27 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

AO VIVO: STJ julga manutenção da liminar que afastou Witzel do cargo

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça começou a julgar o afastamento de Wilson Witzel do governo do Rio de Janeiro. Os 15 ministros mais antigos decidirão se mantêm, ou não, a decisão de Benedito Gonçalves, que o afastou por 180 dias.

Por enquanto, o placar está três a zero a favor da manutenção do afastamento. O voto de Gonçalves foi seguido pelo ministro Francisco Falcão e pela ministra Nancy Andrighi.

“Estes fatos caracterizam elementos suficientes da ocorrência de crimes e a presença de indícios que têm o condão de evidenciar a existência de relações espúrias entre o governo e empresários, sobretudo na época de pandemia”, disse a ministra. “Realmente a ordem pública está não só em risco, como em atual, intensa e grave lesão, a situação de enfrentamento à pandemia tem sido aproveitada para dar continuidade à prática de atos criminosos”, continuou.

A sessão começou tensa, com advogados e Procuradoria-Geral da República trocando acusações. Os ministros inicialmente decidiram sobre duas questões de ordem propostas pela defesa de Witzel — uma delas pedia para que o julgamento, transmitido pela internet, fosse sigiloso. Os ministros mantiveram a sessão, que está sendo assistida por quase 3 mil pessoas, pública.

O afastamento de Witzel foi determinado a pedido da Procuradoria-Geral da República na Operação Tris In Idem, desdobramento da Operação Placebo, que investiga desvios de recursos da saúde no Executivo fluminense.

Fonte: VEJA.COM

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS