Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

MULHER

Supererva! Descubra como usar a hortelã de diferentes maneiras

Publicados

em


source
Supererva! Descubra como usar a hortelã de diferentes maneiras
Redação João Bidu

Supererva! Descubra como usar a hortelã de diferentes maneiras

Quando a indústria farmacêutica não existia, as pessoas buscavam nas hortas, pomares e jardins a solução para diversos problemas de saúde e tratamentos de beleza. Ou seja, nossos antepassados já tinham o conhecimento e a compreensão de que frutas, legumes, verduras, ervas, plantas e outros alimentos têm o poder de prevenir e tratar males que afetam o bem-estar físico e mental. E um dos ingredientes mais utilizados é a hortelã , essa supererva que pode ser usada de diferentes maneiras. 

No entanto, não basta consumir ou utilizar qualquer alimento natural da maneira que bem entender. Cada ingrediente, assim como a camomila e o alecrim , por exemplo,  funciona em quantidades específicas e com modos de preparo distintos. Assim, uma erva utilizada na formulação de um xarope caseiro pode não ter o mesmo efeito se preparada como chá, por exemplo. Por isso, é importante atentar-se às misturas e ao modo de preparo de cada receita. 

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO  HORÓSCOPO DIÁRIO  NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Máscaras capilares

Para quem pensa que a hortelã só serve para ser ingerida em alimentos e bebidas, engana-se! Essa plantinha é poderosa também em tratamentos de beleza, especialmente dos cabelos. Se precisa controlar a oleosidade dos seus fios, aposte na máscara de hortelã com 

laranja. Agora se o seu desejo é dar fim aos cabelos fracos e fortalecer os fios, faça a máscara de hortelã com mil-folhas para cabelos quebradiços. 

Máscara de hortelã para cabelos oleosos

  • 1 e 1/2 copo de água
  • 1 maço de hortelã
  • 3 gotas de laranja

Modo de fazer: no liquidificador, bata a água, a hortelã e as gotas de laranja. Coe e reserve. Umedeça um pedaço de algodão no líquido reservado e aplique em todo o couro cabeludo. Em seguida, lave seus cabelos como de costume e deixe secar naturalmente.

Contraindicação: não tome sol após aplicar essa receita ou qualquer outra com frutas cítricas.

Máscara de hortelã para fortalecer os fios

Ingrediente(s):

  • 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã
  • 2 colheres (sopa) de folhas de mil-folhas
  • 1 litro de água

Modo de fazer: em uma panela, coloque as folhas e amasse bem. Acrescente a água, leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos. Coe, espere amornar e aplique nos cabelos depois de lavados.

Xaropes

Você sabia que a hortelã também pode estar presente em xaropes caseiros? Selecionamos duas receitas poderosas, uma delas é para dar um up na vida sexual masculina. Já a outra receita de xarope de hortelã é para problemas digestivos, aliviando a queimação no estômago, mal-estar e refluxo. 

Leia Também:  O piseiro de cada signo: descubra qual é a sua música

Para fazer o seu xarope, lembre-se de utilizar o mel verdadeiro. Há no mercado produtos bem parecidos com néctar produzido pelas abelhas, mas que, na verdade, são glucose de milho. 

Xarope de hortelã para impotência sexual

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperita)
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de mel
  • 1 colher (chá) de guaraná em pó
  • 1 colher (chá) de ginseng em pó (Panax ginseng)

Modo de fazer: em uma tigela, amasse as folhas de hortelã com o cabo de uma colher. Misture os outros ingredientes, tampe e deixe descansar por 15 horas, em local arejado. Coe e tome 1 colher (sopa) de manhã.

Contraindicação: pessoas com pressão alta e insônia não devem consumir guaraná. Crianças menores de 6 anos, lactantes, gestantes, pessoas com enxaqueca ou com sudorese excessiva não devem consumir hortelã. O ginseng não é recomendado para hipertensos.

Xarope para azia

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperita)
  • 2 colheres (sopa) de folhas e sementes frescas de erva-doce (Foeniculum vulgare)
  • 1/2 xícara (chá) de mel

Modo de fazer: coloque a hortelã e a erva-doce num pote e amasse com um pilão ou com o cabo de uma colher até virar uma pasta. Junte o mel, misture e deixe descansar na geladeira durante 6 horas. Coe e tome 1 colher (sopa) a cada 10 horas.

Contraindicação: menores de 6 anos, lactantes, gestantes, pessoas com enxaqueca ou com sudorese excessiva não devem consumir hortelã. A erva-doce não é indicada para pessoas com úlcera e, se consumida em doses excessivas, pode causar convulsão.

Leia Também

Chás

Todo mundo tem uma receitinha de chá que aprendeu com os avós ou com a mãe. E esse conhecimento é passado de geração em geração porque chás são remédios naturais que realmente funcionam. Pensando nisso, trouxemos aqui duas receitas especiais de chá de hortelã. 

Uma recomendação importante na hora de preparar as bebidas é não ferver os chás além do que descrito nas receitas, pois, assim, podem perder parte de suas propriedades medicinais.       

Chá de hortelã e louro para dores reumáticas

Leia Também:  Descubra quais são os signos mais bagunceiros do Zodíaco

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperina)
  • 3 folhas secas de louro (Laurus nobilis)

Modo de fazer: em uma panela, coloque a água e leve ao fogo até começar a ferver. Desligue o fogo, acrescente as ervas, tampe e deixe abafado por 5 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 xícara (chá) a cada 6 horas.

Contraindicação: o consumo de hortelã deve ser evitado por crianças menores de 6 anos, gestantes, lactantes, pessoas com enxaqueca ou com sudorese excessiva.

Chá de hortelã e maçã contra mau hálito

Ingredientes:

  • 1/2 litro de água
  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperina)
  • 1 maçã picada sem sementes

Modo de fazer : ferva a água por 5 minutos. Adicione as folhas de hortelã e a maçã picada. Ferva por mais 2 minutos, desligue o fogo e deixe descansar até amornar. Beba 2 xícaras (chá) por dia, mastigando a hortelã e a maçã junto com o chá.

Contraindicação: o consumo de hortelã deve ser evitado por crianças menores de 6 anos, gestantes, lactantes, pessoas com enxaqueca ou com sudorese excessiva.

Sucos

O suco de abacaxi com hortelã é o queridinho de muita gente, não é mesmo? Mas vocÊ sabia que é possível fazer outras receitas de suco com hortelã?Além de ser muito refrescante e saboroso, a bebida com essa supererva pode trazer inúmeros benefícios, como causar o efeito depurativo, como na nossa primeira sugestão de receita, ou o efeito calmante no caso da segunda opção. 

Suco detox de hortelã

Ingredientes:

  • 3 maçãs sem o miolo picadas
  • 3 copos de melão picado
  • Hortelã fresca a gosto (Mentha piperina)

Modo de fazer: passe os ingredientes por um processador de alimentos e beba o suco extraído. Caso deseje, pode bater tudo no liquidificador com um pouco de água.

Contraindicação: o consumo de hortelã deve ser evitado por crianças menores de 6 anos, gestantes, lactantes, pessoas com enxaqueca ou com sudorese excessiva.

Suco de hortelã para ansiedade

Ingrediente(s):

  • Polpa pura de 1 maracujá
  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperita)
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água filtrada
  • 3 colheres (sopa) de mel

Modo de fazer: bata, no liquidificador, todos os ingredientes, com exceção do mel, até ficar homogêneo. Em seguida, adicione o mel, misture bem e beba.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 20 de janeiro de 2022

Publicados

em


source
As mandalas são uma representação do mapa astral
Marcelo Dalla

As mandalas são uma representação do mapa astral

ÁRIES 

Pela manhã a Lua se alinha com Marte, fica mais fácil cultivar espontaneidade, confiança e agilidade para seguir em frente. Porém, é importante estar aberto para revisões, fazer tudo com calma e capricho, exercitar a clareza na comunicação e nos intercâmbios. A Lua segue em Virgem, priorizando a saúde: corpo, mente e emoção devem funcionar em sintonia. Procure cultivar essa harmonia, promovendo adaptações e organizações em sua rotina. Uma boa arrumação em casa ou no local de trabalho também é bem vinda. 

TOURO 

É tempo de trazer soluções, cultivar criatividade e trabalhar naquilo que quer construir. Bom período para organizações gerais: a Lua segue no prático Virgem, enquanto Vênus se alinha com Urano. O prazer vem junto com o sabor de novidades, vale aprender algo novo, introduzir novas técnicas no trabalho. Aproveite também para esclarecer assuntos, encaminhar pendências e fazer bons contatos em nome da produtividade. O clima é de mais comprometimento, dedicação e empenho. 

GÊMEOS 

Continue aberto para esclarecer assuntos confusos, checar informações, aprimorar projetos. Você pode encaminhar assuntos, negociações e transações financeiras, promover seu trabalho e avançar nos estudos. Você pode aprimorar também seu serviço ou produto, promover melhorias e revisões em sua vida e sua rotina. Mas a comunicação, os traslados e os intercâmbios pedem mais calma e atenção. Aproveite o período para separar o que deve ser mantido do que já não condiz com seu crescimento. 

CÂNCER 

Uma série de aprimoramentos continua em pauta. Aproveite para pesquisar, tirar dúvidas ou se aprofundar em algum assunto. Com calma, capricho, empenho e atenção aos detalhes você pode encaminhar o que estava emperrado. A Lua ingressa em Vigem pela manhã, cuidado para não exagerar nas críticas. Invista no aperfeiçoamento e na boa prestação de serviços. Invista também na harmonia em suas relações. Uma palavra conciliadora e um gesto de carinho podem abrir portas e atrair oportunidades. 

Leia Também:  Planetas regentes dos signos: descubra qual é o seu e como ele influência

LEÃO 

Sua forma de relacionar-se e trabalhar em colaboração ganha destaque. Procure adaptar-se às situações com flexibilidade, a prosperidade vem na medida em que se envolver mais com a vida financeira de amigos, sócios e parceiros. Com a Lua em Virgem, tem um bom período para promover arrumações, limpezas, investir na higiene e nos cuidados com a saúde. Período bom também para aprimorar técnicas no trabalho. Fica mais fácil cultivar métodos para não se perder entre tantas possibilidades.

VIRGEM 

Os negócios e intercâmbios continuam pedindo mais tempo, pesquisa e atenção. Assuntos econômicos, práticos e intelectuais podem ser utilizados, desde que esteja aberto para revisões e esclarecimentos. Ainda bem que a Lua ingressa em seu signo, tudo o que não está a contento pode ser corrigido. Novas estratégias no trabalho também são bem vindas. Invista na simplicidade, na higiene, nos cuidados com a alimentação e na atenção aos detalhes. O dia também é favorável para organização e limpeza. 

Leia Também

Leia Também

LIBRA 

O clima deve ser de mais liberdade, tudo o que tem sabor de novidade fica favorecido com o Sol em Aquário. Mas no fim da tarde a Lua desafia Júpiter, atenção para não exagerar nos gastos e nos prazeres desmedidos. Excessos e exageros devem ser evitados. Você pode fugir da rotina, fazer coisas diferentes, mas sem deixar de lado a responsabilidade, é claro. Aproveite também para cultivar cordialidade, gentileza e harmonia. É importante dialogar com diplomacia para esclarecer qualquer dúvida ou situação confusa.

ESCORPIÃO 

Você pode trocar ideias, investir em contatos, publicidade e divulgações. Mas Mercúrio segue retrógrado: as comunicações e os intercâmbios pedem mais cuidado e atenção. Enquanto isso, a Lua ingressa em Virgem: aproveite para cultivar mais critério e discernimento, cuidar da saúde, investir em movimentos e atividades físicas. Porém, evite exagerar nas críticas, no perfeccionismo e nas exigências. Gentileza, diplomacia e cordialidade são as qualidades que ficam em destaque.

Leia Também:  Vida passada: descubra a influência numerológica

SAGITÁRIO 

Conte com mais garra e motivação com Marte em seu signo. Mas é bom evitar a pressa e as decisões impulsivas. O entendimento e a comunicação pedem mais cuidado para revisões e correções. Com a Lua em Virgem, aproveite também para mudanças, faxina, limpeza e cuidados com a saúde em geral. Invista na simplicidade, na economia e nas soluções práticas. Comece nas pequenas atitudes, cultivando bons sentimentos. A Lua confronta Júpiter: cuide do bolso, para não exagerar nos gastos.

CAPRICÓRNIO 

Importantes compreensões entram em pauta para que muitos assuntos sejam encaminhados. Com calma você pode pesquisar melhor, obter percepções mais amplas e profundas. A Lua ingressa em Virgem: a objetividade ganha destaque. Não dê margem para críticas e reclamações, invista na sua saúde física, mental e emocional. Procure estabelecer prioridades, o dia pode render mais. Invista também no capricho, na atenção aos detalhes, no aprimoramento do seu serviço ou produto.

AQUÁRIO 

Vênus se alinha com Urano e o Sol segue em seu signo, você pode seguir a cada dia mais radiante e sedutor. Bom período para expandir seus contatos e atrair mais oportunidades, aproveite. Estabeleça metas e prioridades, esteja determinado a avançar. Porém é importante ganhar tempo para as negociações, a comunicação e as trocas de informações em geral. Tudo pede mais atenção e revisões. É importante trabalhar em conjunto, formar uma rede e realmente introduzir mudanças na sociedade. 

PEIXES 

Procure expandir seus horizontes de alguma forma. Um bom livro, um novo assunto, uma viagem, um papo filosófico podem trazer mais inspiração. Com o mundo interior ativado, a vida cultural e artística torna-se ainda mais enriquecedora. Mercúrio segue retrógrado, continue atento nos intercâmbios para evitar mal-entendidos. Muitas pendências podem ser encaminhadas e resolvidas com boas conversas. Mas atenção para não exagerar nos gastos e nos prazeres desmedidos. Lua e Júpiter pedem comedimento.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA