35 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img

Servidores do TJMT cobram aprovação de projeto que concede RGA de 4,48%

O Sindicato do Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso (Sinjusmat) ingressou com um mandado de segurança no próprio Poder Judiciário exigindo “celeridade” da Assembleia Legislativa (ALMT) na análise de um projeto de lei que prevê um reajuste de 4,48% nos salários dos servidores. O aumento refere-se à Revisão Geral Anual (RGA), do exercício de 2019, e que deveria incidir nos subsídios do funcionalismo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) neste ano de 2020.

O mandado de segurança, assinado no último dia 3 de novembro, aponta que supostos “fatores políticos” vem impedindo o trâmite – e posterior aprovação ou reprovação -, do projeto de lei enviado ao Legislativo em maio de 2020. Ou seja, há mais de 5 meses.

O reajuste de 4,48% já foi autorizado pelo Poder Judiciário Estadual. O projeto que precisa passar pela Assembleia pede o aumento nos salários seja aplicado no subsídios dos servidores do órgão à partir de janeiro deste ano, de forma retroativa.

“A continuidade da morosidade da Assembleia Legislativa de Mato Grosso tem consequências jurídicas. A lógica para o atraso da análise é puramente por fator político. Seria ingênuo trilhar por outro caminho. Ter-se-ia entre outras consequências a da possibilidade de imputação do tipo descrito no artigo 37 da Lei n.º 13.869/19, a que trata do Abuso de Autoridade”, defende o Sinjusmat no mandado de segurança.

O Sindicato lembra no mandado de segurança que todos os outros projetos de lei, que estabeleciam os parâmetros para a concessão da RGA em anos anteriores, foram analisados pela ALMT com mais rapidez. “Nos anos de 2017, 2018 e 2019 temos que a proposição da iniciativa foi subsequentemente seguida com o início do trâmite do processo legislativos”, alega o Sinjusmat.

O caso está sob análise do presidente e desembargador do TJMT, Carlos Alberto Alves da Rocha, que ainda não tomou uma decisão sobre o caso.

Ele também foi o relator da minuta do projeto de lei que estabelece o reajuste de 4,48% aos servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso. O Pleno do TJMT seguiu o voto pela aprovação do aumento salarial por unanimidade em julgamento ocorrido em fevereiro de 2020.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS