Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

DUPLICAÇÃO

Prefeitura finaliza etapa de estabilidade e começa nova etapa de pavimentação

Publicados

em

 

A Prefeitura de Cuiabá finalizou mais uma importante etapa no processo de duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira. Coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, o levantamento do muro de gabião no córrego que passa pela via foi concluído, assegurando a estabilidade necessária para o solo do local. Além disso, ao mesmo tempo, a pavimentação também foi ampliada.

O córrego possui cerca de 200 metros de extensão e teve suas paredes totalmente reforçadas com a estrutura de contenção que garante toda segurança para a obra de duplicação sem prejuízos ao fluxo da água que passa pelo trecho. O muro foi construído com gaiolas metálicas de aço galvanizado, evitando a oxidação. As gaiolas são preenchidas com pedras, que reforçam as paredes e eliminam as possibilidades de desbarrancamento.

Somado com o levantamento do muro de gabião, a construção da pavimentação também avançou, alcançando um trecho de aproximadamente 400 metros na última semana. Com isso, dos mais de dois quilômetros estabelecidos no projeto, pelo menos 800 metros já receberam o asfaltamento e a rede de drenagem de águas pluviais. A obra abrange ainda construção de meio-fio, calçada, ciclovia, sinalização e uma nova iluminação.

Leia Também:  Butantan pede autorização à Anvisa para aplicar CoronaVac em crianças

“O prefeito Emanuel Pinheiro lançou esta obra no segundo semestre de 2020 e, seguindo o ritmo determinado por ele, estamos avançando de forma satisfatória com o trabalho. Essa é uma das mais importantes vias da cidade, responsável por ligar centenas de bairros das regiões Leste e Norte à área central. É mais uma obra de qualidade, que melhora a vida da população”, comenta o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

O percurso total do projeto compreende uma extensão que inicia na altura do Residencial Santa Inês e segue até o fim da avenida, na divisa entre os bairros Planalto e Novo Horizonte. A intervenção faz parte do programa Minha Rua Asfalta, desenvolvido desde 2017, e recebe um investimento de R$ 2.329.558,39. Todo o recurso tem como origem uma operação de crédito formalizada, em 2019, com o Banco do Brasil.

A obra de duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira, popularmente conhecida como Avenida dos Trabalhadores, foi encontrada paralisada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, ao assumir a Prefeitura de Cuiabá, em 2017. Durante um longo período, o gestor precisou fazer um grande trabalho de articulação para garantir o recurso, a realização de uma nova licitação e as adequações necessárias no projeto básico.

Leia Também:  AL cobra explicações sobre mortes de peixes próximos à usina em Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EXECUTIVO

Controlador-geral participa do encontro nacional para fortalecer o controle interno

Publicados

em

O secretário-controlador geral do Estado de Mato Grosso, Emerson Hideki Hayashida, participa, nesta quinta-feira (30.09) e sexta-feira (01.10), do XVII Encontro Nacional e da 39ª Reunião Técnica de Controle Interno, em Curitiba (PR). Promovidos pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Controladoria Geral do Estado do Paraná (CGE-PR), os eventos reúnem referências da área do controle para abordar assuntos atuais de interesse das controladorias do Brasil, sempre com o intuito de fortalecer o controle interno dos processos, programas e atividades da administração pública.

O Encontro Nacional será realizado nos dois dias pela manhã e a Reunião Técnica, nos dois dias à tarde. Um dos destaques da programação do XVII Encontro Nacional é a palestra magna “Sua Ética é Jiló ou Chocolate?”, com a professora e filósofa da Organização Internacional Nova Acrópole Brasil, Oina, Lúcia Helena Galvão

Destaque também para a palestra “O desafio de implementação da Política de Governança para a melhoria do índice de competitividade do Brasil”, com ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.

Leia Também:  Recursos do Nota MT melhoram condições de entidades sociais

Outra palestra da programação versa sobre “Desafios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) ao Poder Público e o papel das Controladorias”, com o especialista em Compliance e Gestão de Riscos, Rodrigo Pironti.

Destaque ainda do cronograma é a voz da conformidade na premiada Compliance Podcast Network, Thomas Fox, que vai falar sobre “A Profissão de Compliance em 2025 e além” (The Compliance Profession in 2025 and Beyond), com tradução simultânea.

No encontro, o Conaci vai lançar o segundo livro do órgão, intitulado “Controle Interno Contemporâneo”, uma coletânea dos melhores trabalhos submetidos ao I Concurso Nacional de Artigos Científicos do Conselho Nacional de Controle Interno, no último ano.

Um dos artigos vencedores, sobre a “Lei Anticorrupção e o Risco de Abuso do Poder Punitivo do Estado no Tempo: O Caso dos Processos Administrativos de Responsabilização”, é de autoria de Fernando Souza de Vieira, auditor da CGE-MT. O trabalho ficou em terceiro lugar entre 40 artigos inscritos.

Nesta edição do encontro nacional, apenas os titulares dos órgãos membros do Conaci estarão presentes, como medida de segurança contra a pandemia do coronavírus. Entretanto, os servidores das instituições integrantes do Conaci e demais interessados nos assuntos a serem abordados podem acompanhar a programação ao vivo pelo canal de Youtube do Conselho Nacional de Controle Interno.

Leia Também:  Secretário de Infraestrutura: “Emanuel precisa ir no oftalmologista; tem obra do Estado perto da casa dele”

Clique AQUI para conferir a programação completa e AQUI para assistir à transmissão do XVII Encontro Nacional.

Reunião Técnica

Já a 39ª Reunião Técnica é restrita aos titulares dos órgãos membros do Conaci. Em pauta, a apresentação do Sistema Nacional e do Portal de Contratações Públicas pela Controladoria Geral da União (CGU), do diagnóstico e principais desafios na implementação da LGD por estados e municípios, do estudo para fomento à construção de planos de integridade nos órgãos membros do Conaci e da minuta de resolução para disciplinar a relação entre controle externo e controle interno no âmbito do Conaci.

A reunião técnica tem ainda agenda administrativa, com a realização de eleição dos membros da presidência, vice-presidência e da junta fiscal do Conselho Nacional de Controle Interno para o biênio 2022-2023.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA