25 C
Cuiabá
sábado, abril 20, 2024
spot_img

Começa apuração em Cuiabá, mas atraso no sistema do TSE atrapalha divulgação do resultado parcial

Do Midianews | O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Lídio Modesto, informou que as urnas eletrônicas de Mato Grosso já estão sendo apuradas desde as 17h, apesar de não estar havendo a divulgação dos resultados.

Segundo ele, existe uma sobrecarga no site de apuração de votos no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) por conta de uma mudança feita pela corte para contagem dos votos. Por isso, os resultados parciais ainda não estão sendo divulgados.

“Realmente está sendo bastante atípica essa eleição e, para variar, o TSE optou por mudar a canalização das informações nacionalmente dentro do TSE. Nas eleições pretéritas, nós fazíamos as apurações e as totalizações todas aqui dentro da sede do TRE e replicava o resultado pronto para o TSE. Em todo País era feito isso”, disse.

“Agora esse ano, o TSE optou por fazer uma centralização dessa apuração e totalização para depois replicar para os TREs. Portanto, essa demora eu acredito que seja por conta de alguma sobrecarga do sistema do TSE.  Essa situação não é somente em Mato Grosso e sim em todo País”, afirmou em entrevista ao RDNews.

Segundo ele, brevemente os resultados serão divulgados. O secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Luiz Cézar Darienzo, informou que a previsão é que os dados parciais comecem a ser divulgados das 19h. Segundo ele, a previsão é terminar a apuração até 0h.

“Nós tínhamos já por volta 17h30 urnas sendo totalizadas, apuradas e sendo feito o encaminhamento do TSE. Havíamos uma fila de transmissão, nós conseguimos detectar isso, mas não conseguimos fazer a leitura em razão desse formato de totalização centralizado pelo TSE”, afirmou Modesto.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS