Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

MULHER

A queda dos fios se intensificou no outono? Descubra tudo sobre o assunto!

Publicados

em


source

Alto Astral

A queda dos fios se intensificou no outono? Descubra tudo sobre o assunto!
Reprodução: Alto Astral

A queda dos fios se intensificou no outono? Descubra tudo sobre o assunto!

Com dias mais frescos e menos ensolarados, o clima ameno de outono é amado por uns e odiado por outros. É nessa estação que também ocorre a diminuição da umidade relativa do ar e aumento de nevoeiros. E os dados estatísticos comprovam: o outono traz consigo uma maior incidência de queda dos cabelos , além de fios mais secos e sem brilho .

O porquê disso acontecer ainda não está totalmente elucidado, mas especialistas acreditam as essas alterações climáticas contribuem, sim, para que a problemática ocorra.

Como o sistema capilar identifica as alterações sazonais?

Heloisa Olivan, bioquímica e cosmetologista, explica que o couro cabeludo é uma estrutura viva e extremamente sensível a variações de luz e temperatura.

“A região possui receptores de luminosidade que estimulam a produção de melanina, uma das responsáveis por determinar o ritmo de crescimento e pigmentação dos fios”, Olivan comenta. Ou seja: dias menos ensolarados alteram a dinâmica desse ciclo, favorecendo o crescimento em marcha lenta ou até mesmo a queda capilar, como esclarece a bioquímica.

Olivan explica também que outros estudos sugerem que a queda capilar no outono se deve a um mecanismo de proteção do corpo contra a radiação, favorecendo um número maior de cabelos em fase de crescimento durante os meses mais quentes. Com o fim do verão , esse mecanismo é reduzido, levando os fios à queda no outono.

Leia Também:  Dia dos Pais: descubra como é a personalidade do pai de cada signo

Quando você deve se preocupar?

Os cabelos crescem, em média, um centímetro ao mês e, em geral, perdem uma média de 100 fios ao dia. Essa quantidade pode ser maior ou menor, dependendo das condições de saúde de cada pessoa, além dos cuidados capilares com os produtos adequados para cada tipo de madeixas e couro cabeludo.

Shutterstock

Você viu?

“No outono, esse número de queda pode ser até 10% maior, mas é uma fase passageira com rápida reposição do que se perdeu”, diz a expert no assunto. Olivan afirma ainda que se o cenário for esse, não há razão para se preocupar. “Essa queda sazonal geralmente é difusa, ou seja, afeta todo o couro cabeludo, ao invés de áreas específicas”, comenta.

É importante lembrar que o sistema capilar tem seu equilíbrio alterado com muita facilidade, então, falta de lavagem, fatores climáticos – como poluição e radiação solar -, procedimentos químicos, além de alterações hormonais, nutricionais ou emocionais, podem influenciar diretamente na bioquímica do couro cabeludo, mudando toda sua estabilidade.

Leia Também:  Linn da Quebrada sobre postura de Karol Conká no BBB 21: "Autoestima delirante"

Como manter os cabelos fortes nessa época do ano?

Para minimizar a queda de cabelo no outono, primeiramente é necessário cuidar da saúde do couro cabeludo. Olivan afirma que a conquista de fios saudáveis depende do equilíbrio da microbiota dessa região.

“Banhos muito quentes, abuso do secador e diminuição na frequência da lavagem podem abalar esse equilíbrio, deixando os fios mais susceptíveis à queda”, ela explica.

Quais outros fatores podem agravar a queda de cabelo?

Além dos cuidados diários, tanto com o couro cabeludo quanto com os fios, o estado nutricional é outro fator de extrema relevância para manter cabelos fortes, equilibrados e saudáveis. “Vitaminas, especialmente as do complexo B, aminoácidos, em especial a cisteína e a cistina, e os minerais, como o ferro, o zinco, o cobre e o silício, estão entre os protagonistas para ter cabelos saudáveis e bonitos”, informa a profissional.

Outro ponto que agrava a queda de cabelo, de acordo com Olivan, é a ansiedade e o estresse : “em situações de desequilíbrio emocional, alguns pacientes fazem do cabelo uma válvula de escape contra os acessos de tensão”. O comum hábito de puxar os cabelos é um comportamento chamado de tricotilomania, e está associado à ansiedade, depressão ou obsessões, e que pode danificar as madeixas.

Consultoria: Heloisa Olivan, bioquímica e cosmetologista do Instituto Olivan.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 17 de junho de 2021

Publicados

em


source
Mandala
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta as previsões de acordo com o signo e ascendente


ÁRIES 

Cresce a vontade de viver novas experiências e emoções, com Marte em Leão. Você pode buscar novos aprendizados e atualizar tecnologias também. Porém, a Lua começa a crescer em Virgem e desafia Netuno no período da tarde. Melhor pegar mais leve após almoço, há risco de distrações e falta de atenção. Vale reservar momentos para se afastar um pouco dos ruídos, dos tumultos e da correria. Aproveite para investir nos cuidados com a saúde, na organização, em atitudes mais maduras e econômicas.


TOURO  

Bom período para organizar as finanças e a agenda. A Lua segue no criterioso Virgem e se alinha com Vênus pela manhã: dá gosto ver tudo limpo, arrumado e nos conformes. A harmonia emocional vem junto com o desejo de ser útil. Conte com mais energia na primeira parte do dia, para as providências e contatos que deve promover. Novas organizações e estratégias no trabalho são muito bem vindas. No período da tarde, tudo pode ficar mais lento e confuso com a oposição entre Lua e Netuno. É melhor desacelerar e redobrar a atenção.

GÊMEOS

Com o Sol em seu signo, vale buscar novidades, atualizações e movimentos. Porém, cresce e cresce a inquietação, procure estabelecer prioridades. Evite a correria e esclareça dúvidas para que possa promover correções, cultivar organização para canalizar sua energia em algo construtivo. A Lua segue em Virgem, é importante cuidar dos detalhes no trabalho. No período da tarde a Lua se desentende com Netuno, indicando desatenção. Há risco de enganos, melhor ganhar tempo para refletir antes de tomar grandes decisões.

CÂNCER 

Dia de organização e limpeza. A Lua começa a crescer em Virgem com a simplicidade, a higiene, os cuidados com a alimentação e a saúde. Mas procure pegar leve no período da tarde, quando a Lua briga com Netuno. A concentração fica reduzida. Tarefas que exigem mais atenção aos detalhes ficam desfavorecidas. A dica é desacelerar e redobrar a atenção para evitar esquecimentos. Esse aspecto se desfaz à noite, quando Lua e Plutão se harmonizam para favorecer a intuição e a renovação das energias. 

Leia Também:  Casa e decoração: veja como usar elementos ripados com elegância

LEÃO

Período movimentado, porém, evite decisões rápidas. Procure simplificar seu dia-a-dia, promovendo limpezas e organizações. Com o Sol em Gêmeos, você fica mais curioso e inquieto. Sol e Lua desafiam Netuno, colocando confusões, distrações e mal entendidos em pauta. Procure realizar qualquer atividade com mais atenção aos detalhes. Sem pressa, para evitar erros. A Lua segue em Virgem, procure cultivar um pouco de método para não se perder entre tantas possibilidades. Pesquise, informe-se melhor. 

VIRGEM

Você viu?

É importante dedicar um cuidado extra à saúde, descansar mais, se alimentar bem. A Lua segue em seu signo, mas hoje se desentende com Netuno. Prefira reunir-se com poucas pessoas, pois você fica mais tímido, exigente, seletivo e crítico. Fica mais contemplativo e aéreo também, sujeito a esquecimentos e distrações, principalmente no período da tarde. Já à noite, Lua e Plutão favorecem a renovação emocional. Com investigações e análises muito corretas, a vida pode se tornar mais harmoniosa e funcional.

LIBRA 

Uma bela limpeza pode renovar as energias. A Lua segue em Virgem: tudo o que possa fazer em nome de mais qualidade de vida fica favorecido. Período ideal para faxinas, cuidados com a higiene e organizações em geral. É preciso sempre movimentar a energia, se desfazer do que está velho para que o novo possa chegar. Se sua mente estiver confusa, aproveite para promover uma boa arrumação em casa ou no local de trabalho. Organizando fora, automaticamente uma organização dentro de si acontece.

ESCORPIÃO 

Lua e Netuno indicam a necessidade de se resguardar e evitar enfrentamentos. Vale tomar mais água, caprichar nos chás e dietas líquidas. Urano desafia Saturno: é importante controlar a ansiedade e a impulsividade, para que não aconteçam rupturas indesejadas ou acidentes. Esclareça com diplomacia qualquer dúvida. A Lua segue em Virgem e se harmoniza com Plutão à, favorecendo diagnósticos e desintoxicações. Bom para a recuperação de relações, para momentos de intimidade. Também para o perdão, amenizando mágoas.

Leia Também:  Descubra o tipo de relação que seu signo tem com dinheiro

SAGITÁRIO

Você segue mais inquieto, sedento por novidades. Com o Sol em Gêmeos, signo oposto ao seu, fique atento para não gastar energia com falatório desnecessário. Vale introduzir algo novo em sua rotina, mas sem desrespeitar seus limites energéticos. O desafio é equilibrar o desejo de liberdade com a responsabilidade e os deveres. Evite assumir novos compromissos. A Lua segue em Virgem: comece nas pequenas atitudes, cultivando bons sentimentos. Concentre-se nas tarefas práticas e na realização concreta de seus objetivos. 

CAPRICÓRNIO

A Lua segue em Virgem, favorecendo o aperfeiçoamento, o critério e a prestação de serviços. Vênus combina com a Lua pela manhã: bom para fazer planejamentos, organizar o local de trabalho, introduzir mudanças e traçar estratégias para concretizar o que almeja. Mas à tarde, Lua e Netuno pedem cuidado com distrações. Vale fazer tudo com calma, sem correria. Tudo o que tiver de novidade pode ser inspirador. Fique de olho nas novas ideias. Doses de ousadia podem se revelar muito produtivas e oportunas.

AQUÁRIO 

A distração está em pauta na parte da tarde. A Lua briga com Netuno, é melhor evitar decisões e tarefas que exijam muita atenção. Procure controlar a ansiedade e a inquietação para evitar erros, atropelos e falhas. Quanto mais autonomia e tranquilidade puder cultivar, melhor. Pode dar aquela vontade de buscar mais liberdade. Mas é importante cultivar foco, introduzir as novidades aos poucos, com sabedoria. Você pode fazer novos amigos, unir-se a um grupo, a um projeto em equipe, expandir seus contatos e suas possibilidades profissionais.

PEIXES 

Vale marcar as atividades mais importantes para o período da manhã. À tarde, a Lua confronta Netuno e sua energia cai. A sensibilidade cresce, você fica como uma esponja, mais suscetível às influências externas. Evite situações, pessoas ou notícias negativas. Cuidado também com distrações e confusões, para não deixar escapar detalhes importantes. No período da noite o clima melhora, você ganha mais critério, intuição e atenção. As novas formas de pensar, a quebra de barreiras e preconceitos estão favorecidos.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA