Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

MULHER

Dia Mundial de Combate ao AVC: saiba mais sobre a doença e se previna

Publicados

em


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Dia Mundial de Combate ao AVC: saiba mais sobre a doença e se previna

Hoje (29) é Dia Mundial de Combate ao AVC , o acidente vascular cerebral. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), essa é a segunda maior causa de mortes no mundo, ficando atrás apenas da doença cardíaca isquêmica. Dessa maneira, o intuito da data é informar a sociedade sobre os riscos dos problemas cardiovasculares e conscientizar sobre os métodos de prevenção.

No cenário de pandemia, vale mencionar que existe uma relação direta entre a Covid-19 e o AVC. Isso porque o coronavírus aumenta a coagulação do sangue e pode instaurar um quadro de inflamação no organismo, que favorece a patologia. Sendo assim, este ano os cuidados devem ser redobrados. O cardiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), Antônio Carlos Lopes, responde as principais dúvidas sobre o assunto e como prevenir a doença. Confira!

Saiba mais sobre o Dia Mundial de Combate ao AVC

Dia Mundial de Combate ao AVC: saiba mais sobre a doença e se previna
Foto: Shutterstock

O que é

Também conhecido por “derrame cerebral”, o acidente vascular cerebral pode ocorrer de duas formas. A primeira delas é o AVC isquêmico, que representa cerca de 84% dos casos. Acontece quando há obstrução do vaso e interrupção do fluxo sanguíneo em uma área do cérebro . Já o segundo tipo é quando há um rompimento do vaso sanguíneo, conhecido como AVC hemorrágico.

Leia Também:  Textos de alunos de escola plena integram livro sobre a importância da preservação da Amazônia

Causas

Não é possível destacar uma causa específica para essa doença, mas sim uma combinação de fatores de risco. Entre eles estão: arritmias, diabetes, pressão alta, tabagismo, alcoolismo, doenças no coração, fatores genéticos e colesterol elevado.

Sintomas

Aos primeiros sinais de AVC, é fundamental procurar socorro médico imediatamente. Isso porque o tempo é crucial no combate aos riscos e sequelas! Os sintomas mais comuns são paralisia de um lado do corpo e/ou rosto, dificuldade na fala, vertigem, desequilíbrio e alterações na visão. Especialmente quem pertence ao grupo de risco deve estar sempre alerta a qualquer um desses sintomas.

Riscos

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 100 mil pessoas morrem todos os anos de AVC no Brasil. O número é superior ao total de mortes causadas por malária, tuberculose e AIDS juntas. Além disso, o acidente também pode gerar sequelas neurológicas nos sobreviventes, como a perda de memória, paralisia facial e dificuldade em se expressar.

Prevenção

O primeiro método de prevenção contra o AVC é realizar consultas médicas periódicas, assim como os exames de rotina solicitados pelo profissional, especialmente após os 40 anos. Assim, se houver algo errado com o seu corpo, você terá mais tempo para tratar o problema.

Leia Também:  Saiba as cores que representam o poder do seu signo

Outra recomendação do médico é eliminar os fatores de risco por meio de um estilo de vida saudável e ativo. “O bom funcionamento do coração e do sistema vascular depende de hábitos saudáveis desde sempre, o que inclui uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e atividades de lazer”, explica.

Por fim, é importante evitar o uso de medicamentos sedativos ou ansiolíticos sem orientação médica, pois eles podem alterar o funcionamento do organismo.

Vale lembrar que a prevenção contra a doença não deve ser feita apenas no Dia Mundial de Combate ao AVC , mas durante o ano inteiro. O acesso à informação e a rapidez no atendimento são capazes de reescrever histórias e salvar vidas!

Consultoria: Antônio Carlos Lopes, cardiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MULHER

Bolsas diferentes: fuja da mesmice na hora de montar o seu look

Publicados

em


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Bolsas diferentes: fuja da mesmice na hora de montar o seu look

Com certeza você já se deparou com bolsas diferentes superestilosas e ficou morrendo de vontade de ter uma, né? Os looks ganham brilho e diversão extras quando elas são adicionadas. Além disso, esses acessórios são perfeitos para quem gosta de ousar no visual, mantendo-se sempre dentro das tendências da moda. E, também, são uma ótima opção para presentear neste fim de ano. Confira algumas inspirações incríveis!

Inspire-se nas bolsas diferentes nos seus looks

Câmera

alt
Fotos: Reprodução/Pinterest

Essa versão de bolsa diferente é ideal para as cinéfilas de plantão… Além de ser muito estilosa, vintage e até mesmo minimalista , por não abusar tanto de cores vibrantes e possuir uma alça mais delicada.

Olho ou boca

Bolsas diferentes: fuja da mesmice na hora de montar o seu look
Fotos: Reprodução/Pinterest

Bolsas diferentes imitando partes do rosto são excelentes para quem procura trazer um ar superdivertido à produção, de maneira bem casual. Escolha roupas mais básicas e neutras, junto com elas, para não correr o risco de exagerar.

Leia Também:  Manchas na pele: 7 ingredientes naturais que ajudam a clarear

Transparente

alt
Fotos: Reprodução/Pinterest

As bolsas e mochilas transparentes e metalizadas estão muito em alta – e têm tudo para te ajudar a compor um visual mais despojado e fashion. Só tome cuidado com o que vai carregar dentro, viu? Necéssaires são uma ótima pedida para organizar isso.

Disco de vinil

Bolsas diferentes: fuja da mesmice na hora de montar o seu look
Fotos: Reprodução/Pinterest

É apaixonada por música e morre de saudades daquelas clássicas de outras décadas ? Agora você pode trazer essa nostalgia para o seu estilo. Aposte na bolsa de disco de vinil, que é “diferentona” e combina com todas as composições.

Rádio

alt
Fotos: Reprodução/Pinterest

Há outra opção para quem não consegue ficar um dia sequer sem escutar música e deseja adicionar esse traço de personalidade ao look. Você pode investir em modelos de cores sóbrias ou até mesmo mais vibrantes. Fica a dica!

Abacaxi

Bolsas diferentes: fuja da mesmice na hora de montar o seu look
Fotos: Reprodução/Pinterest

As versões com comidas também estão ganhando cada vez mais espaço nos looks. Além das frutas, bolsas diferentes de batata frita e pipoca também vão te fazer chamar atenção na multidão!

Leia Também:  Lente de contato dental: conheça o procedimento feito pelo cantor Kevinho

Marinheiro

alt
Fotos: Reprodução/Pinterest

A moda de acessórios de marinheiros bombou durante a década de 2010. Por isso, uma bolsa diferente resgatando essa tendência é uma ótima ideia para montar o seu look. Vale apostar!

Texto: Giulianna Lombardi | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA