24 C
Cuiabá
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

TCE inicia três cursos EAD para agentes públicos nesta segunda

Servidores públicos que atuam na área de compras públicas, licitações e operadores do sistema Geo-Obras participam de três capacitações que iniciam nesta segunda-feira, dia 12/08, pela modalidade de Ensino a Distância (EAD). Os cursos são oferecidos pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, por meio da Escola Superior de Contas. Num total de 120 vagas os cursos serão ministrados pelos facilitadores Franklin Brasil (Formação de preços de Referência em Compras Públicas), Kleberson de Souza (Detecção de Fraudes em Licitação) e Heloisa Auxiliadora Boaventura de Moraes (Sistema Geo-Obras – Módulo Jurisdicionado – Operadores).

O curso para capacitar operadores do Sistema Geo-Obras tem a coordenação da Secretaria de Controle Externo de Obras e Infraestrutura com objetivo de qualificar os operadores que fazem a inserção de informações e arquivos a serem registrados no sistema, e orientá-los quanto a qualidade dos dados, buscando difundir as informações e as regras estabelecidas pelo TCE-MT. O curso segue até o dia 2 de setembro e tem um total de 40 horas e 50 participantes.

Controladores internos de prefeituras e câmaras municipais, policiais, prefeitos e gestores que atuam diretamente com licitações estão entre os 50 participantes da capacitação direcionada para a “Detecção de Fraudes em Licitação”. Também foi dada oportunidade para alguns servidores de órgãos de controle parceiros do TCE-MT. Serão 45 dias de curso com 80 horas e termina no dia 25 de setembro. O curso tem a coordenação geral da Consultoria Técnica do TCE-MT.

Com a supervisão Geral da Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) do Tribunal de Contas, o curso EAD sobre Formação de Preços de Referência em Compras Públicas é destinado aos servidores públicos que atuam na área de compras governamentais, pregoeiros, procuradores jurídicos e controladores internos. A proposta da capacitação é disseminar o conceito de “preço de referência” exigido em compras públicas, orientando acerca de formas práticas de realizar pesquisa de preços , orçamento estimativo, critérios de aceitabilidade de propostas e análise de viabilidade econômica de atas de registros de preços.

Uma das novidades apresentadas no curso é o Radar de Controle Público, uma ferramenta tecnológica desenvolvida pelo TCE-MT para atuar na prevenção e no combate à corrupção e auxiliar os gestores a pagarem o preço justo. O curso tem 30 participantes e aulas durante 45 dias.

 

Fonte: AMM

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS