24 C
Cuiabá
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Sinop reúne time de startups de sucesso em evento

Por Assessoria de Imprensa Sebrae MT

O auditório do Centro de Eventos Dante Martins de Oliveira, em Sinop, ficou repleto de estudantes, professores, microempreendedores, empresários e futuros empreendedores de várias regiões de Mato Grosso. A atenção dos presentes estava totalmente voltada para os palestrantes que participaram da programação do Startup Day 4.0, que reuniu um time de influentes fundadores de startups de sucesso de todo o país.

No total, durante os dois dias de evento, 12 expositores apresentaram sua marca, mostraram os seus produtos e partilharam dicas sobre negócios. Responsável por um estande exposto no evento e parceiro do Startup Day 4.0, Rogério Ribeiro, franquiado do Empório Louvada, em Sinop, deixou, por alguns minutos, o estande sob responsabilidade da equipe para acompanhar algumas palestras. Ele que mora em Cuiabá viu em Sinop um centro em constante crescimento e, então, decidiu usar a oportunidade para investir. “É bacana esses eventos para se autodesenvolver como empreendedor, fazer uma reflexão do seu negócio e realizar uma interação com os parceiros sobre os produtos.”

Um painel especial marcou o Startup Day 4.0, com a participação de Rodrigo Paiva, Feliciano Azuaga e Adriano Barreto, organizadores do Startup Weekend Sinop, uma rede de disseminação de startups desenvolvida para a comunidade. Os três dividiram com o público as barreiras que tiveram para divulgar a rede de startup no interior do estado e compartilharam a história por trás da criação da Comunidade HubNorte, um centro de operações em prol da comunidade com objetivo de fazer as pessoas se conectarem e falarem sobre startup. E como exemplo de uma ideia que deu certo durante o Startup Weekend Sinop de 2018, subiu ao palco Maria Clara, de 11 anos, que criou a sua própria startup aos 10 anos, o Quem Indica sua Babá (Q.I Babá). Ela, em parceria com outras sete pessoas recebeu o 1º lugar no Startup Weekend Sinop, e mantém o negócio funcionando com 68 babás cadastradas, 72 clientes e já realizou 48 atendimentos.

O ecossistema de Mato Grosso foi outro tema abordado em um dos painéis do evento. Com a participação de Eire Fragoso, da MyWeek, Nelson Andreatta, do Eats For You, Rodrigo Louzich, da Dropo, Rodrigo Paiva, da WebPago, e Vitor Pereira, da Estuda.com. Mediado por Fernando Pscheidt, Sebrae.

Nelson Andreatta, CEO do Eats For You, um marketplace mobile de refeições que conecta donos e donas de casa àqueles que desejam comer comidas caseiras na hora do almoço, é considerado um case de sucesso de Mato Grosso. Atualmente, atendendo São Paulo e Cuiabá, a startup foi premiada como a Startup Destaque de 2018 pela Foodtech Movement. “Foi em um evento como este que eu tive a ideia de fazer o Eats For You. Sem falsa modéstia, hoje nós somos uma case de sucesso de Mato Grosso porque sabemos que já construímos muito. No evento de hoje, quantos Eats For You podem sair daqui? Eu deixo minha admiração pelo que as pessoas fazem aqui, porque em Mato Grosso a gente aprende na adversidade, por isso minha admiração por quem trabalha e constrói. Nós não podemos ter a ‘síndrome de vira-lata’, precisamos saber que estamos fazendo e muito bem.”

Outro case de sucesso de Mato Grosso é Vitor Pereira, fundador da plataforma Estuda.com, um site com mais de 80 mil questões de ensino médio e fundamental que possui mais de dois milhões de estudantes cadastrados. Vitor nasceu no município de Guiratinga (MT) e foi incentivado a criar uma startup durante um evento, em Cuiabá, quando conheceu um pouco do ecossistema da cidade. “Quando estive em Cuiabá em contato com startups de lá, começou a vontade de criar uma startup que impacte não só na minha cidade, mas no meu estado e em todo o Brasil. Espero que o Estude.com, que hoje está funcionando, seja uma referência para essas pessoas também. Quero que eles saibam que não importa onde eles estão, seja em Sinop ou em uma vila no interior de Mato Grosso, você pode fazer. É esse desejo de não só impactar uma cidade, mas querer impactar muitas pessoas e saber que pode ser feito com pouco dinheiro.”

O encerramento do Startup Day 4.0 ficou nas mãos de um dos investidores mais importantes do Brasil, João Kepler, empreendedor que investe desde 2008 e reconhecido como um dos conferencistas mais sintonizados com inovação e convergência digital no Brasil. Kepler é autor das obras “Smart Money – a arte de atrair investidores e dinheiro inteligente para seu negócio” e “O vendedor na era digital”, dentre outras obras bastante populares. Além disso, foi premiado também como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards, considerado o Oscar das startups.

“Qualquer empresa precisa se reinventar hoje, mesmo que esteja vencendo no mercado. É preciso se reinventar porque você tem que continuar vencendo. O mundo é outro, o mercado é outro, com novos modelos de negócio e uma nova economia, as empresas precisam entender isso. Uma das grandes diferenças do empreendedor para o empresário é exatamente isso. O empreendedor pensa na comunidade, pensa em colaborar, não só no lucro. Na verdade, ele pensa em gerar resultado, gerar feedback, gerar apoio à comunidade.”

Segundo Kepler, uma das maiores e mais importantes características que um empreendedor precisa ter é procurar soluções para problemas, seja na rua, na cidade, na escola ou no trabalho. “Meus melhores investimentos foram fora dos grandes centros. Aqui é uma grande oportunidade de nós encontrarmos bons negócios para investir, pois não tem a pressão dos grandes centros, é mais tranquilo, por exemplo, para desenvolver o projeto do seu negócio. Não queira sair para os grandes centros porque a ‘vibe’ é lá. Faça aqui, consiga investimentos aqui, gere renda, gere produção local e transforme o seu município. Não queira de lá para cá, porque é um processo mais difícil, a competição é maior”, sugere Kepler.

Após a palestra, Kepler seguiu para o estande da Livraria Nobel para autografar suas obras.

Além do conhecimento, foi promovido aos presentes uma rede de interação para que troquem ideias e fortaleçam novas parcerias. Durante os intervalos entre uma palestra e outra, eles se reuniam para compartilhar conhecimento e entender o mercado de Mato Grosso para as startups. De acordo com o gestor do projeto Startups em Mato Grosso, Fernando Pscheidt, esse evento foi realizado para agregar dentro da comunidade local, de forma que proporcione inovação para as pessoas envolvidas.

“Para Sinop agregou muito, foi um ótimo começo de 2019 porque, até então, toda as ações de startup eram para um público muito específico. E esse evento veio, justamente, para trazer conhecimento sobre startups e inovação para os empresários tradicionais, grandes empresas, grandes instituições e prefeituras. Com certeza, o pós-evento vai trazer grandes frutos porque vão ter mais pessoas envolvidas com o ecossistema e a região vai evoluir de uma forma muito mais saudável. Cada um vai entender, pelo menos um pouquinho, qual o papel dele e o que pode acrescentar para a região.”

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS