Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

ESTÍMULO

Instituição de ensino aposta em projeto para estimular habilidades cognitivas e protagonismo juvenil

Publicados

em

A Escola Estadual Plena Antônio Epaminondas (EPA), em Cuiabá, se dedica ao Projeto Escola Para a VidaDesenvolvendo as competências socioemocionais – disponível para todos os estudantes.

A proposta é estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioeducativas e socioemocionais. Essa motivação irá contribuir para a ampliação da autonomia dos jovens protagonistas. Além disso, a ideia é aprimorar as relações interpessoais e, principalmente, aumento da participação dos pais na formação integral dos estudantes. A ação visa também fomentar o desenvolvimento da inteligência emocional e sua relação intrapessoal.

O projeto será desenvolvido quinzenalmente no período vespertino, quatro horas diárias. Os estudantes recebem pelo WhatsApp um roteiro semiestruturado com as orientações para que cada um possa ser a protagonista da sua tarde de aprendizagem.  Os alunos sem acesso à internet recebem o material impresso.

O roteiro contém também o passo-a-passo que propiciará o desenvolvimento das competências socioemocionais. Para isso, os professores elaboram materiais que discutem temas transversais (um assunto estudado em diversas disciplinas) contemporâneos, para serem aprofundados e registrados pelos estudantes. Com isso, poderão ser debatidos em casa com os familiares e posteriormente com os professores tutores.

Leia Também:  Prorrogada MP que abre crédito para empresa com receita de até R$ 300 mi

Entre os temas agendados estão: como montar sua rotina de estudo em casa; como cuidar da saúde durante a pandemia; o que é comunicação não violenta e estratégias para a prática da comunicação não violenta.

Segundo a orientadora de área, Deborah Moreira, o compromisso da Escola Antônio Epaminondas é com o desenvolvimento integral dos alunos e, por causa da mudança no formato de ensino pode estar impactando diretamente a saúde mental estudantes. Diante do cenário, Deborah e os demais orientadores, Eronaldo Valles, Thereza Helena propuseram a execução do projeto, aprovado pela equipe gestora.

“O projeto está sendo desenvolvido por meio de metodologias ativas, incentivando a autonomia para que os estudantes seja o sujeito ativo de sua aprendizagem”, salienta Deborah.

Adilson Rosa | Seduc MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Ações da Seplag melhoram ambiente de trabalho de servidores do Estado

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) concluiu a manutenção predial em três de suas Superintendências, melhorando as condições de trabalho de servidores e promovendo um ambiente mais confortável para o atendimento ao público. Passaram pelas melhorias, as Superintendências de Gestão de Folha de Pagamento, a de Monitoramento, Provimento e Aplicação, e a de Desenvolvimento, Valorização e Saúde do Servidor.

Novos mobiliários, como mesas, armários e cadeiras; e novos computadores estão sendo adquiridos pela pasta e darão o toque final na composição dos ambientes. Outros setores também passarão por melhorias, ressaltou o titular da Seplag, Basílio Bezerra, ao acrescentar que, no total, 509 computadores serão adquiridos. A última aquisição da Secretaria ocorreu há mais de uma década e aproximadamente 75% das máquinas estavam obsoletas.

“Estamos empenhados em melhorar nossos espaços públicos e a ambiência laboral de nossos servidores para que tenham a adequada estrutura física no trabalho e um ambiente mais confortável para o atendimento ao público, refletindo em melhorias nos serviços prestados à sociedade”, destacou Basílio.

Com a manutenção na Superintendência de Gestão de Folha de Pagamento, o setor ganhou um espaço mais amplo e melhor distribuído, assim como uma nova pintura, saída de emergência e novos aparelhos de ar-condicionado.

Leia Também:  Conselho de Ética e Decoro Parlamentar poderão funcionar durante calamidade da Covid-19

Nas Superintendências de Monitoramento, Provimento e Aplicação, e na de Desenvolvimento, Valorização e Saúde do Servidor os serviços consistiram na recuperação do telhado, da pintura, na alteração de pontos de instalações elétricas e hidrossanitárias, na instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, entre outros. Juntas, essas obras beneficiam diretamente 170 servidores.

Revitalização de estacionamentos e ruas

Estacionamentos e ruas circunvizinhas ao Complexo Paiaguás também passam por revitalização completa. A ação era demanda antiga de servidores e frequentadores da região, já que a última restauração de grande porte ocorreu há 10 anos.

Três novos estacionamentos já estão disponíveis para o uso dos servidores e visitantes: nos fundos da antiga Coordenadoria de Consignados, próximo à Assembleia Legislativa, e outro próximo à Praça do Servidor, na Rua C.

Juntos eles têm capacidade para abrigar cerca de 950 veículos, incluídas aí as vagas exclusivas destinadas aos portadores de mobilidade reduzida. As obras de manutenção e recapeamento são acompanhadas pelas Secretarias de Planejamento e Gestão e de Infraestrutura (Sinfra).

Bombeiros no Complexo Paiaguás

Leia Também:  Aprosoja comemora aprovação da construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste

Em julho, foi inaugurada no Complexo Paiaguás, próximo ao prédio da Superintendência da Escola de Governo, a 4ª Companhia do 1º Pelotão Bombeiro Militar do Batalhão Cacique (1º BBM) de Cuiabá, chamada de Bravo 9. A ação trará ainda mais segurança aos servidores e para a região do CPA, atendendo mais rapidamente as necessidades da população da grande Morada da Serra.

O espaço para a instalação da base foi cedido e reformado pela Seplag. A estrutura onde antes funcionava uma guarita passou por adequações e agora abriga uma viatura Auto Salvamento Avançado, com guarnição disponível 24 horas para o atendimento de diversas ocorrências.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA