Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

MULHER

Conheça 3 curiosidades sobre os povos ciganos

Publicados

em


source

João Bidu

Conheça 3 curiosidades sobre os povos ciganos
Leonardo Ferreira

Conheça 3 curiosidades sobre os povos ciganos

Os ciganos são conhecidos por serem um povo misterioso e de possuírem muitos mitos. Na Europa são um dos grupos que mais sofreram preconceitos por conta do modo de vida e por praticarem suas crenças. Não são considerados um grupo único, pelo contrário, são divididos em etnias e estão espalhados por todas as regiões do mundo. Sem origem definida, eles são vistos como nômades, peregrinam e se fixam em lugares por um curto período. Essa realidade vem sendo discutida por estudiosos, eles acreditam que os ciganos estão cada vez mais se adaptando ao mundo globalizado, perdendo aos poucos sua verdadeira essência.

Conheça 3 curiosidades sobre os povos ciganos

População

Segundo o censo de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil tem mais de 500 mil ciganos. Vindos de Portugal, as autoridades viram uma oportunidade de se livrarem dos considerados “indesejáveis”. Chegaram aqui pelos navios portugueses e se espalharam por todo território nacional, em especial a região da Bahia.

Leia Também:  Raspadores de língua: necessário ou superficial?

Trabalho

Na cultura cigana, as mulheres são responsáveis por manter a tradição cultural de seu povo. Cuidadoras do lar, elas fazem os alimentos e são conhecidas por lerem os destinos das pessoas pelas mãos. Já os homens ciganos têm a liberdade de poder trabalhar em diversos segmentos como o comércio ou serem cuidadores de gado e cavalo.

Cultura

Você viu?

Os ciganos possuem seu próprio idioma, o romani, podendo existir entre eles pessoas que falam naturalmente e outras que só conhecem algumas palavras. É uma língua ágrafa (não pode ser escrita) e é ensinado de forma oral pelas famílias. Outro ponto marcante sobre esse povo é a dança. O flamenco, que é conhecido no mundo todo tem suas raízes ciganas.

LEIA TAMBÉM:

  • Conheça a religião neopagã chamada Wicca
  • Como se espiritualizar sem depender de nenhuma religião

    Simpatias de fé: chame o poder divino para sua vida

    Fonte: IG Mulher

    COMENTE ABAIXO:
    Propaganda

    MULHER

    Horóscopo do dia: previsões para 17 de junho de 2021

    Publicados

    em


    source
    Mandala
    Marcelo Dalla

    O horóscopo do dia apresenta as previsões de acordo com o signo e ascendente


    ÁRIES 

    Cresce a vontade de viver novas experiências e emoções, com Marte em Leão. Você pode buscar novos aprendizados e atualizar tecnologias também. Porém, a Lua começa a crescer em Virgem e desafia Netuno no período da tarde. Melhor pegar mais leve após almoço, há risco de distrações e falta de atenção. Vale reservar momentos para se afastar um pouco dos ruídos, dos tumultos e da correria. Aproveite para investir nos cuidados com a saúde, na organização, em atitudes mais maduras e econômicas.


    TOURO  

    Bom período para organizar as finanças e a agenda. A Lua segue no criterioso Virgem e se alinha com Vênus pela manhã: dá gosto ver tudo limpo, arrumado e nos conformes. A harmonia emocional vem junto com o desejo de ser útil. Conte com mais energia na primeira parte do dia, para as providências e contatos que deve promover. Novas organizações e estratégias no trabalho são muito bem vindas. No período da tarde, tudo pode ficar mais lento e confuso com a oposição entre Lua e Netuno. É melhor desacelerar e redobrar a atenção.

    GÊMEOS

    Com o Sol em seu signo, vale buscar novidades, atualizações e movimentos. Porém, cresce e cresce a inquietação, procure estabelecer prioridades. Evite a correria e esclareça dúvidas para que possa promover correções, cultivar organização para canalizar sua energia em algo construtivo. A Lua segue em Virgem, é importante cuidar dos detalhes no trabalho. No período da tarde a Lua se desentende com Netuno, indicando desatenção. Há risco de enganos, melhor ganhar tempo para refletir antes de tomar grandes decisões.

    CÂNCER 

    Dia de organização e limpeza. A Lua começa a crescer em Virgem com a simplicidade, a higiene, os cuidados com a alimentação e a saúde. Mas procure pegar leve no período da tarde, quando a Lua briga com Netuno. A concentração fica reduzida. Tarefas que exigem mais atenção aos detalhes ficam desfavorecidas. A dica é desacelerar e redobrar a atenção para evitar esquecimentos. Esse aspecto se desfaz à noite, quando Lua e Plutão se harmonizam para favorecer a intuição e a renovação das energias. 

    Leia Também:  "A Fazenda 12": Stéfani desabafa sobre briga com Raíssa: "Vou me afastar"

    LEÃO

    Período movimentado, porém, evite decisões rápidas. Procure simplificar seu dia-a-dia, promovendo limpezas e organizações. Com o Sol em Gêmeos, você fica mais curioso e inquieto. Sol e Lua desafiam Netuno, colocando confusões, distrações e mal entendidos em pauta. Procure realizar qualquer atividade com mais atenção aos detalhes. Sem pressa, para evitar erros. A Lua segue em Virgem, procure cultivar um pouco de método para não se perder entre tantas possibilidades. Pesquise, informe-se melhor. 

    VIRGEM

    Você viu?

    É importante dedicar um cuidado extra à saúde, descansar mais, se alimentar bem. A Lua segue em seu signo, mas hoje se desentende com Netuno. Prefira reunir-se com poucas pessoas, pois você fica mais tímido, exigente, seletivo e crítico. Fica mais contemplativo e aéreo também, sujeito a esquecimentos e distrações, principalmente no período da tarde. Já à noite, Lua e Plutão favorecem a renovação emocional. Com investigações e análises muito corretas, a vida pode se tornar mais harmoniosa e funcional.

    LIBRA 

    Uma bela limpeza pode renovar as energias. A Lua segue em Virgem: tudo o que possa fazer em nome de mais qualidade de vida fica favorecido. Período ideal para faxinas, cuidados com a higiene e organizações em geral. É preciso sempre movimentar a energia, se desfazer do que está velho para que o novo possa chegar. Se sua mente estiver confusa, aproveite para promover uma boa arrumação em casa ou no local de trabalho. Organizando fora, automaticamente uma organização dentro de si acontece.

    ESCORPIÃO 

    Lua e Netuno indicam a necessidade de se resguardar e evitar enfrentamentos. Vale tomar mais água, caprichar nos chás e dietas líquidas. Urano desafia Saturno: é importante controlar a ansiedade e a impulsividade, para que não aconteçam rupturas indesejadas ou acidentes. Esclareça com diplomacia qualquer dúvida. A Lua segue em Virgem e se harmoniza com Plutão à, favorecendo diagnósticos e desintoxicações. Bom para a recuperação de relações, para momentos de intimidade. Também para o perdão, amenizando mágoas.

    Leia Também:  Fecomércio-MT solicita providências sobre furtos de fiação em estabelecimentos comerciais

    SAGITÁRIO

    Você segue mais inquieto, sedento por novidades. Com o Sol em Gêmeos, signo oposto ao seu, fique atento para não gastar energia com falatório desnecessário. Vale introduzir algo novo em sua rotina, mas sem desrespeitar seus limites energéticos. O desafio é equilibrar o desejo de liberdade com a responsabilidade e os deveres. Evite assumir novos compromissos. A Lua segue em Virgem: comece nas pequenas atitudes, cultivando bons sentimentos. Concentre-se nas tarefas práticas e na realização concreta de seus objetivos. 

    CAPRICÓRNIO

    A Lua segue em Virgem, favorecendo o aperfeiçoamento, o critério e a prestação de serviços. Vênus combina com a Lua pela manhã: bom para fazer planejamentos, organizar o local de trabalho, introduzir mudanças e traçar estratégias para concretizar o que almeja. Mas à tarde, Lua e Netuno pedem cuidado com distrações. Vale fazer tudo com calma, sem correria. Tudo o que tiver de novidade pode ser inspirador. Fique de olho nas novas ideias. Doses de ousadia podem se revelar muito produtivas e oportunas.

    AQUÁRIO 

    A distração está em pauta na parte da tarde. A Lua briga com Netuno, é melhor evitar decisões e tarefas que exijam muita atenção. Procure controlar a ansiedade e a inquietação para evitar erros, atropelos e falhas. Quanto mais autonomia e tranquilidade puder cultivar, melhor. Pode dar aquela vontade de buscar mais liberdade. Mas é importante cultivar foco, introduzir as novidades aos poucos, com sabedoria. Você pode fazer novos amigos, unir-se a um grupo, a um projeto em equipe, expandir seus contatos e suas possibilidades profissionais.

    PEIXES 

    Vale marcar as atividades mais importantes para o período da manhã. À tarde, a Lua confronta Netuno e sua energia cai. A sensibilidade cresce, você fica como uma esponja, mais suscetível às influências externas. Evite situações, pessoas ou notícias negativas. Cuidado também com distrações e confusões, para não deixar escapar detalhes importantes. No período da noite o clima melhora, você ganha mais critério, intuição e atenção. As novas formas de pensar, a quebra de barreiras e preconceitos estão favorecidos.

    Fonte: IG Mulher

    COMENTE ABAIXO:
    Continue lendo

    vídeo publicitário

    POLÍTICA

    POLÍCIA

    AGRONEGÓCIO

    ECONOMIA

    GERAL

    MAIS LIDAS DA SEMANA