Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

MASCULINIDADE TÓXICA

Identificando o boy lixo: cartunista satiriza comportamento masculino

Publicados

em

Se você é uma mulher que se relaciona com homens, então com certeza já passou por alguns perrengues ou presenciou comportamentos desagradáveis ao menos uma vez. Seja em um relacionamento a longo prazo ou em um caso de uma noite , toda mulher já se deparou com o chamado boy lixo — ou seja, um homem cuja personalidade evoca um ou mais pontos da chamada masculinidade tóxica .

uma tirinha em que a quadrinista brinca com a imagem do homem hipersensível
Instagram/@estarmorta

Bruna Maia satiriza comportamento masculino no Instagram e em livro lançado este ano

Uma dessas mulheres é a cartunista Bruna Maia, dona do perfil  @estarmorta no Instagram. Em 2017, ela começou a transformar reflexões e situações cotidianas que a deixam irritada em ilustrações. Não demorou muito até que suas experiências com homens começassem a aparecer em seu trabalho.

“Descobri que o homem é uma fonte inesgotável e inigualável de inspiração”, diz Bruna por telefone ao iG Delas. O comportamento masculino logo começou a se tornar um dos assuntos mais abordados por seus quadrinhos, que são compartilhados com mais de 86 mil seguidores na rede social.

Bruna também ilustra sobre saúde mental , amizade, relação com o corpo e gatos, temáticas que ela também aborda em seu livro Parece Que Piorou – Crônicas do cansaço existencial , publicado pela Companhia das Letras neste ano.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

ATENÇÃO EU FIZ UM LIVRO Parece que Piorou é o título, e ele vai sair pelo selo Quadrinhos na Cia, da editora Companhia das Letras (@companhiadasletras)! . Ele está em pré-venda na Amazon (http://amzn.to/3iA4k6z – link na bio) por R$69,90. Ficou lindo demais e quem comprar na pré-venda até o início de agosto recebe o exemplar autografado e um lindo pôster. Os exemplares serão entregues em agosto. . O livro tem muitos muitos quadrinhos completamente inéditos e alguns clássicos desse perfil divididos em 5 temáticas: mente, corpo, amizades, trabalho, relacionamento e espiritualidade. . E para celebrar meu primeiro livro vou fazer uma série de lives com mulheres incríveis sobre cada uma dessas temáticas ao longo do mês. A primeira delas vai ser dia 9, com a Tati Bernardi, sobre as coisas da mente. A Tati aliás assina a quarta-capa do meu livro, em um texto que me deixou muito feliz. . Queria reconhecer o trabalho do editor Emilio Fraia; das designers Camila Mari e Helen Nakao, que fizeram uma edição linda demais; das minhas agentes Ana e Luiza que me ajudaram no processo; e da fotógrafa Maria Ribeiro que fez fotos de divulgação arrasadoras (logo mais posto algumas). A capa é do pessoal do Bloco Gráfico. . Compre na pré-venda! Vale a pena. Vem com autógrafo e pôster. É só ir em http://amzn.to/3iA4k6z (link na bio) . #comics #quadrinhos #tirinhas #hq #humor #cartoon #livros #ciadasletras #mente #corpo #amizade #trabalho #relacionamento #espiritualidade #parecequepiorou

Uma publicação partilhada por estarmorta – Bruna Maia (@estarmorta) a 6 de Jul, 2020 às 5:01 PDT

 

Leia Também:  Pele na menopausa: veja dicas de especialista e saiba quais cuidados tomar nesse período

Uma imagem distorcida sobre os homens

Bruna afirmou que por muito tempo invejou a imagem de liberdade que os homens aparentavam ter. Mas com o tempo, descobriu o total oposto.

“O homem  é a coisa mais dependente que existe. Eles gostam de achar que são donos do mundo, mas dependem muito de mulheres que façam as coisas para eles. Os homens querem ser bem cuidados o tempo inteiro, querem a vida toda administrada. E eu acho isso muito tóxico”, explicou Bruna.

Foi essa visão sobre o comportamento masculino que fez com que Bruna começassem a rascunhar sobre coisas que homens fazem que são insuportáveis para as mulheres, quebrando com essa ideia de que elas precisam ser complacentes.

O retrato do boy lixo

Os diálogos ácidos e brutalmente verdadeiros são o que transformam o retrato do boy lixo algo tão atrativo no trabalho de Bruna. Tão atrativo que, segundo a própria autora, “é só falar mal de homem que o post bomba”.

Uma de suas tirinhas mais recentes traz um homem atrás das grades, choramingando que se sente sufocado no relacionamento. Na realidade ele está na janela da casa da ex, que já namora outra pessoa. “Você está me traindo?”, diz o homem. O post ultrapassou a marca de 15 mil curtidas.

Nos comentários, diversas mulheres comentam com experiências próprias. “Já conheci”, escreveu a astróloga influencer Madame Brona. “Tá cheio de cara solteiro com complexo de chifre platônico”, escreveu outra internauta.

A cartunista atribui isto a um descontentamento generalizado por parte das mulheres, que dura há tempos. “Acho que elas se identificam porque durante muito tempo não tinham encontrado essas críticas de forma tão resumida ou ilustrada”, reflete Bruna.

Perguntada sobre se viveu todas as situações retratadas, ela responde que não. “Se eu fosse desenhar tudo que aconteceu comigo, acho que já tinha me aposentado”, brinca.

A fragilidade do boy lixo

Por outro lado, a cartunista também captura a tal masculinidade frágil, quando o homem age com superioridade por não conseguir encarar seus próprios desejos. Segundo ela, uma das personalidades masculinas que mais a deixa irritada é a do homem que não aceita que quer um relacionamento.

Leia Também:  Em aula online, professor de história aposta em trabalho prático em argila

Esta é uma nuance comum da masculinidade, já que a sociedade espera que homens exerçam um papel “predatório”. Enquanto mulheres são ensinadas a ter um relacionamento duradouro, homens são ensinados a terem experiências sexuais e são vistos como figuras “carnais, cuja necessidade pelo sexo é algo biológico.

“Os homens acreditam no discurso de que eles só querem sexo e de que elas só querem relacionamento”, explica Bruna. “Se uma mulher aceita transar , ele acha que ela quer casar e ter filhos. Só que às vezes ela nem gostou da transa, mas está lá porque estava entediada e não tinha nada melhor para fazer”, acrescenta.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Não se preocupe vc não é apaixonante, bonito. . #comics #drawing #tirinhas #hq #quadrinhos #humor #amor #sexo #relacionamento #autoestimahetero

Uma publicação partilhada por estarmorta – Bruna Maia (@estarmorta) a 24 de Ago, 2020 às 11:37 PDT

 

Na visão dela, a fixação dos homens em achar que mulheres sempre querem um relacionamento  se resume ao que eles mesmos querem, tornando invisível a independência e o desejo dessas mulheres. “Eles é que querem um relacionamento, mas têm medo de admitir para si mesmo e projetam isso na mulher”, diz Bruna.

‘Mas nem todo homem é um boy lixo…’

Apesar de sentir que muitas pessoas empatizam com seu trabalho, muitos homens já se mostraram insatisfeitos e até mesmo ofendidos com seus quadrinhos sobre o comportamento dele/s.

Bruna já foi criticada por estereotipar a figura do homem e fazer generalizações, como se todos os homens agissem da mesma maneira. Ela reage com risadas.

“Por milênios os homens tiveram controle da narrativa, estereotiparam mulheres e negros. Agora eles vão ter que aguentar a gente fazendo o mesmo”, afirma.

Se por um lado mensagens de homens se justificando não param de chegar, em outro existem homens aprendendo a reconhecer o machismo e os comportamentos tóxicos dentro de si por meio do trabalho da cartunista.

“Vários comportamentos que satirizo não o tornam uma pessoa horrível. Ele é só um pouco babaca. E esse lado é bom, porque facilita para mulheres. Às vezes o cara dá uma delirada, a mulher manda um quadrinho e ele entende. Ou não.”

Sim, Bruna sabe que nem todo homem é um boy lixo . E o fato de fazer críticas sobre o comportamento masculino não significa que ela odeie os homens. “Gosto deles até mais do que eu gostaria. Tenho até amigos que são.”

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 17 de junho de 2021

Publicados

em


source
Mandala
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta as previsões de acordo com o signo e ascendente


ÁRIES 

Cresce a vontade de viver novas experiências e emoções, com Marte em Leão. Você pode buscar novos aprendizados e atualizar tecnologias também. Porém, a Lua começa a crescer em Virgem e desafia Netuno no período da tarde. Melhor pegar mais leve após almoço, há risco de distrações e falta de atenção. Vale reservar momentos para se afastar um pouco dos ruídos, dos tumultos e da correria. Aproveite para investir nos cuidados com a saúde, na organização, em atitudes mais maduras e econômicas.


TOURO  

Bom período para organizar as finanças e a agenda. A Lua segue no criterioso Virgem e se alinha com Vênus pela manhã: dá gosto ver tudo limpo, arrumado e nos conformes. A harmonia emocional vem junto com o desejo de ser útil. Conte com mais energia na primeira parte do dia, para as providências e contatos que deve promover. Novas organizações e estratégias no trabalho são muito bem vindas. No período da tarde, tudo pode ficar mais lento e confuso com a oposição entre Lua e Netuno. É melhor desacelerar e redobrar a atenção.

GÊMEOS

Com o Sol em seu signo, vale buscar novidades, atualizações e movimentos. Porém, cresce e cresce a inquietação, procure estabelecer prioridades. Evite a correria e esclareça dúvidas para que possa promover correções, cultivar organização para canalizar sua energia em algo construtivo. A Lua segue em Virgem, é importante cuidar dos detalhes no trabalho. No período da tarde a Lua se desentende com Netuno, indicando desatenção. Há risco de enganos, melhor ganhar tempo para refletir antes de tomar grandes decisões.

CÂNCER 

Dia de organização e limpeza. A Lua começa a crescer em Virgem com a simplicidade, a higiene, os cuidados com a alimentação e a saúde. Mas procure pegar leve no período da tarde, quando a Lua briga com Netuno. A concentração fica reduzida. Tarefas que exigem mais atenção aos detalhes ficam desfavorecidas. A dica é desacelerar e redobrar a atenção para evitar esquecimentos. Esse aspecto se desfaz à noite, quando Lua e Plutão se harmonizam para favorecer a intuição e a renovação das energias. 

Leia Também:  Litha: O sabá de solstício de verão

LEÃO

Período movimentado, porém, evite decisões rápidas. Procure simplificar seu dia-a-dia, promovendo limpezas e organizações. Com o Sol em Gêmeos, você fica mais curioso e inquieto. Sol e Lua desafiam Netuno, colocando confusões, distrações e mal entendidos em pauta. Procure realizar qualquer atividade com mais atenção aos detalhes. Sem pressa, para evitar erros. A Lua segue em Virgem, procure cultivar um pouco de método para não se perder entre tantas possibilidades. Pesquise, informe-se melhor. 

VIRGEM

Você viu?

É importante dedicar um cuidado extra à saúde, descansar mais, se alimentar bem. A Lua segue em seu signo, mas hoje se desentende com Netuno. Prefira reunir-se com poucas pessoas, pois você fica mais tímido, exigente, seletivo e crítico. Fica mais contemplativo e aéreo também, sujeito a esquecimentos e distrações, principalmente no período da tarde. Já à noite, Lua e Plutão favorecem a renovação emocional. Com investigações e análises muito corretas, a vida pode se tornar mais harmoniosa e funcional.

LIBRA 

Uma bela limpeza pode renovar as energias. A Lua segue em Virgem: tudo o que possa fazer em nome de mais qualidade de vida fica favorecido. Período ideal para faxinas, cuidados com a higiene e organizações em geral. É preciso sempre movimentar a energia, se desfazer do que está velho para que o novo possa chegar. Se sua mente estiver confusa, aproveite para promover uma boa arrumação em casa ou no local de trabalho. Organizando fora, automaticamente uma organização dentro de si acontece.

ESCORPIÃO 

Lua e Netuno indicam a necessidade de se resguardar e evitar enfrentamentos. Vale tomar mais água, caprichar nos chás e dietas líquidas. Urano desafia Saturno: é importante controlar a ansiedade e a impulsividade, para que não aconteçam rupturas indesejadas ou acidentes. Esclareça com diplomacia qualquer dúvida. A Lua segue em Virgem e se harmoniza com Plutão à, favorecendo diagnósticos e desintoxicações. Bom para a recuperação de relações, para momentos de intimidade. Também para o perdão, amenizando mágoas.

Leia Também:  Falta de mandado não invalida busca e apreensão em apartamento desabitado

SAGITÁRIO

Você segue mais inquieto, sedento por novidades. Com o Sol em Gêmeos, signo oposto ao seu, fique atento para não gastar energia com falatório desnecessário. Vale introduzir algo novo em sua rotina, mas sem desrespeitar seus limites energéticos. O desafio é equilibrar o desejo de liberdade com a responsabilidade e os deveres. Evite assumir novos compromissos. A Lua segue em Virgem: comece nas pequenas atitudes, cultivando bons sentimentos. Concentre-se nas tarefas práticas e na realização concreta de seus objetivos. 

CAPRICÓRNIO

A Lua segue em Virgem, favorecendo o aperfeiçoamento, o critério e a prestação de serviços. Vênus combina com a Lua pela manhã: bom para fazer planejamentos, organizar o local de trabalho, introduzir mudanças e traçar estratégias para concretizar o que almeja. Mas à tarde, Lua e Netuno pedem cuidado com distrações. Vale fazer tudo com calma, sem correria. Tudo o que tiver de novidade pode ser inspirador. Fique de olho nas novas ideias. Doses de ousadia podem se revelar muito produtivas e oportunas.

AQUÁRIO 

A distração está em pauta na parte da tarde. A Lua briga com Netuno, é melhor evitar decisões e tarefas que exijam muita atenção. Procure controlar a ansiedade e a inquietação para evitar erros, atropelos e falhas. Quanto mais autonomia e tranquilidade puder cultivar, melhor. Pode dar aquela vontade de buscar mais liberdade. Mas é importante cultivar foco, introduzir as novidades aos poucos, com sabedoria. Você pode fazer novos amigos, unir-se a um grupo, a um projeto em equipe, expandir seus contatos e suas possibilidades profissionais.

PEIXES 

Vale marcar as atividades mais importantes para o período da manhã. À tarde, a Lua confronta Netuno e sua energia cai. A sensibilidade cresce, você fica como uma esponja, mais suscetível às influências externas. Evite situações, pessoas ou notícias negativas. Cuidado também com distrações e confusões, para não deixar escapar detalhes importantes. No período da noite o clima melhora, você ganha mais critério, intuição e atenção. As novas formas de pensar, a quebra de barreiras e preconceitos estão favorecidos.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA