Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

INFORMATIVO

Governo de MT reforça medidas de prevenção à Covid-19 no serviço público

Publicados

em

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado tem atuado fortemente na divulgação de informações e orientações aos servidores, realizando diversas ações no sentido de conter a disseminação da Covid-19 nos órgãos públicos estaduais.

O Governo instituiu teletrabalho para os grupos de risco e revezamento, e tem afastado os servidores que testam positivo para o coronavírus ou têm contato com casos confirmados de Covid-19, ou que apresentem sintomas gripais como tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade em respirar, além de realizar a desinfecção dos setores.

O Estado também fez aquisição e distribuição de diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras de tecido com três camadas – em acordo com as recomendações técnicas da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Seplag, além de barreiras de proteção em acrílico e totens com dispenser para álcool 70% que foram distribuídos nos órgãos.

Também têm sido realizadas com frequência campanhas de conscientização das medidas preventivas e cuidados básicos na rotina diária como a higienização das mãos, o distanciamento, o uso de máscaras no ambiente de trabalho, a importância da vacina, e cuidados com a saúde física e mental através de videoaulas de meditação, ginástica laboral e treino funcional.

Leia Também:  Secretário de Estado de Educação testa positivo para Covid-19 e está em isolamento

Além disso, o Governo implementou rodas de conversa, acolhimento psicológico, gestão e monitoramento dos casos de Covid-19, além da frequente sanitização e desinfecção de ambientes dos prédios públicos e testagem rápida.

Foram realizados ainda, ao longo da pandemia, 7.953 acompanhamentos psicossociais, oferecendo escuta qualificada, orientações para tratamento e outros procedimentos que favoreçam a melhoria das condições de saúde, bem-estar e reinserção laboral nos órgãos.

A Secretaria de Planejamento e Gestão emitiu notas técnicas em Saúde e Segurança no Trabalho a todos os órgãos com orientações de higiene ocupacional e prevenção ao coronavírus.

Foram emitidas mais de cinco mil notificações aos servidores que contraíram Covid-19 com orientações sobre o período de isolamento, medidas de higiene respiratória e distanciamento social que permitiram às equipes de Saúde e Segurança do Trabalho dos órgãos monitorarem e acompanharem esses casos.

O Governo ofereceu também capacitação profissional para a complementação da jornada de trabalho dos servidores em trabalho remoto durante todo período.

Por fim, foram criadas ferramentas de monitoramento epidemiológico, como o Boletim de Indicadores da Covid-19, disponibilizado aos setores de saúde e segurança do trabalho para tomada de decisão rápida nos momentos de aumento da curva de infecção.

Leia Também:  "Primeira-dama está fazendo história ao visitar os quilombos", destaca presidente do Conselho da Igualdade Racial
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EXECUTIVO

Controlador-geral participa do encontro nacional para fortalecer o controle interno

Publicados

em

O secretário-controlador geral do Estado de Mato Grosso, Emerson Hideki Hayashida, participa, nesta quinta-feira (30.09) e sexta-feira (01.10), do XVII Encontro Nacional e da 39ª Reunião Técnica de Controle Interno, em Curitiba (PR). Promovidos pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Controladoria Geral do Estado do Paraná (CGE-PR), os eventos reúnem referências da área do controle para abordar assuntos atuais de interesse das controladorias do Brasil, sempre com o intuito de fortalecer o controle interno dos processos, programas e atividades da administração pública.

O Encontro Nacional será realizado nos dois dias pela manhã e a Reunião Técnica, nos dois dias à tarde. Um dos destaques da programação do XVII Encontro Nacional é a palestra magna “Sua Ética é Jiló ou Chocolate?”, com a professora e filósofa da Organização Internacional Nova Acrópole Brasil, Oina, Lúcia Helena Galvão

Destaque também para a palestra “O desafio de implementação da Política de Governança para a melhoria do índice de competitividade do Brasil”, com ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.

Leia Também:  Estado publica orientações aos Municípios para acesso ao programa de pontes

Outra palestra da programação versa sobre “Desafios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) ao Poder Público e o papel das Controladorias”, com o especialista em Compliance e Gestão de Riscos, Rodrigo Pironti.

Destaque ainda do cronograma é a voz da conformidade na premiada Compliance Podcast Network, Thomas Fox, que vai falar sobre “A Profissão de Compliance em 2025 e além” (The Compliance Profession in 2025 and Beyond), com tradução simultânea.

No encontro, o Conaci vai lançar o segundo livro do órgão, intitulado “Controle Interno Contemporâneo”, uma coletânea dos melhores trabalhos submetidos ao I Concurso Nacional de Artigos Científicos do Conselho Nacional de Controle Interno, no último ano.

Um dos artigos vencedores, sobre a “Lei Anticorrupção e o Risco de Abuso do Poder Punitivo do Estado no Tempo: O Caso dos Processos Administrativos de Responsabilização”, é de autoria de Fernando Souza de Vieira, auditor da CGE-MT. O trabalho ficou em terceiro lugar entre 40 artigos inscritos.

Nesta edição do encontro nacional, apenas os titulares dos órgãos membros do Conaci estarão presentes, como medida de segurança contra a pandemia do coronavírus. Entretanto, os servidores das instituições integrantes do Conaci e demais interessados nos assuntos a serem abordados podem acompanhar a programação ao vivo pelo canal de Youtube do Conselho Nacional de Controle Interno.

Leia Também:  Secretário de Estado de Educação testa positivo para Covid-19 e está em isolamento

Clique AQUI para conferir a programação completa e AQUI para assistir à transmissão do XVII Encontro Nacional.

Reunião Técnica

Já a 39ª Reunião Técnica é restrita aos titulares dos órgãos membros do Conaci. Em pauta, a apresentação do Sistema Nacional e do Portal de Contratações Públicas pela Controladoria Geral da União (CGU), do diagnóstico e principais desafios na implementação da LGD por estados e municípios, do estudo para fomento à construção de planos de integridade nos órgãos membros do Conaci e da minuta de resolução para disciplinar a relação entre controle externo e controle interno no âmbito do Conaci.

A reunião técnica tem ainda agenda administrativa, com a realização de eleição dos membros da presidência, vice-presidência e da junta fiscal do Conselho Nacional de Controle Interno para o biênio 2022-2023.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA