24.9 C
Cuiabá
terça-feira, abril 16, 2024
spot_img

Butantan vai apresentar pedido à Anvisa para aplicar nova versão da CoronaVac

O Instituto Butantan apresentará em julho à Anvisa o pedido de uso de uma nova versão da CoronaVac elaborada na China com base na P1, a variante da Covid-19 identificada em Manaus. A informação é da Revista Piauí.

Estudos preliminares indicam que essa versão do imunizante chinês oferece maior proteção contra todas as cepas já identificadas.

O Butantan pretende aplicar essa nova versão como uma terceira dose de reforço, a chamada “booster”, da vacina. Estudos preliminares em animais apresentaram resultados animadores, disse o diretor do Butantan, Dimas Covas, em entrevista à Piauí.

“É excelente a resposta” em relação à cepa indiana, a Delta na nomenclatura da OMS. A versão da CoronaVac aplicada desde janeiro tem eficácia de 50,38%, de acordo com dados informados pelo instituto.

A nova versão da CoronaVac “responde melhor a todas as cepas, porque a P1 (Gama) incorpora as principais mutações observadas em outras variantes e isso explica a sua gravidade. Os anticorpos induzidos pela vacina P1 nos ensaios in vitro, em animais, mostraram resposta às variantes da África do Sul (Beta) e da Índia (Delta)”, disse ele nesta terça-feira (29) à Piauí..

Os dados ainda não foram publicados e requerem ser testados agora em ensaios clínicos – isto é, em humanos – para se obter valores de sua eficácia.

Terra Brasil Notícias

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS