24 C
Cuiabá
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Após 21 dias sem casos de covid-19, Porto Esperidião registra 13 novas infecções

Da Redação

Após passar 21 dias sem registrar novos casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, Porto Esperidião (323 km da capital) está com 13 pessoas infectadas e registrou 1 morte nesta quinta-feira (25). O número baixo de pessoas vacinadas também chama atenção, pois apenas 5.425 receberam as duas doses.

“Estávamos sem casos, mas na última semana já temos 13 pessoas internadas. Infelizmente só completamos 67% da vacinação, pois ainda tem um pessoal teimoso que não quer ir se vacinar. A adesão está baixa, com grande parte da população ainda resistente para se vacinar”, lamentou o prefeito Martins Dias de Oliveira (PSD).

Diante da possibilidade de um novo surto da doença, o prefeito afirmou que irá manter o uso obrigatório de máscaras no município até que o governo decida pela suspensão. Sobre o assunto, o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo disse que, em dezembro, o governo deve discutir sobre a obrigatoriedade do uso da máscara. Até lá, o foco é na vacinação.

O município já registrou 1.566 casos de covid-19 e perdeu 57 pessoas para a doença. O número de recuperados é de 1.495. A taxa de letalidade é de 3,64%. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES) disponíveis no Painel Covid-19 desta quinta-feira (25).

Da população, apenas 7.505 estão vacinados com a primeira dose e 5.425 com a segunda. Os dados estão no site da Prefeitura, sem data de atualização. Em setembro, o município não registrou mortes. Em agosto foram quatro, três homens e uma mulher. Em outubro, o último óbito foi de uma mulher de 69 anos, no dia 20.

Marcia Hueb, professora de Infectologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Hospital Universitário Júlio Muller, reforça que é importante completar o esquema vacinal, pois para uma pessoa estar completamente protegida contra a covid-19 é preciso ter tomado as duas doses.

“Entre as armas que temos para enfrentar essa pandemia, a vacina é a mais eficaz. Além disso, temos o uso da máscara e o isolamento social. Se nós quisermos não ter mais o isolamento e não usar mais a máscara definitivamente, temos que estar vacinados, para atingirmos esse ideal do controle. Estar completamente imunizado é maneira que temos de nos protegermos e também de sermos solidários com os outros”, disse a professora.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS