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terça-feira, abril 23, 2024
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Espaço Cidadania encerra o ano com mais de 19 mil documentos de identidade emitidos

Considerado um dos braços de atuação social da Assembleia Legislativa, o Espaço Cidadania “João Paulo II” é o setor mais visitado da sede do Parlamento e a emissão do documento de identificação, o Registro Geral (RG),  é o serviço mais buscado. Na próxima semana, no dia 21, o espaço encerra as atividades de 2017 tendo atingido mais de 19 mil pedidos para emissão do documento. O atendimento será retomado em 15 de janeiro, após o recesso administrativo.

O serviço é oferecido por meio de um convênio firmado com a Pericia Oficial e Identificação Técnica (Politec), e o espaço chega a receber mais de 200 pedidos de RG por dia.  “Mas nos períodos de viagens e matrículas escolares, nos meses de janeiro e julho, essa demanda aumenta”, explica a coordenadora da unidade, Rosinéia de Jesus. Por isso é preciso ficar atento, pois o documento demora de 30 a 40 dias para ficar pronto. Outra informação destacada pela coordenadora é que o modelo confeccionado atualmente permite incluir o tipo sanguíneo e o número do Programa de Integração Social (PIS).

A coordenadora lembra que a 1ª via do RG é gratuita, já para a 2ª via do documento é cobrado o valor de R$ 68,15. Mas se o cidadão comprovar que ganha até três salários mínimos de rendimento familiar pode receber a isenção dessa taxa. Para isso é necessário fazer a solicitação na Defensoria Publica, que também tem posto de atendimento na sede do Parlamento.

O Espaço Cidadania atende diariamente das 7h às 17h, com distribuição de senhas até as 13 horas. Durante o recesso, a coordenadora avisa ainda que os documentos de identidade (RG) que já estiverem no prazo para entrega ficam disponíveis na sede da Politec, localizada na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, 3245, no bairro Carumbé. O horário de atendimento lá é das 13 às 17h e o telefone de contato é 3613-1220.

Defensoria Pública e Procon – Além da emissão do RG  no Espaço Cidadania, o cidadão pode ter à sua disposição serviços do posto do Procon e da Defensoria Pública. De acordo com o relatório da Ouvidoria Geral, este ano o Procon atendeu 615 pessoas. Já a Defensoria Pública fez mais de 4 mil atendimentos.

Para mais informações sobre os serviços oferecidos e documentos necessários para emissão de RG, confira aqui.

Crédito: MAIRA FRANCISCA DOS SANTOS NIENOW / Secretaria de Comunicação Social

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