25 C
Cuiabá
terça-feira, abril 23, 2024
spot_img

Ministro Blairo Maggi lança em Chapada o Dia D Nacional de Combate a dengue

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, lançou na manhã desta sexta-feira (8), em Chapada dos Guimarães, o Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e a zika.

A mobilização é em todo o país, com o poder público convocando a população para se unir em ações contra o mosquito Aedes aegypti. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância do engajamento de todos nesta luta.

A programação teve início na Praça Dom Wunibaldo, onde o ministro Blairo Maggi, a prefeita Thelma de Oliveira e demais autoridades se reuniram. Da Praça seguiram para a Casa do Artesão para um café da manhã tradicional da cidade.

Em seguida a comitiva foi para a Escola Municipal Professora Abinel de Freitas, no bairro Cohab, onde realizaram uma solenidade. No local, estava preparada uma exposição com mini laboratório microscópico aos alunos por parte dos agentes de endemias.

Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar os estágios da larva ao mosquito transmissor da dengue, onde houve também uma panfletagem sobre o mosquito.

Estavam presentes na mobilização, além da prefeita Thelma de Oliveira, o deputado estadual Wagner Ramos, ex-deputado estadual Chico Daltro, o representante da secretaria de Estado de Saúde, Sandro Neto, os vereadores Benedito Edmilson de Freitas Filho, Michele Fátima da Costa, Thomas Jefferson, Aline Muniz dos Santos, Cacilda Benedita de Siqueira, Manoel Marinho Albernaz Neto, além do diretor do SAAE, Luciano Augusto Neves e toda equipe de secretários municipais.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO MOSQUITO

Este Dia Nacional de Combate ao Mosquito busca ampliar a conscientização da população sobre cuidados simples e de rotina que podem impedir a reprodução do mosquito Aedes aegypti.

O principal instrumento para combater o mosquito está nas mãos da população e exige o esforço simples de todos os brasileiros. O cuidado permanente e contínuo nas residências, locais de trabalho, escolas, nos logradouros públicos, enfim, em todos os lugares, para que esses ambientes não se transformem em espaço para o crescimento do mosquito.

Enquanto ainda não se tem disponível no mundo uma vacina para o vírus zika, a destruição dos criadouros é umas das principais formas de prevenção da doença, protegendo gestantes e crianças. A adoção de uma rotina com medidas simples para eliminar recipientes que possam acumular água parada pode salvar vidas.

Crédito: Secretaria de Cultura De Mato Grosso

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS