Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

MULHER

Conheça Aída dos Santos, única brasileira nas Olimpíadas de Tóquio, de 1964

Publicados

em


source
Aída dos Santos, única brasileira a participar das Olimpíadas de Tóquio em 1964
Reprodução

Aída dos Santos, única brasileira a participar das Olimpíadas de Tóquio em 1964

Há 37 anos, a atleta carioca Aída dos Santos conquistou um feito inédito na história do atletismo brasileiro. Ela foi a primeira mulher a participar de uma final olímpica. Naquele ano, os jogos aconteceram em Tóquio e Aída era a única mulher na delegação do Brasil e ficou em quarto lugar no salto em altura. Foi a maior conquista de uma atleta brasileira por 32 anos, até a dupla Jacqueline e Sandra Pires, jogadoras de vôlei de praia, ganharam medalha de ouro em Atlanta, em 1996.

Nas Olimpíadas de 1964, Aída conseguiu uma vaga em setembro, e os jogos aconteceriam em outubro. Desse modo, o tempo de organização foi quase nulo e o incentivo quase inexistente. 


Você viu?

A atleta não possuía uniforme e reutilizou uma roupa dos Jogos Ibero-Americanos, que havia participado anteriormente. Também não dispunha de material e técnico, precisando recorrer a ajuda de participantes estrangeiros. Um colega japonês emprestou o material, enquanto os sapatos para o salto vieram das mãos de um cubano. Ao fim da competição, Aída atingiu a marca de 1,76m, apenas dois centímetros da medalha de bronze.

Aída dos Santos é uma mulher de origem pobre que cresceu no Morro do Atroz, favela em Niterói, no Rio de Janeiro. Ainda jovem, foi descoberta pelo Fluminense, mas na primeira competição que ganhou levou uma surra do pai, que desaprovava a profissão. Quatro anos depois de Tóquio, ela disputou nos Jogos Olímpicos novamente, desta vez na Cidade do México, em que ficou em vigésimo lugar no pentatlo.

Leia Também:  Dia da Mentira: conheça o transtorno psicológico da mentira compulsiva

A atleta se formou em Geografia, Educação Física e Pedagogia. Quando fazia faculdade, frequentava as aulas de manhã, trabalhava durante a tarde. A noite era reservada para os treinos. Ela chegou a ser professora de Educação Física na Universidade Federal Fluminense entre os anos de 1975 a 1987. 

Em 2012, durante as Olimpíadas de Londres, Aída dos Santos recebeu da Confederação Brasileira de Atletismo e da Caixa Econômica Federal uma homenagem. O livro “Mulheres no pódio –  A empolgante história das atletas brasileiras” retrata o caminho percorrido pela atleta até conseguir competir na capital japonesa. Em 2016, nos jogos do Rio, conduziu a Tocha Olímpica ao lado de sua filha Valeska Menezes, jogadora da seleção brasileira de vôlei. 

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 25 de setembro de 2021

Publicados

em


source
Saiba como aproveitar melhor o seu dia de acordo com a previsão diária do horóscopo
Marcelo Dalla

Saiba como aproveitar melhor o seu dia de acordo com a previsão diária do horóscopo

ÁRIES 

Período bom para organizar, promover estratégias e planejar. Tudo pode ficar mais produtivo ao estabelecer prioridades e focar nos assuntos que precisam ser executados. A Lua continua em Touro, combina forças com Plutão: a intuição e a inspiração podem ajudá-lo a encontrar soluções mais práticas para concretizar seus projetos. Bom para terapias e aprofundamentos. Continue a evitar discussões agressivas, invista na qualidade de vida. Lembre-se que a preferência vai para a simplicidade, a segurança e o conforto.

TOURO 

A Lua segue em seu signo e se alinha com Plutão: bom período para promover limpezas, organizar a agenda e traçar estratégias. Enquanto isso o Sol segue em Libra, é hora de avaliar com mais realismo o amor e as parcerias. Há carência excessiva? Você sabe se valorizar? Com mais objetividade e ponderação, você pode observar melhor se há comprometimento ou não em suas relações. As amizades verdadeiras podem se solidificar. Se agir com maturidade, abertura e diplomacia, pode contar com boas perspectivas e oportunidades.

GÊMEOS 

A liberdade de pensamento deve ser respeitada. Mercúrio desafia Plutão, pedindo cuidado com disputas e manipulações. Continue a resguardar-se de brigas e discussões, que podem fugir do controle. Fique atento para evitar as armadilhas do ego. Ainda bem que a Lua segue no pacato Touro. Vale desacelerar para saborear o conforto e o prazer. Aproveite para cultivar gratidão e pensamento positivo. Vale lembrar que também é essencial cultivar integridade e honestidade para que a abundância se manifeste.

CÂNCER 

A Lua continua em Touro, indicando que a preferência vai para o conforto, a segurança, os bens duráveis e produtos que ofereçam garantia. Vale adotar uma atitude mais tranquila, prática e objetiva perante a vida, perceber o que deve ser aprimorado, transformado ou reciclado. Bom período para analisar possibilidades, pensar em estratégias e promover melhorias. Procure abrir espaço para coisas mais construtivas, consistentes, duradouras e verdadeiras. Prefira também lidar com assuntos que inspiram ideais mais elevados. 

Leia Também:  Conheça as plantas que ajudam no crescimento dos cabelos

LEÃO 

Sua flexibilidade e suas habilidades sociais continuam em destaque para que possa rever pontos confusos em negociações e intercâmbios. Esteja aberto para tirar dúvidas, explicar, compreender e ouvir melhor e alinhar interesses para fortalecer suas parcerias. A Lua segue no pacífico Touro, deixe de lado discussões e críticas também, para evitar conflitos. Vale também deixar para trás situações que já não fazem mais sentido e já não condizem com sua consciência para conectar-se com ideais mais elevados. 

VIRGEM 

Mercúrio e Plutão indicam um período de aprofundamentos e descobertas importantes. É bom cultivar autonomia e liberdade para movimentar-se, de preferência em locais amplos ou junto à natureza. Você pode caminhar sozinho, para gastar energia e refletir sobre a vida. A Lua segue em Touro, você merece pausas para mimar-se e fazer algo do seu agrado também. Procure atenção ao que pede seu corpo. Não é um bom período para discussões delicadas e debates agressivos. Melhor resguardar-se.

LIBRA 

Bom dia para conectar-se com o que lhe faz bem. A Lua segue em Touro: aproveite para cultivar gentileza e amor, deixar para traz ressentimentos e abrir seu coração em nome da harmonia. O conforto, o aconchego do lar, uma boa refeição e os prazeres simples que a vida oferece ganham especial sabor. Procure planejar uma rotina mais relaxada para aproveitar também os bons momentos de lazer. Com o Sol em seu signo e Vênus em Escorpião, continue a refletir sobre o equilíbrio nas relações. 

ESCORPIÃO 

Não é hora de acumular compromissos. Em pleno final de um ciclo solar, procure estabelecer prioridades. A Lua segue em Touro, favorecendo o contato com a natureza, os pés no chão e a objetividade. Mercúrio desafia Plutão, melhor deixar de lado brigas e debates. Observe seu ego. Você pode aproveitar para colocar em ordem a casa ou o local de trabalho, fazer arrumações e aperfeiçoamentos em geral. Bom dia também para cuidar da saúde, desfrutar de coisas saudáveis e do convívio com as pessoas que ama.

Leia Também:  Mãe posta foto da filha e pede aos amigos a ajudarem a descobrir quem é o pai

SAGITÁRIO  

Sua capacidade de estabelecer metas práticas continua em evidência com Júpiter retrógrado. Conte com mais lucidez e clareza para lidar com os assuntos cotidianos. Porém, deixe de lado os assuntos conflituosos. Você pode cultivar estabilidade e desfrutar dos prazeres simples da vida. Com a Lua em Touro, prefira atividades mais amenas, aproveite para oferecer carinho e atenção. Tudo pode mudar para melhor, basta um pouco de cordialidade. Esclareça eventuais dúvidas com generosidade.

CAPRICÓRNIO 

A Lua segue em Touro e combina forças com Plutão, prometendo um dia mais produtivo. Aproveite para organizar-se, vale investir em aprimoramentos gerais, pôr ordem na casa ou o local trabalho, organizar a agenda, fazer lista de prioridades. Mas evite grandes exigências, tanto em relação a si mesmo, quanto aos outros. Ao mesmo tempo Mercúrio desafia Plutão, pedindo cuidado com posturas radicais e agressivas. É tempo de diplomacia! Procure também dar mais atenção a quem ama.

AQUÁRIO

Há necessidade de ser mais realista. O momento favorece uma avaliação mais criteriosa de negociações e objetivos. Procure desacelerar, cultivar simplicidade, humildade e gentileza. Aproveite para promover arrumações, cuidar da saúde do corpo e das relações. Mas cuidado com cobranças, conflitos e discussões! A paz e a solidariedade devem vir acima de tudo. Bom período para assimilação de novos conceitos também. É tempo de ampliar a visão para compreender mais sobre a vida.

PEIXES 

Se em algum momento se iludiu, agora pode analisar as situações e ver as coisas como são, com mais realismo. Pode também pensar em maneiras práticas de concretizar suas inspirações. A Lua segue no prático Touro, você pode desacelerar para cultivar prazer e refletir sobre a vida, sobre como pode crescer. Seus sonhos estão muito distantes da realidade? Com um passo de cada vez‪, você pode chegar ao sucesso. Lembre-se de cultivar cordialidade e gratidão também, para que possa atrair boas oportunidades.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA