24 C
Cuiabá
sábado, abril 20, 2024
spot_img

Parceria vai qualificar 7 mil trabalhadores em situação de vulnerabilidade

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) firmaram parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) para qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa ‘Bom Começo’ irá ofertar 7 mil vagas na área da Tecnologia da Informação. A assinatura da parceria foi realizada na tarde desta no gabinete da Setasc.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver e implementar cursos para formação de competências transversais em operação básica de computadores, com pacote office. A ação visa potencializar as ferramentas para inserção deste público no mercado de trabalho.

A primeira-dama Virginia Mendes destacou que este é apenas o início do amplo programa de qualificação profissional que irá desenvolver em Mato Grosso. “Além destes cursos também estamos em busca de mais vagas em áreas diversas e de acordo com o que o mercado de trabalho tem nos indicado como demanda. Já temos em vista cursos voltados para o comércio, construção civil, indústria e prestação de serviço. E o público prioritário será o de pessoas fora do mercado de trabalho, com ênfase nos jovens e mulheres chefes de família”, disse Virginia.

A secretaria da Setasc, Rosamaria de Carvalho, reforçou a importância do trabalho desenvolvido para população em situação de vulnerabilidade social. “Estamos muito felizes com esta parceria, viabilizada pela primeira-dama Virginia Mendes. A qualificação profissional é uma das prioridades da nossa gestão para que possamos retirar os cidadãos em situação de vulnerabilidade e permitir a inserção deles no mercado de trabalho”.

Para a diretora regional do Senai, Lélia Abadio Brum, a parceria com o Governo do Estado contribuirá para a geração de emprego, renda e redução da curva de aprendizado sobre a indústria 4.0. “Essa parceria é muito positiva e tem um objetivo maior, não apenas disponibilizar o curso de qualificação profissional, mas fazer com que as pessoas desmistifiquem o conceito da Indústria 4.0” destacou.

Entre os municípios que receberão os cursos estão: Cuiabá, Barra do Bugres, Cáceres, Juína, Barra do Garças, Sorriso, Sinop ,Várzea Grande, Rondonópolis , Nova mutum.  O curso terá a 160h/aulas e será aplicado durante dois meses e meio. Poderão participar pessoas com mais de 14 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários da Setasc ficará responsável pela distribuição das vagas em Cuiabá.  Nos demais municípios, as vagas serão ofertas por meio de parceria com as secretarias municipais de Assistência Social.

Secom MT

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS