Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

MULHER

Dia nacional do combate ao bullying: como ajudar crianças nesta situação

Publicados

em


source
O bullying é papo sério e que precisa de atenção
Pexels/CottoON

O bullying é papo sério e que precisa de atenção

Os ambientes frequentados por essas crianças podem não ser tão acolhedores quanto aparentam. Espaços de aprendizado e lazer como escola, clube e cursos de inglês, aulas de artes marciais, dança e outros podem ser locais de práticas de intimidação ou de brincadeiras sem graça, que geram traumas para seus alvos. Estamos falando do bullying .

Em 2019, uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mostrou que 29% dos adolescentes entrevistados relataram ter sido vítimas de bullying , tendo 23% sofrido também com violência física. Para lidar com o problema, é fundamental o acolhimento da família da criança ou adolescente vítima de bullying. Além disso, os profissionais da escola também devem participar do processo.

“Se o ato aconteceu na escola, professores e gestores devem ser envolvidos para o melhor entendimento da situação. A escola, por meio desses agentes, deve monitorar e coibir atos de violência, de qualquer natureza, além de dar suporte as vítimas e seus familiares”, diz Thiago Zola, mestre em Educação. 

Zola também ressalta a importância da criança se sentir segura para conversar: “Os pais não devem, em nenhuma hipótese, constranger a criança emitindo juízos acerca de determinadas posturas e ações. Isso faz com que a criança se sinta culpada e se feche”.

Leia Também:  Guirlanda de Natal: ideias criativas para se inspirar e fazer a sua

Atenção aos sinais 

Nem sempre crianças e adolescentes vítimas de bullying procuram ajuda dos pais ou da escola. Neste caso, é importante que os adultos fiquem atentos a alguns sinais que podem indicar que ela está sofrendo algum tipo de violência psicológica. Observe se a criança sai da escola infeliz, fica introspectiva, se torna mais agressiva, chora por motivos banais e se isola. Essas mudanças no comportamento podem ser sinais de alerta. 

“Estes atos não ocorrem isolados, são praticados constantemente e para quem está sendo atingido fica como um martelo batendo na cabeça e sendo repetido pelo cérebro. A criança ou adolescente não consegue mais ter concentração na escola e em casa, fica o tempo todo pensando no que escuta, ou sente”,  explica a psicopedagoga Sueli Conte.

Você viu?

A psicanalista Andréa Ladislau explica que esses sinais podem variar conforme a idade da criança. Segundo a profissional, crianças menores se sentem mais acuadas, evitam contato com outras crianças e podem apresentar dificuldades para alimentação e distúrbios do sono, chegando até a ter pesadelos. Isso ocorre pela criança ainda não ter condições de manifestarem e expressarem seus sentimentos. 

“O bullying muitas vezes é invisível aos olhos de professores, cuidadores e monitores. O “bully”, ou o “valentão” responsável pelas agressões, geralmente é covarde e age apenas quando se sente seguro. Não pode faltar atenção às nuances de comportamento dos filhos. Em alguns casos, quando as agressões são físicas, é possível encontrar marcas. A investigação deve ser constante, mas sem constranger a criança”, diz Zola. 

Bullying e saúde mental 

O bullying está totalmente ligado a saúde mental das vítimas. Tanto os bullies (quem pratica a violência), quanto as vítimas podem ter a saúde mental comprometida. Ladislau explica que o bullying pode ser feito por valentões sofrerem emocionalmente no passado e passaram a utilizar a violência para extravasar essas emoções, para sair da posição de vítima.

Leia Também:  Casa conceitual de Bruna Marquezine possui 890 m2; conheça os cômodos

Já a vítima do bullying pode ter a autoestima abalada, se sentir desvalorizada e humilhada, podendo desenvolver problemas como insônia, pensamentos autodepreciativos, dificuldade nos relacionamentos e episódios de depressões mais severos.

Como explica a psicóloga Bruna Richter: “Como o sujeito que pratica o bullying escolhe aqueles que são mais vulneráveis para praticar sua ação, há um grande número de crianças que sucumbem à agressão. Depressão, ansiedade e pânico são apenas alguns dos inúmeros transtornos que podem emergir pela repetição e exposição prolongada a esse tipo de agressão”.

A profissional reforça a importância de conversar com a criança, para fortalecer os vínculos de afeto para auxiliarmos no desenvolvimento de sua saúde mental. Porém, dependendo da gravidade do problema é recomendado procurar ajuda de um profissional qualificado.

Se o seu filho for um bullie, é importante desenvolver nesta criança a habilidade de ter empatia. “Isso só é possível em um ambiente seguro em que a criança consiga se expressar. Proporcionar reflexões, promover vivências significativas que permitam a essa criança o exercício dessa habilidade, tão importante e pouco praticada”, explica Zola. 

Sueli também explica que a criança precisa ser orientada sobre seus comportamentos e solicitar a ajuda da escola ou de um psicólogo. “Existe um buraco emocional que o impede de ser feliz de outra maneira, que não o deixa perceber como é difícil ser humilhado. Assim, ele também está passando por uma situação de desconforto e estas sensações devem ser tratadas com paciência”, conclui. 

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 13 de maio de 2021

Publicados

em


source
O horóscopo do dia apresenta a previsão do signo e ascendente para esta terça-feira
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta a previsão do signo e ascendente para esta terça-feira


ÁRIES

É tempo de inovações gerais. A Lua nova continua no comunicativo Gêmeos, enquanto Marte se combina com Urano: é grande a energia criativa do período. Aproveite para buscar novas soluções. Vale ousar, buscar novos pontos de vista, aprender, pensar diferente, tentar algo inovador. Esteja aberto para ouvir as pessoas e mudar de opinião, se for preciso. Aproveite para atualizar informações e refletir sobre os próximos passos. Você sabe o que quer? Quanto mais objetividade, maiores as chances de atingir o alvo neste novo ciclo. 


TOURO 

Conte com mais coragem, agilidade e poder de decisão. Marte se combina com Urano, inspirando a vontade de agir com autonomia. Aproveite para colocar-se em movimento e buscar novidades. A Lua nova segue em Gêmeos para favorecer intercâmbios e contatos. É tempo de promover uma verdadeira revolução em sua consciência. Não tenha receio de repensar velhas posturas, filosofias e supostas verdades. Continue a questionar a forma como trabalha e obtêm seus rendimentos, para que possa alinhar-se com seu propósito de alma. 

GÊMEOS 

Conte com mais criatividade, inquietação e curiosidade. A Lua nova segue em seu signo, enquanto Marte combina forças com Urano, favorecendo atividades inovadoras, divulgações e intercâmbios. Bom período para iniciar um estudo diferente ou aprender algo novo. O céu favorece inovações e mudanças, mas sem pressa ou ansiedade. Conte também com mais abertura para questionamentos, opiniões diferentes, soluções alternativas e diálogos esclarecedores. Você pode usar a palavra com consciência e profissionalismo. 

CÂNCER 

O período de grande atividade mental, surpresas e boas ideias. A Lua segue em seu signo, enquanto Marte se combina com Urano: cresce a energia para assuntos dinâmicos e surpreendentes. Aposte no que for diferente, original, criativo e ousado. O que pode mudar agora? Quais as novidades que pode introduzir em sua vida? A Lua se combina com Mercúrio e Saturno, favorecendo conversas produtivas, planejamentos e contatos profissionais. Vale também programar uma boa prosa com pessoas queridas, novas ideias podem surgir. 

Leia Também:  Casa conceitual de Bruna Marquezine possui 890 m2; conheça os cômodos

LEÃO 

A liberdade de pensamento deve falar mais alto, novas ideias e propostas podem surgir. Marte e Urano indicam dinamismo e vontade de tentar algo completamente novo. Não tenha receio de mudar de opinião ou de planos. Aliás, esteja flexível, pois no balanço das horas tudo pode mudar. Você pode dosar a ousadia com simpatia, leveza e afeto. Cuidado para não exagerar na pressa e na impulsividade na hora de fazer investimentos, invista em boas pesquisas e planejamentos. Com o Sol em Touro, prefira seguir com um passo de cada vez. 

VIRGEM 

Você viu?

Com a curiosidade aguçada, tem um bom período para novos aprendizados, encontros surpreendentes e situações inusitadas. Mas não queira abarcar o mundo com as mãos, nem busque resultados imediatos. Bom momento para alinhar interesses, esclarecer assuntos, fazer bons contatos. Bom também para pensar em rotas alternativas. Busque informações com a mente aberta. Investigue com tempo de sobra, dialogue, esteja aberto para mudar de opinião. As conquistas virão no tempo certo, o importante agora é estar aberto para novos aprendizados.

LIBRA 

O clima deve ser de liberdade. Com a Lua nova, é tempo de olhar para a frente. Este é um ponto de partida para novas ideias. A rede de contatos se revela muito importante neste período de isolamento, aproveite para expandir suas amizades. É hora de tirar os projetos da gaveta, de fortalecer a autoestima e confiar em seu potencial. Ao refletir sobre a importância de seus vínculos, cultive também a alegria e a gratidão por estas uniões. Aproveite também para pensar em novos estudos, você pode assimilar novas tecnologias.

ESCORPIÃO 

O período de renovação contínua, com a Lua nova. Aproveite para colocar os contatos em dia e interagir com o mundo. Falar sobre os sentimentos o ajuda a colocar as ideias em ordem. Aproveite também para esclarecer mal entendidos, alinhar interesses com colaboradores, mostrar mais aberto e disponível. Sol e Urano o convidam a revolucionar velhos pensamentos, buscar novas soluções e ampliar seus interesses. Assim pode inspirar-se e ter boas ideias. As novas tecnologias também ganham destaque.

Leia Também:  Retrospectiva 2020: relembre 15 mulheres que se destacaram no combate à pandemia

SAGITÁRIO 

Pense em tudo o que causa insatisfação e procure mudar interiormente, ao invés de exigir que os outros mudem. Marte combina forças com Urano: as mudanças e inovações que promover agora tendem a trazer bons resultados no futuro. Você pode aprimorar o que for possível para que possa crescer com mais liberdade e ao mesmo tempo com mais segurança. Já sabe quais projetos serão ativados? Estabeleça metas, intenções, objetivos e prioridades. Comprometa-se com você mesmo, seu amadurecimento, suas metas e seus objetivos! 

CAPRICÓRNIO  

Aos poucos você modifica a forma de enxergar a vida e estabelece novos objetivos, com mais criatividade e liberdade. Marte e Urano indicam um período de mudanças, reestruturações, boas ideias e novas compreensões. Aproveite para buscar novas informações e aprendizados. Você pode pensar em novos cursos e aprendizados também. Acredite que as mudanças são positivas. Concentre-se em promover abertura e equilíbrio interior. Esta é a chave que possibilitará o movimento no trabalho e na vida em geral. 

AQUÁRIO 

Bom período para trocas intelectuais, conversas, leituras e atualizações. Com a Lua nova em Gêmeos: novos projetos e novas intenções podem ser plantados. Marte continua em harmonia com Urano: atividades inovadoras, que tragam liberdade e estimulem a criatividade estão favorecidas. Com o Sol em Touro, aproveite também para refletir sobre os recursos individuais que possui, valorize seus talentos e seu merecimento. Desta forma ganha confiança e autoestima para seguir em frente.

PEIXES 

O clima é de inovação, questionamentos e curiosidade. Cresce a vontade de trocar ideias e informações. A Lua nova segue em Gêmeos: um convite para entrar em contato com amigos, fazer ou aceitar propostas inovadoras e investir em novos assuntos. É tempo de estipular metas, aberto para mudanças. Vale questionar tudo! Olhar para si mesmo, seus objetivos, suas crenças, rever seus valores, refletir sobre a prosperidade. Lembre-se que todos temos direito divino à abundância, a questão é perceber se estamos em conexão com as leis divinas.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA