa importância. “Apenas com recursos municipais, o projeto se torna inviável. Estamos analisando todas as maneiras possíveis para implantação da unidade, desde o fortalecimento regional, através dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia – CISMA (Hospital Regional) e também as parcerias com a iniciativa privada, como é o caso de Primavera do Leste”. Finaliza Jader Bahia.

Na oportunidade estiveram presentes o deputado Estadual Adalto de Freitas e o prefeito de Primavera do Leste/MT, Leonardo Bortolin.

A necessidade de implantação de uma UTI no Hospital Regional foi assunto de uma reunião com os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia, realizada em Água Boa.  O prefeito Mauro citou o exemplo de Primavera do Leste, onde o serviço conta com a participação da iniciativa privada na construção de leitos de UTI, prática que apresenta resultados positivos em muitos municípios.

O Presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM) Neurilan Fraga, participou da reunião com os prefeitos em Água Boa e se mostrou favorável a parceria com iniciativa privada. “Em tempos de dificuldades financeiras, os gestores devem unir suas forças, na tentativa de viabilizar projetos importantes, necessários e imprescindíveis a vida das pessoas”, assegurou Neurilan.