Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Governador abre oficialmente a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Mauro Mendes participou da abertura por meio de vídeo chamada e ressaltou a importância de se reinventar e realizar eventos voltados para a popularização da ciência

Publicados

em

O governador Mauro Mendes participou de forma virtual – Foto por: Camila Paulino

O governador Mauro Mendes deu início as atividades da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – Inteligência Artificial: A nova Fronteira da Ciência Brasileira nesta terça-feira (20) realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). A programação segue até sexta-feira (23) das 9h às 17h em formato totalmente virtual transmitido pelo site do evento AQUI.

Durante a abertura do evento o governador Mauro Mendes, que participou por meio de vídeo chamada, ressaltou a importância de se reinventar e realizar eventos voltados para a popularização da ciência.

“A pandemia trouxe algumas desafios, dificuldades sim, abalos econômicos, mas também nos trouxe ensinamentos, nos impulsionou a buscar novas formas de se comunicar, de trabalhar e graças as ferramentas tecnológicas estamos aqui participando de forma virtual deste grande evento, que fomenta a ciência em Mato Grosso e que devemos cada vez mais investir e incentivar o setor”, disse o governador.

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, enalteceu os esforços do Governo para ampliar a ciência e investir nesta área.

Leia Também:  Índice de confiança do empresário do comércio paulistano avança 1,4%

“Nesta semana vamos mostrar a importância da ciência na nossa vida. Como nosso maior parceiro temos o governador do Estado que não mede esforços para melhorar e ampliar as ações voltadas a esta área tão importante para Mato Grosso”, reforçou o gestor.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá, disse que a parceria com a Seciteci incentiva e amplia a ciência no Estado.  “Conforme palavras do Governador Mauro Mendes, a Fapemat está aqui para incentivar e fomentar a pesquisa, sempre dando uma resposta direta à sociedade, e esse evento é de grande importância para a pesquisa e projetos de inovação”, disse.

A superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, explica que durante a SNCT, a Seciteci realiza a 12ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) com apresentação de projetos.

“Ao todo foram selecionados 39 participantes que vão apresentar alguma pesquisa ou projeto científico nas categorias Ciências; Engenharias e Economia Criativa”, falou.

A abertura contou com a apresentação da UFMT em Cordas. A programação da 17ª SNCT contará com lives e talks ao vivo transmitidas pela plataforma do evento, além de estandes virtuais. A exposição virtual dos projetos da 12ª MECTI também estará disponível no site oficial AQUI.

Leia Também:  Com fim do isolamento, 1,6 milhão de pessoas voltam a procurar emprego

A 12ª MECTI é realizada em parceria com o Instituto Farmun e conta o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

São parceiros da SNCT com a realização de exposições durante o evento em stands 360°: a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o Instituto Farmun, a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a empresa Titânia Telecom.

Durante a tarde foram realizados dois talk’s virtuais, um com o tema “Inteligência Artificial: um pouco além do Hype” com o professor da UFMT, Raoni Teixeira, seguida pela “Apresentação da Maratona Teen 2020” com o professor Lucas Bernardino e ainda a apresentação sobre Empatia com a professora da Unemat Jussara de Araújo. Por fim a live com o tema “Jovens Inspiradores” com os jovens Guilherme Weber, Roberta Scolari e Thallison Alves.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

Vendas do comércio sobem 6,1% no fim de semana da Black Friday

Publicados

em

As vendas em lojas de rua e shopping centers de todo o país no fim de semana da Black Friday (27 a 29 de novembro de 2020) tiveram aumento de 6,1%, com relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Também houve crescimento de 0,6% na semana, de 23 a 27 de novembro, na análise de 25 a 29 do mesmo mês em 2019.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os números positivos mostram uma melhora no varejo no segundo semestre, tendência que foi indicada pelos resultados do Dia das Crianças. “A reabertura do comércio e o aumento da massa de renda da população, com a liberação da primeira parcela do décimo terceiro salário, ajudaram a registrar índices positivos pela primeira vez em 2020. A retomada das atividades econômicas se refletiu numa melhora gradual, até termos o dado da Black Friday”, disse Rabi.

De acordo com Rabi, apesar do bom crescimento, o resultado é o pior dos últimos três anos, reflexo do atual cenário de desemprego alto e redução pela metade do auxílio emergencial. “A situação está melhor do que no início da pandemia, mas é preciso ter cautela e aguardar outros resultados para sinalizarmos uma retomada mais acelerada da economia”.

Leia Também:  Vitão, Pedro Sampaio, MC Jottapê e mais: confira as lives do fim de semana

Edição: Valéria Aguiar

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA