Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

COMBATE A INCÊNDIO

Bombeiros alertam para riscos do uso indevido de técnicas de combate aos incêndios florestais

Publicados

em

Em caso de ocorrências de incêndios e queimadas, não é recomendado que a população intervenha, mas sim que acione imediatamente o CBMMT pelo número 193 – Foto por: CBMMT

Em caso de ocorrências de incêndios e queimadas, não é recomendado que a população intervenha, mas sim que acione imediatamente o CBMMT pelo número 193
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) alerta para o perigo do uso indevido de técnicas de combate aos incêndios florestais, tendo em vista que são ações complexas que necessitam de cuidados específicos, equipamentos e capacitação profissional para serem realizadas.

No sábado (12.09), no início da manhã, a unidade de Primavera do Leste (6° CIBM) foi acionada para atender a um incêndio de grandes proporções na comunidade Água Emendada, que faz divisa com a comunidade João de Barro.

Segundo relatos dos solicitantes, o fogo avançou um aceiro após o uso inadequado da técnica de “contrafogo” por parte da população local e atingiu uma área onde havia cerca de 30 bovinos e uma caminhonete modelo Ford Ranger.

Na tentativa de impedir o avanço das chamas, os moradores da comunidade Água Emendada fizeram um aceiro por todo o entorno do fogo e utilizaram a técnica de contrafogo, mas o vento acabou mudando de direção e, com o tempo muito seco e a grande quantidade de materiais combustíveis, o fogo pulou o aceiro e avançou para a comunidade vizinha, João de Barro.

Leia Também:  Mulher leva soco no rosto uma semana após conseguir medida protetiva e marido é preso em MT

Os bovinos morreram com as chamas e o veículo queimou completamente. A guarnição solicitou o acionamento do plano de chamada para que fosse realizado o controle do fogo, que avançava muito rápido pela região. Chegaram ao local mais duas equipes da 6° CIBM e uma do 3° BBM (Batalhão Bombeiro Militar de Rondonópolis). Foi realizado o combate em cerca de 5 km de linha de fogo, no lado leste do rio Poxoréu.

Contrafogo

A técnica do contrafogo é defensiva e atua por meio do uso controlado do fogo para impedir que um incêndio avance, mas se utilizada de maneira indevida, pode colocar em risco a segurança humana, dos animais e do meio ambiente.

É necessário levar em conta que as condições climáticas, como o vento, podem se tornar um agravante, e por isso é indispensável uma análise completa da situação para decidir qual a melhor técnica de combate.

Em caso de ocorrências de incêndios e queimadas, não é recomendado que a população intervenha, mas sim que acione imediatamente o CBMMT pelo número 193 para realizar o combate seguro às chamas.

Leia Também:  Grávidas com Covid-19 e seus bebês têm mais riscos antes e depois do parto
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Ações da Seplag melhoram ambiente de trabalho de servidores do Estado

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) concluiu a manutenção predial em três de suas Superintendências, melhorando as condições de trabalho de servidores e promovendo um ambiente mais confortável para o atendimento ao público. Passaram pelas melhorias, as Superintendências de Gestão de Folha de Pagamento, a de Monitoramento, Provimento e Aplicação, e a de Desenvolvimento, Valorização e Saúde do Servidor.

Novos mobiliários, como mesas, armários e cadeiras; e novos computadores estão sendo adquiridos pela pasta e darão o toque final na composição dos ambientes. Outros setores também passarão por melhorias, ressaltou o titular da Seplag, Basílio Bezerra, ao acrescentar que, no total, 509 computadores serão adquiridos. A última aquisição da Secretaria ocorreu há mais de uma década e aproximadamente 75% das máquinas estavam obsoletas.

“Estamos empenhados em melhorar nossos espaços públicos e a ambiência laboral de nossos servidores para que tenham a adequada estrutura física no trabalho e um ambiente mais confortável para o atendimento ao público, refletindo em melhorias nos serviços prestados à sociedade”, destacou Basílio.

Com a manutenção na Superintendência de Gestão de Folha de Pagamento, o setor ganhou um espaço mais amplo e melhor distribuído, assim como uma nova pintura, saída de emergência e novos aparelhos de ar-condicionado.

Leia Também:  Bailarina veterana do Faustão é presa em flagrante em Santa Catarina

Nas Superintendências de Monitoramento, Provimento e Aplicação, e na de Desenvolvimento, Valorização e Saúde do Servidor os serviços consistiram na recuperação do telhado, da pintura, na alteração de pontos de instalações elétricas e hidrossanitárias, na instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, entre outros. Juntas, essas obras beneficiam diretamente 170 servidores.

Revitalização de estacionamentos e ruas

Estacionamentos e ruas circunvizinhas ao Complexo Paiaguás também passam por revitalização completa. A ação era demanda antiga de servidores e frequentadores da região, já que a última restauração de grande porte ocorreu há 10 anos.

Três novos estacionamentos já estão disponíveis para o uso dos servidores e visitantes: nos fundos da antiga Coordenadoria de Consignados, próximo à Assembleia Legislativa, e outro próximo à Praça do Servidor, na Rua C.

Juntos eles têm capacidade para abrigar cerca de 950 veículos, incluídas aí as vagas exclusivas destinadas aos portadores de mobilidade reduzida. As obras de manutenção e recapeamento são acompanhadas pelas Secretarias de Planejamento e Gestão e de Infraestrutura (Sinfra).

Bombeiros no Complexo Paiaguás

Leia Também:  Família com sete filhos que perdeu tudo em incêndio é atendida pela Setasc

Em julho, foi inaugurada no Complexo Paiaguás, próximo ao prédio da Superintendência da Escola de Governo, a 4ª Companhia do 1º Pelotão Bombeiro Militar do Batalhão Cacique (1º BBM) de Cuiabá, chamada de Bravo 9. A ação trará ainda mais segurança aos servidores e para a região do CPA, atendendo mais rapidamente as necessidades da população da grande Morada da Serra.

O espaço para a instalação da base foi cedido e reformado pela Seplag. A estrutura onde antes funcionava uma guarita passou por adequações e agora abriga uma viatura Auto Salvamento Avançado, com guarnição disponível 24 horas para o atendimento de diversas ocorrências.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA