Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

CENTRO DE TRIAGEM

Pacientes avaliam rapidez e eficácia de novo teste para detecção da Covid-19

Publicados

em

Em uma semana de aplicação do novo teste para a detecção do coronavírus, os pacientes do Centro de Triagem da Covid-19, instalado na Arena Pantanal, avaliaram positivamente a rapidez e eficácia da tecnologia.

O Governo de Mato Grosso optou pelo método da pesquisa de antígeno com o objetivo de aprimorar o protocolo de atendimento à população.

Para o universitário Cleber Rosa Cebalho, de 44 anos, o novo teste é prático, pois o resultado é ágil e eficiente. “Achei muito prático. O atendimento é de primeira, não tenho o que reclamar. O local está bem arejado, o pessoal está preparado e equipado para receber as pessoas”, avalia o morador do bairro Jardim Pauliceia, em Cuiabá, que decidiu fazer o teste como medida de prevenção após apresentar sintomas e estar no grupo de risco.

Com dificuldade de fazer o teste da Covid-19 em outros locais da capital, a autônoma Marilize Gomes dos Santos, de 47 anos, resolveu procurar o serviço do Centro de Triagem e ficou surpresa com o trabalho realizado, já que a expectativa não era boa devido às suas experiências anteriores.

“Eu achei o teste excelente, de grande valia. Antes tínhamos essa dificuldade de fazer o teste e hoje eu vim aqui e me surpreendi positivamente com toda a estrutura e o atendimento que o Governo do Estado está nos oferecendo. Estamos sendo muito bem atendidos”, conta a moradora do bairro Santa Marta, na capital.

Leia Também:  Mato Grosso investe R$ 150 milhões em construção e reformas de 161 escolas

O atendente Everton Roberto, de 34 anos, pontuou a confiança que o teste garante aos pacientes. “É um teste mais confiável e super-rápido. Nota 10! Aqui ainda não tem demora, os setores são bem discriminados”, acrescenta o paciente que saiu do bairro Itapagé, em Cuiabá, em busca do serviço devido a alguns sintomas que vinha apresentando.

Método de testagem

O novo teste é feito por pesquisa de antígeno, que atesta o resultado em 15 minutos e é considerado ideal para o diagnóstico da doença. Em busca de um serviço mais eficiente, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), optou pela tecnologia e disponibiliza o teste aos pacientes do Centro de Triagem desde o dia 03 de fevereiro.

Nos cinco primeiros dias de atendimento, 3.891 pessoas realizaram o novo teste. Dessas, 708 (18,2%) testaram positivo, 3.183 testaram negativo (81,8%) e não houve registro de casos suspeitos devido à eficácia da nova modalidade ser maior que 90%.

Comparando os dados registrados especificamente nesses cinco dias em relação aos números acumulados, foi constatada o aumento em 2% de casos positivos e em 25% de casos negativos no Centro de Triagem – fato que atesta a maior assertividade deste método de testagem.

Para a realização do teste por antígeno, é extraída com o swab (espécie de cotonete) uma secreção da nasofaringe e colocada em solução de soro. Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e em minutos o resultado está pronto.

Leia Também:  Terça-feira (10): Mato Grosso registra 148.015 casos e 3.932 óbitos por Covid-19

De acordo com a enfermeira do Centro de Triagem, Emily de Oliveira, o novo teste é mais eficiente que o teste rápido de sangue porque pode ser colhido a partir do terceiro dia do sintoma.

“Isso significa que o paciente com apenas três dias de sintoma já consegue detectar se está ou não com Covid-19 e isso é importante porque, ao detectar a doença na fase inicial, é possível conseguir um isolamento social mais eficiente e a pessoa não transmitirá o vírus para outras”, explica a profissional.

Como funciona o Centro de Triagem

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. São entregues até 900 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet – por meio do link triagem.mt.gov.br – e 400 senhas presenciais entregues das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas. O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EXECUTIVO

Governo de Mato Grosso trabalha para cumprir imposições da Anvisa

Publicados

em

Mato Grosso foi incluído pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na lista de estados que receberam autorização para a compra do lote de vacinas da Sputnik V, em quantidade inicial de 1% da população.

A aprovação da compra apresenta diversas condicionantes a serem cumpridas pelos estados. Por isso, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), está trabalhando junto com os demais estados no sentido de cumprir todas as imposições da Anvisa para efetivar a importação.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo recebe 5,9 milhões de doses da vacina de Oxford neste sábado
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA