25 C
Cuiabá
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Abril fecha com 3.005 reclamações junto ao Procon estadual

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor registrou no mês abril 3.005 atendimentos. No Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.813 registros e outros 1.192 pela plataforma de atendimento online –www.consumidor.gov.br.

No Sindec, a campeã de reclamações ainda é a categoria “Serviços Essenciais”, com 1.041 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica” com 504 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, 299 registros. Na terceira posição aparece “Telefonia Celular”, com 170 reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor de “Assuntos Financeiros”, que teve 327 reclamações. “Cartão de Crédito” e “Financeira” estão empatados com 71 procedimentos cada. Em seguida aparecem “Banco Comercial”, com 68, “Cartão de Loja”, com 39

A área “Serviços Privados” ficou em terceiro lugar no ranking, com 196 registros: 57 para “TV Por Assinatura (Cabo, Satélite, Etc.)”, 22 para “Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos)” e 18 para “Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior)”.

Já “Produtos”, com 195 registros, ocupa a quarta posição, com: 26 procedimentos para “Combustível Automotivo (Gasolina, Álcool, Diesel, Gás)”, 14 para “Internet” e “Telefone (Convencional, Celular, Interfone, Etc.)” e 10 para “Móveis para Quarto”.

A área “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 34 reclamações, seguido por “Habitação”, que tem 13 registros. A última posição do ranking de abril é ocupada pela área “Alimentos”, com sete registros.

Atendimento Online

Pela plataforma www.consumidor.gov.br o Procon estadual registrou 1.192 reclamações, sendo que neste caso a área de “Telecomunicações” é que lidera o ranking de reclamações, com 445 registros. Em segundo lugar está ”Serviços Financeiros”, com 346 reclamações, seguido de ”Transportes”, com 135 registros.

A quarta posição aparece com “Produtos de telefonia e informática”, que teve 101 reclamações. Já na quinta posição, a categoria “Demais Serviços” registrou 50 reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área de “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 43 registros, e o sétimo por “Demais Produtos” – 40 registros.

Em oitavo lugar, com 21 reclamações, está a área “Turismo/Viagens”, seguida por “Saúde”, com nove. Em décimo colocado ficou “Alimentos”, com dois registros.

As categorias “Água, energia e gás”, “Educação” e “Habitação” não tiveram registro no mês de abril na plataforma www.consumidor.gov.br .

Assessoria | Procon-MT

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS