34 C
Cuiabá
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

CMO designa Wellington Fagundes relator do Orçamento da Educação

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) foi designado pela Comissão Mista do Orcamento relator setorial das receitas e despesas de 2022 da Educação. Na primeira audiência pública para debater a situação orçamentária das universidades federais e dos institutos federais de ensino com o ministro Milton Ribeiro, ele disse que o principal objetivo será a recomposição do Orcamento.

Além disso, Fagundes pontuou na audiência a questão da volta às aulas presenciais com saúde e segurança para alunos, professores, famílias e demais colaboradores do sistema escolar. “Precisamos avançar na vacinação. Do contrário, teremos muitos problemas” – frisou o relator.

Wellington ressaltou a necessidade de ‘desempoçar’ R$ 23 bilhões represados no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações – Fust para conectar todas as escolas da rede pública à internet banda-larga, além de reequipá-las com máquinas e programas atualizados, em benefício dos estudantes e também da permanente formação/atualização de professores e administradores escolares.

“Encontrar espaço fiscal para a valorização profissional e salarial dos professores e demais colaboradores do sistema escolar também será uma grande prioridade. Afinal, a educação será, de fato, a grande protagonista do país no pos-pandemia” – acrescentou.

Fagundes também cobrou ações efetivas do Governo, em especial do MEC, na conclusão das obras inacabadas. Segundo ele, são mais de 2 mil obras paralisadas que precisam ser atacadas.

Reunião com UNE

Antes da audiência pública, Wellington Fagundes e a presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senadora Rose de Freitas (MDB-ES) e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, se reuniram com uma delegação da União Nacional dos Estudantes. Também presente o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP).

A presidente da UNE, Bruna Chaves Brelaz, reivindicou maior apoio do MEC as instituições de ensino superior. “A universidade deve ser para todos” – ela disse.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS