23 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Senado instala Comissão do Pantanal e confirma visita a áreas atingidas pelo fogo

 

A Comissão Temporária Externa do Senado Federal criada para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal será instalada, em sessão remota, nesta quarta-feira (16), a partir das 16 horas. Ela será composta por três senadores de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (PSL) e o senador Nelsinho Trad (PSD), e pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), autor do requerimento que deu origem ao colegiado.

Na reunião desta quarta-feira, serão escolhidos presidente e relator. Ao longo de 90 dias – previsão inicial de funcionamento – os parlamentares acompanharão as ações de combate aos incêndios no bioma. Os senadores vão checar os desdobramentos e estudar as providências necessárias para evitar novas queimadas, além das ações de proteção da fauna e da flora, das populações diretamente atingidas e do impacto na economia da região.

No sábado, eles deverão visitar as regiões atingidas pelos incêndios florestais. Na maior seca das últimas duas décadas, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) indica que 15% do Pantanal foi consumido, uma área equivalente a 2,2 milhões de hectares.

Além da visita programada, os senadores farão reuniões, debates com os envolvidos, incluindo órgãos federais, estaduais e municipais, ONGs, pesquisadores e especialistas.

“O Pantanal possui um dos biomas mais importante do mundo. É um patrimônio da humanidade e o que está acontecendo ali, com a terrível perda da fauna e da flora, deixa a todos nós aterrorizados” – disse o senador Wellington Fagundes, que mensura ainda os incêndios florestais em outras regiões do Estado, como Chapada dos Guimarães e Nobres, além do Araguaia.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS