Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

Agronegócio

Visita técnica sobre flores tropicais em Acorizal promove opção de agronegócio rentável

Publicados

em

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março (sexta-feira), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realiza, a partir das 8 horas, uma visita técnica sobre flores tropicais, no Campo Experimental da empresa no município de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá).

Durante o evento, os visitantes irão conhecer um projeto pioneiro no Estado que estuda a viabilidade produtiva de diferentes espécies: estrelícia, helicônia, bastão do imperador, alpinia, antúrio entre outras. O projeto de pesquisa é inovador e estuda a fenologia e a viabilidade produtiva de espécies de flores tropicais de corte, com foco na agricultura familiar.

Como uma nova alternativa de geração de emprego e renda no agronegócio, os experimentos foram implantados em 2009, com plantas destinadas principalmente para arranjos florais e paisagismo. A pesquisadora da Empaer, Eliane Forte Daltro, fala que as flores tropicais são plantas perenes e podem ser cultivadas em áreas impróprias para outras atividades agropecuárias.

Conforme Eliane, o Estado possui excelentes características de solo, clima e localização geográfica privilegiada para o desenvolvimento de uma floricultura eficiente e competitiva. “Mato Grosso tem todas as condições para se tornar um grande produtor e exportador de excedentes de flores tropicais. É consumidor potencial, mantendo total relação de dependência com as principais regiões produtoras para o seu abastecimento”.

Leia Também:  Simpósio de iniciação científica reúne alunos de várias instituições na Fatec Senai Cuiabá

A floricultura representa um dos mais promissores segmentos do agronegócio contemporâneo, já que o mercado mundial movimenta valores acima de U$ 5 bilhões (de dólares) em exportações. A floricultura comercial abrange o cultivo de flores e plantas ornamentais com variados fins que incluem as culturas de flores para corte, produção de mudas arbóreas e as de porte elevado. Envolve a produção, o comércio e a distribuição de flores e plantas cultivadas com fim ornamental.

Para apresentar a evolução e o desenvolvimento das flores tropicais durante a visita técnica, o público irá passar pelo campo experimental e conferir a fenologia e a viabilidade produtiva das flores, entre elas estão: antúrio, helicônia, alpinias, sorvetão (gengibre ornamental), bastão do imperador, costus e algumas folhagens.

Serviço

A visita técnica será realizada na sexta-feira (08), a partir das 8h, com encerramento previsto às 11 horas. Para mais informações: (65) 3613-1714 (Empaer).

 

 

Credito: Governo de Mato Grosso

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Agronegócio

Governo Federal lança plano de promoção da agricultura de baixo carbono

Publicados

em

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o Plano ABC+ 2020-2030. O plano traz as estratégias do governo para a promoção da agricultura de baixa emissão de carbono na próxima década. O objetivo, segundo o ministério, é avançar nas soluções sustentáveis para a produção no campo e a melhoria da renda do produtor rural, com foco no enfrentamento da agropecuária às mudanças do clima.

Entre os conceitos adotados no ABC+, está o da Abordagem Integrada da Paisagem (AIP), que prevê a gestão integrada da propriedade rural. A AIP estimula o uso eficiente de áreas com aptidão para produção agropecuária, e a regularização ambiental e preservação estabelecida pelo Código Florestal.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Novembro Azul: tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA