Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

MULHER

Natal e Réveillon: como se proteger do coronavírus nas festas de fim de ano

Publicados

em


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Natal e Rveillon: como se proteger do coronavrus nas festas de fim de ano

Natal e Ano-Novo são sinônimos de muitos encontros, comemorações e reuniões familiares, certo? Entretanto, com a pandemia da Covid-19 , tudo será um pouco diferente desta vez. Isso porque as tradicionais festas de fim de ano podem contribuir (e muito) com a propagação do coronavírus – devendo ser evitadas. O infectologista Guenael Freire e o clínico-geral Diogo Umann listaram as principais recomendações de saúde para se proteger da doença.

“A melhor opção, realmente, é não se reunir e continuar com a interação social virtual. Estamos com vacinas em um horizonte próximo e, ao longo de 2021, é possível que a pandemia acabe. Já que falta tão pouco tempo, será que não seria interessante fazer um sacrifício a mais e não interagir presencialmente, não aglomerar, para podermos ficar mais tranquilos no ano que vem?”, alerta o infectologista. Saiba mais!

Cuidados contra o coronavírus nas festas de fim de ano

Natal e Réveillon: como se proteger do coronavírus nas festas de fim de ano
Foto: Shutterstock

Possíveis consequências

A previsão dos médicos é que as festas de fim de ano sejam responsáveis por gerar um aumento significativo dos casos de coronavírus no Brasil e no mundo. As comemorações de Natal e Réveillon como estamos acostumados incluem aglomerações familiares ou entre amigos, locais fechados e ausência do uso de máscaras; fatores que facilitam a contaminação.

“A expectativa é de que duas semanas após as festas de fim de ano já ocorra uma sobrecarga no sistema de saúde, pois muitas pessoas podem contrair a Covid-19 ao mesmo tempo”, afirma Guenael.

Cuidados necessários

Tendo em vista as consequências, o ideal seria evitar os encontros presenciais para as celebrações do final do ano. Porém, para quem optar por seguir com as festividades, inclusive por motivos de saúde mental desencadeados pelo isolamento social, existem alguns cuidados preventivos para amenizar os riscos… Todos a serem combinados com antecedência entre os participantes. Confira!

Leia Também:  Plenário analisa MP que destina R$ 2,11 bilhões para ações de combate ao coronavírus

Quantidade reduzida de pessoas

O infectologista explica que um encontro com mais de 5 pessoas presentes já pode ser considerado uma aglomeração, especialmente em espaços pequenos. Por isso, quanto menos convidados estiverem nas celebrações, todos isolados nas 2 semanas anteriores, melhor. Estudos também indicam que a duração dos eventos interfere na transmissão do vírus, portanto, a dica é mantê-los no máximo entre 30 minutos e uma hora.

“Se for fazer alguma confraternização de Ano-Novo, procure reunir apenas as mesmas pessoas que passaram o Natal ao seu lado. Lembrando que o grupo deve ser o menor possível e incluir apenas quem já faz parte do seu círculo de convivência diário”, acrescenta o clínico-geral.

Uso de máscaras

Especialmente se for comemorar com pessoas que não moram na sua casa, o uso de máscaras é indispensável contra o coronavírus nas festas de fim de ano. “A máscara não zera o risco, mas reduz, desde que todos estejam utilizando. Ela evita que a pessoa contaminada emita gotículas pelo ar. Sempre cobrindo totalmente o nariz e a boca, retirando apenas para se alimentar”, destaca Guenael.

Locais abertos

Que tal trocar a tradicional reunião no sofá da sala por uma comemoração ao ar livre, no quintal ou jardim, por exemplo? Essa é outra dica dos especialistas para evitar a transmissão do coronavírus nas festas de fim de ano. Além disso, vale manter as cadeiras espaçadas umas das outras (no mínimo 1 metro e meio de distância), evitar abraços, beijos, falar alto ou cantar.

Atenção à ceia

Durante a ceia , vale redobrar os cuidados com todos os utensílios utilizados pelos convidados, como copos, pratos e talheres. “Você pode colocar cores diferentes para identificar as taças, por exemplo, para a pessoa saber qual é a dela, e não trocar com outra por engano”, aconselha o infectologista.

“Você também pode deixar os pratos montados com apenas um indivíduo servindo, obviamente, usando máscara e tomando todos os cuidados. Lembrando que as pessoas não devem se aproximar dos pratos das outras, nem ficar falando perto deles”, complementa.

Leia Também:  Jardim vertical: saiba como cultivar plantas que quase não ocupam espaço

Convívio doméstico e viagens

Em muitos casos, as pessoas costumam visitar parentes ou viajar para outras localidades e, assim, passam alguns dias convivendo todos na mesma casa durante as celebrações. Nesse contexto, o melhor é tomar cuidado para que cada família durma em quartos separados, evitando os longos períodos de proximidade. E, se possível, cuidando para que as pessoas que não vivem na mesma casa não compartilhem o banheiro.

“Os governos estaduais costumam manter bancos de dados públicos com os locais de maior risco. Assim, caso você vá se reunir em outra cidade, verifique primeiro se ela está na zona de risco. E, se for receber alguém de outra localidade, faça também essa checagem. Considere desfazer os planos caso envolvam zonas de risco”, indica Diogo.

Grupos de risco

Infelizmente, indivíduos com mais de 65 anos e/ou que pertençam ao grupo de risco do coronavírus (gestantes, hipertensos, diabéticos, asmáticos, fumantes…) não devem comparecer às festas de fim de ano em hipótese alguma . Por mais difícil que seja se manter afastado da família e pessoas queridas, essa medida é indispensável para a proteção contra a doença.

Além disso, quem estiver sentindo qualquer sintoma do vírus, mesmo que leve, também deve ficar de fora das celebrações deste ano. Os principais são tosse, febre, dor de garganta, coriza, dor muscular, diarreia e, em alguns casos, perda do paladar e olfato.

“É um pequeno sacrifício, mas pode evitar que pessoas que você ama precisem de assistência médica e encontrem um sistema de saúde sobrecarregado. É muito triste ver alguém querido precisando de oxigênio e de ventilação mecânica por conta dessa doença”, finaliza o infectologista. A responsabilidade está nas suas mãos!

Consultoria: Guenael Freire , infectologista, de Belo Horizonte (MG); Diogo Umann, clínico-geral e diretor médico da iMEDato | Texto: Milena Garcia | Edição e entrevistas: Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 17 de junho de 2021

Publicados

em


source
Mandala
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta as previsões de acordo com o signo e ascendente


ÁRIES 

Cresce a vontade de viver novas experiências e emoções, com Marte em Leão. Você pode buscar novos aprendizados e atualizar tecnologias também. Porém, a Lua começa a crescer em Virgem e desafia Netuno no período da tarde. Melhor pegar mais leve após almoço, há risco de distrações e falta de atenção. Vale reservar momentos para se afastar um pouco dos ruídos, dos tumultos e da correria. Aproveite para investir nos cuidados com a saúde, na organização, em atitudes mais maduras e econômicas.


TOURO  

Bom período para organizar as finanças e a agenda. A Lua segue no criterioso Virgem e se alinha com Vênus pela manhã: dá gosto ver tudo limpo, arrumado e nos conformes. A harmonia emocional vem junto com o desejo de ser útil. Conte com mais energia na primeira parte do dia, para as providências e contatos que deve promover. Novas organizações e estratégias no trabalho são muito bem vindas. No período da tarde, tudo pode ficar mais lento e confuso com a oposição entre Lua e Netuno. É melhor desacelerar e redobrar a atenção.

GÊMEOS

Com o Sol em seu signo, vale buscar novidades, atualizações e movimentos. Porém, cresce e cresce a inquietação, procure estabelecer prioridades. Evite a correria e esclareça dúvidas para que possa promover correções, cultivar organização para canalizar sua energia em algo construtivo. A Lua segue em Virgem, é importante cuidar dos detalhes no trabalho. No período da tarde a Lua se desentende com Netuno, indicando desatenção. Há risco de enganos, melhor ganhar tempo para refletir antes de tomar grandes decisões.

CÂNCER 

Dia de organização e limpeza. A Lua começa a crescer em Virgem com a simplicidade, a higiene, os cuidados com a alimentação e a saúde. Mas procure pegar leve no período da tarde, quando a Lua briga com Netuno. A concentração fica reduzida. Tarefas que exigem mais atenção aos detalhes ficam desfavorecidas. A dica é desacelerar e redobrar a atenção para evitar esquecimentos. Esse aspecto se desfaz à noite, quando Lua e Plutão se harmonizam para favorecer a intuição e a renovação das energias. 

Leia Também:  Café da manhã saudável: opções para substituir a farinha de trigo

LEÃO

Período movimentado, porém, evite decisões rápidas. Procure simplificar seu dia-a-dia, promovendo limpezas e organizações. Com o Sol em Gêmeos, você fica mais curioso e inquieto. Sol e Lua desafiam Netuno, colocando confusões, distrações e mal entendidos em pauta. Procure realizar qualquer atividade com mais atenção aos detalhes. Sem pressa, para evitar erros. A Lua segue em Virgem, procure cultivar um pouco de método para não se perder entre tantas possibilidades. Pesquise, informe-se melhor. 

VIRGEM

Você viu?

É importante dedicar um cuidado extra à saúde, descansar mais, se alimentar bem. A Lua segue em seu signo, mas hoje se desentende com Netuno. Prefira reunir-se com poucas pessoas, pois você fica mais tímido, exigente, seletivo e crítico. Fica mais contemplativo e aéreo também, sujeito a esquecimentos e distrações, principalmente no período da tarde. Já à noite, Lua e Plutão favorecem a renovação emocional. Com investigações e análises muito corretas, a vida pode se tornar mais harmoniosa e funcional.

LIBRA 

Uma bela limpeza pode renovar as energias. A Lua segue em Virgem: tudo o que possa fazer em nome de mais qualidade de vida fica favorecido. Período ideal para faxinas, cuidados com a higiene e organizações em geral. É preciso sempre movimentar a energia, se desfazer do que está velho para que o novo possa chegar. Se sua mente estiver confusa, aproveite para promover uma boa arrumação em casa ou no local de trabalho. Organizando fora, automaticamente uma organização dentro de si acontece.

ESCORPIÃO 

Lua e Netuno indicam a necessidade de se resguardar e evitar enfrentamentos. Vale tomar mais água, caprichar nos chás e dietas líquidas. Urano desafia Saturno: é importante controlar a ansiedade e a impulsividade, para que não aconteçam rupturas indesejadas ou acidentes. Esclareça com diplomacia qualquer dúvida. A Lua segue em Virgem e se harmoniza com Plutão à, favorecendo diagnósticos e desintoxicações. Bom para a recuperação de relações, para momentos de intimidade. Também para o perdão, amenizando mágoas.

Leia Também:  Confira como os signos são na ceia de Natal

SAGITÁRIO

Você segue mais inquieto, sedento por novidades. Com o Sol em Gêmeos, signo oposto ao seu, fique atento para não gastar energia com falatório desnecessário. Vale introduzir algo novo em sua rotina, mas sem desrespeitar seus limites energéticos. O desafio é equilibrar o desejo de liberdade com a responsabilidade e os deveres. Evite assumir novos compromissos. A Lua segue em Virgem: comece nas pequenas atitudes, cultivando bons sentimentos. Concentre-se nas tarefas práticas e na realização concreta de seus objetivos. 

CAPRICÓRNIO

A Lua segue em Virgem, favorecendo o aperfeiçoamento, o critério e a prestação de serviços. Vênus combina com a Lua pela manhã: bom para fazer planejamentos, organizar o local de trabalho, introduzir mudanças e traçar estratégias para concretizar o que almeja. Mas à tarde, Lua e Netuno pedem cuidado com distrações. Vale fazer tudo com calma, sem correria. Tudo o que tiver de novidade pode ser inspirador. Fique de olho nas novas ideias. Doses de ousadia podem se revelar muito produtivas e oportunas.

AQUÁRIO 

A distração está em pauta na parte da tarde. A Lua briga com Netuno, é melhor evitar decisões e tarefas que exijam muita atenção. Procure controlar a ansiedade e a inquietação para evitar erros, atropelos e falhas. Quanto mais autonomia e tranquilidade puder cultivar, melhor. Pode dar aquela vontade de buscar mais liberdade. Mas é importante cultivar foco, introduzir as novidades aos poucos, com sabedoria. Você pode fazer novos amigos, unir-se a um grupo, a um projeto em equipe, expandir seus contatos e suas possibilidades profissionais.

PEIXES 

Vale marcar as atividades mais importantes para o período da manhã. À tarde, a Lua confronta Netuno e sua energia cai. A sensibilidade cresce, você fica como uma esponja, mais suscetível às influências externas. Evite situações, pessoas ou notícias negativas. Cuidado também com distrações e confusões, para não deixar escapar detalhes importantes. No período da noite o clima melhora, você ganha mais critério, intuição e atenção. As novas formas de pensar, a quebra de barreiras e preconceitos estão favorecidos.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA