27 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Sicredi e Sebrae lançam programa para acelerar o crescimento dos pequenos negócios

Para apoiar nas fases de sustentação e prosperidade, o Sicredi e o Sebrae Mato Grosso desenvolvem o Programa de Aceleração do Microempreendedor Individual – Prospera MEI. Um grupo de 1.600 microempresários individuais associados às cooperativas do Sicredi será acompanhado pelo período de 12 meses, com acesso a uma programação focada no desenvolvimento da empresa. Terá apoio nas áreas de finanças, marketing, vendas, planejamento estratégico e pessoas, incluindo atividades burocráticas.

No lançamento do programa Prospera MEI em Cuiabá, na noite de terça-feira (26/11), no Centro de Eventos do Pantanal, a diretora técnica do Sebrae MT, Eliane Chaves, destacou que a parceria cria condições para o microempreendedor individual continuar a crescer com confiança e inovação, uma vez que terá à sua disposição conhecimento, tecnologia e investimento.

“Os empreendedores individuais já representam a maioria dos pequenos negócios no Brasil e em Mato Grosso (160.627 MEIs até o final de outubro), superando inclusive a quantidade de micro e pequenas empresas formais. São base da nossa economia e, com muita coragem, empreendem nesse país com inúmeros desafios burocráticos e tributários, buscando um lugar no mercado, de forma legal, e merecem todo o nosso respeito e apoio”.

Para o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Carlos Spenthof, a parceria firmada com o Sebrae vai contribuir com o desenvolvimento dos negócios desse grupo de microempreendedores individuais associados, mostrando que o caminho para a prosperidade passa pela boa gestão do negócio e constante capacitação.

“Como forma de apoiar no crescimento dessas empresas, o Sicredi desenvolve serviços customizados para os MEIs. Além disso, oferece orientações que envolvem educação e consultoria financeira, atendimento personalizado, produtos e serviços adequados ao negócio. A parceria também oportuniza o desenvolvimento de novos produtos e serviços, o que amplia nosso portfólio destinado a esse grupo de empresários”.

Disse ainda que estão preocupados não só com o negócio, mas com a capacidade das pessoas em tocar seus empreendimentos e se desenvolverem. “Sebrae e Sicredi são quase irmãos siameses em suas missões”.

O diretor de Negócios do Sicredi Centro-Norte, Ézio Filho de Almeida, considera o Prospera MEI como “filho que nasce”, lembrando ser este um segmento que cresce, mas que enfrenta muitos desafios, como falta de conhecimento de gestão financeira – por isso, oferecem soluções financeiras conscientes. Para ele, o empreendedor é o grande motor da economia, que movimenta o país.

Durante o lançamento, as empresárias Silvia Biasoli e Virgínia Martins de Carvalho apresentaram seus cases num rápido talk show, com a participação da gerente de Empreendedorismo do Sebrae MT, Marta Torezam, e do diretor de Negócios do Sicredi Centro-Norte, Ézio Filho de Almeida.

Silvia abriu a empresa La Matriciana Massas de Autoria em 2016 e no ano seguinte passou de MEI para microempresa, por causa da necessidade de contratar mais uma funcionária para atender à crescente demanda. Hoje, tem cinco funcionárias, produz uma média de 300 quilos de massas congeladas por mês e tem uma clientela que só aumenta.

Para estar de acordo com esse novo momento de sua empresa, buscou o Sicredi para construir uma câmara fria. O próximo passo será implantar um sistema de energia fotovoltaica (solar) para reduzir os custos. Segundo ela, a consultoria do Sebrae é fundamental para todos esses avanços. “O Sebrae enxerga o que a gente não vê”, constata.

Virgínia também buscou o Sebrae antes mesmo de abrir sua empresa – não poderia colocar em risco todo o dinheiro que recebeu do Fundo de Garantia ao ser despedida do emprego onde trabalhou por 18 anos. Em 2018, participou de um Bootcamp Empreendedorismo em Ação, destinado a pessoas que querem começar ou redesenhar um modelo de negócio e chegou à conclusão de que a floricultura que sonhava em abrir não seria um bom empreendimento. Acabou optando por abrir o Recanto do Pet no início desse ano (2019) e garante estar indo “de vento em popa”.

Com a ajuda da mãe, Neide Martins Bomfim, e de freelancers nos finais de semana, ela oferece serviços de banho, tosa, hidratação, corte de unha, tudo com foco no bem estar dos animais, o que, segundo ela, é o diferencial de sua empresa. “Amo bichos desde criança e faço o meu trabalho com muito carinho”, revela com um brilho nos olhos. O pet shop tem ainda ração a granel, produtos diversos e alguns medicamentos.

O programa

A apresentação do programa foi feita pela analista técnica do Sebrae MT, Patrícia Seixas, da Gerência de Empreendedorismo. Ele será executado em três fases – mobilização, sensibilização e adesão; relacionamento com o MEI; e mensurações e avaliações.

Na primeira etapa do programa, a empresa será avaliada por um diagnóstico, que vai mapear os pontos fortes e fracos e o grau de maturidade de gestão. Na segunda etapa, um plano de ação será proposto, contemplando a estratégia para o crescimento, com acompanhamento do Sebrae, visando a perenidade do negócio.

Paralelamente, o microempresário receberá conteúdos programáticos para capacitação online, além de encontros presenciais. Também terá à disposição consultorias, mentorias e outras soluções operacionais, administrativas e financeiras, definidas de acordo com as demandas identificadas. Na terceira etapa, que na realidade será feita ao longo de todo o período, estão previstas avaliações no 4º, 8º e 13º meses para mensurar a evolução do negócio.

Cadastrado com MEI há dois anos, Tiago Nazário, 37 anos, proprietário do pet shop Boutique Animal, em Várzea Grande, cliente do Sicredi, vê no Prospera Mei uma oportunidade para crescer. “Esse programa caiu como uma luva  para que eu possa expandir minha empresa, mudar de categoria e abrir filiais”, disse enquanto preenchia a proposta de adesão. Por enquanto, ele trabalha com a mulher, o filho, um funcionário e mais dois freelancers nos finais de semana, mas garante: “o céu é o limite” para o crescimento da empresa.

Os resultados do Prospera MEI serão mensurados por meio de quatro indicadores: saúde financeira, maturidade de gestão, evolução da faixa de faturamento e desenquadramento do MEI para ME (microempresa), já que a intenção é que, após o diagnóstico dos pontos fracos e fortes e execução do plano de ação, em poucos meses a empresa colha os resultados e possa ver o negócio crescer com sustentabilidade, subindo um degrau na classificação empresarial.

O potencial de crédito do público alvo chega a R$ 1,6 bilhão, considerando um tíquete médio de R$ 10 mil, multiplicado pelo total de MEIs em atuação no mercado local. No território estadual, o número de associados MEIs do Sicredi é cerca de 11,5 mil.

Além de Cuiabá, estão programados lançamentos regionais nas cidades de Rondonópolis, Campo Verde, Araputanga, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Juína, Nova Mutum, Pontes e Lacerda e Sinop.

O Prospera MEI é um programa piloto em Mato Grosso e após 12 meses vislumbra ser lançado em nível nacional tanto pelo Sicredi quanto pelo Sebrae.

Apoio extra

A parceria do Sicredi com o Sebrae também prevê o desenvolvimento de um aplicativo (App), que possibilitará maior interação entre as partes envolvidas (empreendedores, Sicredi e Sebrae), conferindo maior agilidade no atendimento e compartilhamento de informações do histórico de atendimento.

Várias operações remotas serão executadas pelo aplicativo de celular, entre eles, canal de relacionamento direto, agendamento de atendimento presencial, emissão de guias e certidões, “pushs” de alertas e promoções, capacitações online e inteligência artificial para atendimento a dúvidas. A previsão é que o APP PROSPERA MEI seja lançado em breve.

Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 457 mil associados, com 175 agências em 140 municípios. Em todo o país são mais de quatro milhões de associados, com presença em 22 estados e no Distrito Federal, e mais de 1.700 agências, oferecendo mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Assessoria de Imprensa – Rita Comini (*)

Crédito das fotos: Rodrigo Lorenzon

(*) Com assessoria de imprensa do Sicredi Centro Norte

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS