28 C
Cuiabá
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img

Emanuelzinho planeja construir centros para idosos e portadores de necessidades especiais

O candidato a prefeitura de Várzea Grande, Emanuelzinho (PTB), planeja construir na cidade o Centro de Convivência para o Idoso e o Centro de Reabilitação para pessoas com necessidades especiais. A proposta faz parte do Plano de Governo apresentado à sociedade.

O anúncio ocorreu em visita na manhã desta quinta-feira (22), à Associação Várzea-Grandense das pessoas com Deficiências, Idosos e Famílias Carentes (AVDF), no bairro Cristo Rei, uma das regiões mais populosas de Várzea Grande.

“Muitas vezes o idoso cuida a vida toda da família e no final dela é esquecido pelo Poder Público e pelos amigos. Eu quero proporcionar a vocês o cuidado que vocês merecem. Por isso que está no nosso plano de governo a construção desses dois Centros com pessoas qualificadas, que saibam tratar gente como gente que são, e que sejam tratadas com respeito e que tenham a melhor estrutura física possível”, disse o petebista.

As duas demandas estão na carta-compromisso, entregue ao candidato durante o evento. Nela também constam os pedidos para a criação da Secretaria Adjunta para o Idoso, pessoas com deficiências, que sejam ligadas ao gabinete, mais acessibilidade na cidade e uma cota de 3% para o idoso deficiente.

Acompanhado dos candidatos a vereadores Professora Fátima Guedes (Republicanos) e o Professor Averides, Emanuelzinho também disse que irá instalar estações climatizadas de ônibus, com acesso para as pessoas com necessidades especiais, idosos e obesos.

“Na capital existe estação climatizada de ônibus, com acesso ao portador de necessidades especiais, com espaço exclusivo para o idoso e para quem sofre com a obesidade. Por que não podemos ter isso aqui no terminal Andre Maggi, que é onde tem o maior fluxo de pessoas em VG?. Vamos trabalhar para ter uma frota de ônibus que tenha acessibilidade. Também vamos bater de frente com a questões das rotas que o transporte coletivo faz para redesenhá-las atendendo as pessoas que mais precisam”, explicou.

Também estava presente no evento, a presidente da Associação dos Amigos do Autista e da Criança com Deficiência de Mato Grosso, Helena Amaral, que também criticou a falta de estrutura que Várzea Grande tem em prol das crianças autistas.

“Várzea Grande é uma cidade que está bonitinha, bem cuidada, meio-fio está pintado, as praças estão arrumadinhas, mas é uma casca oca. A cidade começou a lutar contra a pandemia com 2 leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva], isso é a mesma coisa que uma onça entrar na minha casa e eu ir com uma colher de pau enfrentar ela. Melhorou? Um pouco, mas nós dependemos de mais de Cuiabá, está tudo lá e aqui nós não temos nada. Não tem neurologista infantil, não temos profissionais especializados, não temos acessibilidade. Temos uma lei que garante para as crianças com deficiência um brinquedo adaptado nos parquinhos, mas não tem nenhum brinquedo adaptado aqui. Nós também temos uma lei que garante atendimento integral aos nossos filhos, mas não temos uma terapeuta ocupacional há mais de anos”, afirmou.

A presidente ressaltou que o que a cidade precisa urgentemente é de investimento nessas áreas.

“Nós precisamos de tanta coisa para que nossos filhos possam crescer e ter algum futuro, como outro cidadão qualquer. Mas nós queremos mesmo é investimentos hoje para que nossos filhos, para que eles não precisem amanhã da ‘muleta’ do governo pra viver. Que eles possam ser cidadãos e contribuir com o governo. O que falta para Várzea Grande é isso, um investimento, e eu te desejo coragem Emanuelzinho porque a nossa cidade precisa de alguém com coragem pra lutar, porque disposição você tem, tem apenas 25 anos e tem energia de sobra”, disse.

Emanuelzinho tem como vice o candidato Wilton Coelho, o Wiltinho (PTB) e encabeça a coligação “Um Novo Tempo Para Várzea Grande”, que conta com o apoio dos partidos, PT, PTB, PTC, MDB, PSD e Republicanos.

Assessoria

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS