Edição 2018 do Mutirão Socioassistencial realiza mais de 4.700 atendimentos

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A edição do Mutirão Socioassistencial de Serviços de Cidadania encerrou sua ação 2018 com mais de 4.700 atendimentos e abrangeu as quatro regiões da Capital.  A ação, desenvolvida por meio da parceria entre Prefeitura de Cuiabá e governo do Estado, aconteceu durante a última semana e contou com uma série de serviços de cidadania, ofertados em cinco unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Para o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, o grande alcance que ação conseguiu é fruto do desempenho dos poderes, que se uniram em prol dos mais carentes, entendendo o papel do gestor dentro do processo de dignificação. Ele ressalta que a atual gestão vem se consolidando em sua proposta de inserir o cidadão no processo, fazendo com que, além de ele ganhar em serviços, possa compreender melhor as ferramentas de construção dessa administração.

“O sucesso da ação é fruto de um esforço construído em conjunto, que vem dando certo e trazendo grandes resultados, onde estamos conseguindo atender quem é de direito, levando cidadania e mais dignidade aos menos favorecidos. Isso cumpre com as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro na edificação de uma gestão baseada na humanização do cidadão cuiabano. E em nome dessa gestão, agradeço aos nosso parceiros e reitero que o município está também de portas abertas para ajudar a melhorar nosso estado e entregar, assim, mais serviços de qualidade à população”, declara o secretário.

Ana Paula da Silva, de 28 anos, moradora da região Sul, foi uma das contempladas com os serviços do mutirão. A jovem esteve no Cras Getúlio Vargas, na abertura da ação, para a emissão e plastificação de documentos e também para buscar uma vaga nos cursos de qualificação oferecidos pelo município, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Fui muito bem atendida e voltei para casa com a inscrição para o curso de computação e também aproveitei para tirar algumas dúvidas jurídicas de um processo. É sempre bom quando acontecem essas ações nos bairros, pois facilita para as famílias que têm dificuldade de locomoção”, diz Ana Paula.

A população das regionais pode ter acesso, de forma gratuita, aos serviços de emissão e plastificação de documentos como RG, 1ª e 2ª vias de CPF, 2ª via de certidões de nascimento e casamento, foto 3×4 e aferição da pressão.

Além destes serviços, a população também teve acesso aos atendimentos da Justiça Comunitária, orientações jurídica, realização do Cadastro Único para programas sociais do governo federal, encaminhamento ao mercado de trabalho e Seguro Desemprego e de informações sobre os cursos do “Qualifica Cuiabá – 300 anos. Participaram do Mutirão 2018, além das Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e de Saúde; a de Estado de Trabalho e Assistencial Social (Setas), o Sistema Nacional de Emprego (Sine), a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça Estado de Mato Grosso.