Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

MULHER

Controle a ansiedade com uma alimentação correta

Publicados

em


source

Alto Astral

Controle a ansiedade com uma alimentação correta
Reprodução: Alto Astral

Controle a ansiedade com uma alimentação correta

A alimentação pode ajudar a diminuir ou controlar a ansiedade, se feita de maneira equilibrada. Levar um estilo de vida saudável gera inúmeros benefícios e bem-estar geral, inclusive para a saúde mental.

Segundo a nutricionista Viviane Gomes, o indicado é ter no mínimo 8 horas de sono bem dormidas por dia, consumir água regularmente para manter o corpo hidratado, incluir uma atividade física na rotina e manter uma alimentação nutricionalmente adequada.

Pensando nos alimentos, o ideal é evitar a ingestão de açúcares e doces em geral, refrigerantes, sucos industrializados e energéticos, farinha branca, cafeína, bebidas alcoólicas, cereais refinados, gorduras ruins como os embutidos, fast foods , biscoitos recheados e comidas prontas.

De acordo com a profissional, alimentos ricos em magnésico, ômega-3, fibras , probióticos, triptofano, vitaminas do complexo B e C devem ser incluídos na dieta para auxiliar no controle da ansiedade. Eles atuam de diversas formas no corpo, desde melhorias no funcionamento do cérebro, regulação do sistema nervoso, produção de serotonina, ação antioxidante e equilíbrio da microbiota intestinal.

Leia Também:  Saiba como cada signo lida com a ansiedade e use isso a seu favor

Frutas cítricas O ácido ascórbico, proveniente da vitamina C, atua diretamente na redução do cortisol, estimulando e promovendo a melhora no desempenho das funções cerebrais. A liberação do cortisol ocorre em resposta aos episódios de estresse, contribuindo para o aumento da ansiedade.

É recomendado o consumo de 3 a 5 porções por dia de frutas como, laranja, limão, acerola, kiwi, morango e abacaxi.

Banana A fruta contém uma abundância de triptofano, potássio e magnésio, que são importantes para controlar o humor e promover o relaxamento. O consumo médio ideal é de uma unidade média ao dia.

Frutas secas Elas são fontes de minerais precursores de reações orgânicas, necessárias para a liberação de serotonina, além de conter vitaminas do complexo B.

A castanha-do-Pará é rica em selênio, um antioxidante que reduz a quantidade de radicais livres no organismo. Ela deve ser ingerida pelo menos uma unidade por dia, assim como as amêndoas e nozes.

Você viu?

Folhas verdes São alimentos ricos em folato, presente no complexo B, que está ligado à prevenção de transtornos psíquicos. Na alface, encontramos a lactucina e a lactupicrina, que são calmantes naturais.

Leia Também:  Nada de ácidos: veja alternativas para cuidar da pele facial no calor

Devem ser consumidas de 2 a 3 porções de folhas, como espinafre, brócolis, couve, alface.

Chocolate Possui flavonoides, que têm ação antioxidante e na produção de serotonina. Devemos consumir o chocolate meio amargo ou o amargo, nos quais encontramos esse componente. Com um consumo moderado de cerca de 15g por dia.

Carnes e peixes São os alimentos de maior fonte natural de triptofano, juntamente com algumas vitaminas do complexo B e o magnésio. Exercem um importante papel na produção de serotonina, com um consumo indicado de 3 a 4 vezes na semana.

Nos peixes e frutos-do-mar encontramos o ômega-3, devem ser ingeridos 2 vezes na semana.

Leite e derivados Nestes alimentos encontramos o triptofano, aminoácido essencial para reduzir os problemas emocionais. Além de conterem cálcio, necessário para a saúde dos ossos.

Devemos consumir de 2 a 3 porções por dia.

Mel Auxilia na produção de serotonina e deve ser consumido com moderação. É indicado incluir na rotina cerca de 2 colheres ao dia.

Consultoria: Viviane Gomes / nutricionista do Hospital San Gennaro

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MULHER

Dia de São Jorge: conheça a história e as orações do Santo Guerreiro

Publicados

em


source

João Bidu

Dia de São Jorge: conheça a história e as orações do Santo Guerreiro
Redação João Bidu

Dia de São Jorge: conheça a história e as orações do Santo Guerreiro

Conhecido pela sua força, o São Jorge é um dos santos mais famosos do mundo. Por conta disso, o Santo Guerreiro recebeu inúmeras homenagens que vão de se tornar mascote de time de futebol a tema de música. Figura de luta, o santo padroeiro é famoso pela sua fiel devoção ao cristianismo. Sua trajetória, marcada por milagres e perseguições, é até hoje motivo de inspiração. Por isso, o São Jorge é celebrado em duas datas: 23 de abril e 3 de novembro.

Lembrado nos momentos de perdição, o santo é capaz de proporcionar coragem, iluminação e proteção aos seus fiéis. Sinônimo de luta contra os males, o santo é recomendado para os que buscam se livrar de energias negativas. No  Dia de São Jorge , reze com bastante fé as orações dedicadas a ele e acredite na força do santo guerreiro para alcançar seus objetivos!

História do santo

Após a morte de sua mãe, São Jorge passou a fazer parte do grupo de militares que servia ao imperador romano Diocleciano. Porém, o grande guerreiro passou a se incomodar com a forma como seu exército perseguia e oprimia os cristãos e, então, renunciou à função. Por esse motivo, São Jorge foi preso e torturado pelo Império.

Leia Também:  AGU: Receita pode compartilhar dados fiscais com órgãos de controle

Ele sobreviveu a duas poções envenenadas e chegou a converter muitos soldados que vigiavam seu calabouço, além da própria esposa de Diocleciano, para o catolicismo.

No dia  23 de abril , data escolhida para homenageá-lo, foi decapitado em nome do cristianismo, como forma de devoção ao Todo-Poderoso.

Orações para o Dia de São Jorge

Para receber graças

Você viu?

“Ó glorioso São Jorge, neste momento tão difícil da minha vida, eu te suplico para que o meu pedido seja atendido. Ó glorioso São Jorge, ajudai-me a superar todo o desânimo e a alcançar a graça que agora vos peço (faça o seu pedido)”.

Oração ao santo

“Ó Deus onipotente, que nos protegeis pelos méritos e as bênçãos de São Jorge. Fazei que este grande mártir, com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, esclareça a nossa inteligência, ilumine os nossos caminhos, fortaleça o nosso ânimo nas lutas da vida, dê firmeza à nossa vontade contra as tramas do maligno, para que, vencendo na Terra como São Jorge venceu, possamos triunfar no Céu convosco e participar das eternas alegrias. Amém.”

Vestido e armado por São Jorge

“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo no meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por nós. Amém”.

Leia Também:  Como reduzir a ansiedade: 10 dicas para viver o dia a dia com mais calma

Fonte: Orações e Devoções Populares, Padre Adalíbio Barth, Editora Vozes, 5ª edição, 1991.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA