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GRACI OURIVES

Negro é Poder!

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É com maior alegria que na data de 31 de marco de 2021, há mais um negro no poder. Habilmente está estampado nas páginas dos jornais um cidadão, humano, ético, este é o médico patologista Rubens Carlos de Oliveira Júnior, preto, nascido em Santos – São Paulo, presidente de um sistema cooperativista de trabalho médico.

Rubens de Oliveira Júnior, demonstrou ter capital político, foi eleito Diretor de Desenvolvimento de Mercado da Unimed do Brasil, pela chapa Sistema Unimed 2021.

O reconhecimento Nacional é um avanço da inserção de cidadãos negros na disputa de cargos. A sociedade sente agraciada porque estamos enquadrando no mundo das igualdades. A Constituição diz: TODOS e bem-estar social.

Nós, brasileiros, sentimos honrados pelas organizações profissionais de reconhecer o negro e suas credibilidades. O negro é detentor de prestígio. Nós, sociedade, batalhamos contra o câncer do preconceito.

A eleição de OLIVEIRA Júnior por dois mandatos na Unimed já demonstrou conhecimento acurado e capacidade de cuidar de pessoas e preocupar-se com a ética.

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Dr. Rubens Oliveira, quando contraiu Covid/2019 estabeleceu-se em hospital/Cuiabá, e foram seus colegas que trataram de sua recuperação. Confiou nos parceiros de todas as classes.

Enquanto alguns políticos quando estão doentes procuram os grandes centros. Estes deveriam construir hospitais.

Esperamos que algumas autoridades entendam que temos muito que aprender com um homem negro que lutou muito para estar “Diretor na Unimed Brasil”.

Sociedade sejamos céleres para aprender. Vamos batalhar por uma sociedade com mais justiça independe da história de vida de cada um. Tal como diz o médico Rubens Oliveira: “Nós trabalhos do jeito certo”.

GRACI OURIVES DE MIRANDA é professora e escritora

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Opinião

A regra dos 20 segundos

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Shawn Achor é um escritor norte-americano e palestrante conhecido por sua defesa da psicologia positiva. Autor de vários livros, tais como: “O Jeito Harvard de ser feliz”, “Grande potencial: cinco estratégias para você chegar mais longe desenvolvendo as pessoas ao seu redor”, “Por trás da felicidade”, dentre outros.

De maneira geral, o nosso cérebro quer se livrar dos grandes desafios, além de economizar energia mental. A mudança de hábito requer um grande consumo de energia a qual não estamos dispostos a gastar.

Buscar os bons hábitos é vital para desenvolvermos autocontrole. Porém, conseguir ter hábitos saudáveis requer muita atenção, dedicação e esforço.

Quantas vezes nós já prometemos iniciar bons hábitos, como fazer uma atividade física, praticar a leitura, ter uma alimentação saudável etc. que no início até conseguimos, mas passados poucos dias, ou quem sabe horas, desistimos dessas escolhas.

Conseguir ter hábitos saudáveis requer muita atenção, dedicação e esforço

O psicólogo americano supracitado apresenta um estudo relevante denominado regra dos 20 segundos, constante de seu livro “O Jeito Harvard de ser feliz”.

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A ideia do escritor é que todo hábito, não importando se é bom ou ruim, deve ser submetido à regra que consiste em estimular que você se livre de qualquer hábito que esteja obstruindo o seu sucesso e o seu progresso. A regra facilita ao máximo a execução de novos hábitos e a criar empecilhos e dificuldades para os hábitos ruins.

Exemplos: se as redes sociais estão lhe impedindo de estudar, você deve deixar o celular a 20 segundos de distância. Se a televisão te impede de trabalhar mais, você deve colocar o controle da TV a 20 segundos de distância.

Se você desejar praticar atividade física, leve a sua roupa em uma mochila para o trabalho, depois, vá direto para a academia, do contrário, se for passar em casa, é provável que a tentação em desistir será muito grande.

Para eliminar o excesso de consumo de sobremesa, é melhor não comprar esses tipos de produtos, pois, caso haja a necessidade incontrolável de consumi-los, haverá dificuldades de controlá-los. Se houver um obstáculo, como sair da residência para comprar esses produtos, é provável que você desistirá de comer os doces.

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Indico que você faça um levantamento de todos os bons hábitos que deseja adquirir e dos hábitos que deseja eliminar ou reduzir a sua constância; em seguida, aplique a regra dos 20 segundos. A técnica agirá como se fosse um filtro para concretização da iniciativa.

O nosso cérebro tem a tendência de trocar as recompensas rápidas pelas recompensas duradouras, por isso devemos utilizar a regra dos 20 segundos.

É necessário implementar a utilização de bons hábitos a 20 segundos de distância, assim como dificultar os maus hábitos a 20 segundos de distância.

Quando nos referimos a um hábito, quer dizer que são aquelas atitudes que fazemos automaticamente, sem nenhum esforço. Por outro lado, para adicionar um novo hábito em nossa vida é preciso muita dedicação, autocontrole e tempo.

Assim, elimine as etapas para os bons hábitos e crie as etapas e barreiras para os maus hábitos. Lembre-se de utilizar a regra dos 20 segundos.

Francisney Liberato Batista Siqueira é auditor público externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

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