Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

CORTESIA

Em reunião, Mauro Mendes e governador do Rio Grande do Sul trocam experiências

Publicados

em

O governador Mauro Mendes recebeu uma visita de cortesia do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, neste sábado (11.09), ocasião na qual compartilharam experiências exitosas de ambas as administrações.

A visita ocorreu no Palácio Paiaguás. Também estiveram presentes: os ex-governadores Blairo Maggi e Júlio Campos; o senador Jayme Campos; os deputados estaduais Wilson Santos e Carlos Avalone; o ex-senador Cidinho Santos; e os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), César Miranda (Desenvolvimento Econômico) e Beto Dois a Um (Cultura, Esporte e Lazer).

Mauro Mendes relatou que, assim como Eduardo Leite, pegou a gestão com muitas dificuldades: dívidas com servidores, fornecedores, Poderes e municípios, recolhimento de viaturas, fechamento de UTIs e desequilíbrio financeiro.

“Tomamos medidas necessárias, com ajuda da Assembleia, e consertamos o Estado. Agora já conseguimos nota A no Tesouro Nacional e executamos grandes investimentos públicos. 15% da nossa receita é aplicada em investimentos para a população”, afirmou.

O governador citou que muito do que Mato Grosso é hoje também é fruto do trabalho de imigrantes que vieram de outros estados, como o Rio Grande do Sul.

Leia Também:  "Governo Mauro Mendes está realizando um sonho e o Araguaia deixa de ser o vale dos esquecidos", afirma prefeito

“O Rio Grande do Sul é um estado importante e tem uma grande conexão com Mato Grosso, porque em vários cantos do nosso estado há pessoas que vieram de lá, assim como de vários outros estados, e que nos ajudaram a construir esse Mato Grosso que dá orgulho a todos nós”, disse.

Eduardo Leite também ressaltou que MT e RS têm muito em comum e que, por isso, é importante a troca de experiências de sucesso das gestões.

“Iniciamos governos que estavam em situações difíceis, com dívidas. Trocar essas experiências, conversar sobre as iniciativas adotadas em nossos estados, entender o que se passa por aqui e o que fizemos por lá é uma forma de fazermos esse intercâmbio de informações e assim aprimorarmos nossos governos em favor da população”, pontuou.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EXECUTIVO

Controlador-geral participa do encontro nacional para fortalecer o controle interno

Publicados

em

O secretário-controlador geral do Estado de Mato Grosso, Emerson Hideki Hayashida, participa, nesta quinta-feira (30.09) e sexta-feira (01.10), do XVII Encontro Nacional e da 39ª Reunião Técnica de Controle Interno, em Curitiba (PR). Promovidos pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Controladoria Geral do Estado do Paraná (CGE-PR), os eventos reúnem referências da área do controle para abordar assuntos atuais de interesse das controladorias do Brasil, sempre com o intuito de fortalecer o controle interno dos processos, programas e atividades da administração pública.

O Encontro Nacional será realizado nos dois dias pela manhã e a Reunião Técnica, nos dois dias à tarde. Um dos destaques da programação do XVII Encontro Nacional é a palestra magna “Sua Ética é Jiló ou Chocolate?”, com a professora e filósofa da Organização Internacional Nova Acrópole Brasil, Oina, Lúcia Helena Galvão

Destaque também para a palestra “O desafio de implementação da Política de Governança para a melhoria do índice de competitividade do Brasil”, com ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.

Leia Também:  MUDANÇAS: Renivaldo Nascimento assume Secretaria de Meio Ambiente de Cuiabá; Maria Avalone garante vaga na Câmara

Outra palestra da programação versa sobre “Desafios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) ao Poder Público e o papel das Controladorias”, com o especialista em Compliance e Gestão de Riscos, Rodrigo Pironti.

Destaque ainda do cronograma é a voz da conformidade na premiada Compliance Podcast Network, Thomas Fox, que vai falar sobre “A Profissão de Compliance em 2025 e além” (The Compliance Profession in 2025 and Beyond), com tradução simultânea.

No encontro, o Conaci vai lançar o segundo livro do órgão, intitulado “Controle Interno Contemporâneo”, uma coletânea dos melhores trabalhos submetidos ao I Concurso Nacional de Artigos Científicos do Conselho Nacional de Controle Interno, no último ano.

Um dos artigos vencedores, sobre a “Lei Anticorrupção e o Risco de Abuso do Poder Punitivo do Estado no Tempo: O Caso dos Processos Administrativos de Responsabilização”, é de autoria de Fernando Souza de Vieira, auditor da CGE-MT. O trabalho ficou em terceiro lugar entre 40 artigos inscritos.

Nesta edição do encontro nacional, apenas os titulares dos órgãos membros do Conaci estarão presentes, como medida de segurança contra a pandemia do coronavírus. Entretanto, os servidores das instituições integrantes do Conaci e demais interessados nos assuntos a serem abordados podem acompanhar a programação ao vivo pelo canal de Youtube do Conselho Nacional de Controle Interno.

Leia Também:  Proposta obriga sistema de coleta seletiva de lixo em órgãos públicos

Clique AQUI para conferir a programação completa e AQUI para assistir à transmissão do XVII Encontro Nacional.

Reunião Técnica

Já a 39ª Reunião Técnica é restrita aos titulares dos órgãos membros do Conaci. Em pauta, a apresentação do Sistema Nacional e do Portal de Contratações Públicas pela Controladoria Geral da União (CGU), do diagnóstico e principais desafios na implementação da LGD por estados e municípios, do estudo para fomento à construção de planos de integridade nos órgãos membros do Conaci e da minuta de resolução para disciplinar a relação entre controle externo e controle interno no âmbito do Conaci.

A reunião técnica tem ainda agenda administrativa, com a realização de eleição dos membros da presidência, vice-presidência e da junta fiscal do Conselho Nacional de Controle Interno para o biênio 2022-2023.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA