Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

ECONOMIA

Cuiabá registra redução na intenção de consumo em novembro

Publicados

em

Com 85,7 pontos registrados em novembro, a pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), em Cuiabá, apresentou redução de 0,5% na comparação com o mês anterior. Ainda assim, a pesquisa atual foi maior do que a verificada em novembro de 2018, quando o índice contabilizava 76,4 pontos. A alta observada no período foi de 12,1%.

A pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) tem variação de zero a 200 pontos, onde abaixo de 100 pontos indica uma percepção de insatisfação, enquanto acima de 100 indica o grau de satisfação em termos de seu emprego, renda e capacidade de consumo.

A melhora gradual da pesquisa, divulgada e comentada pela própria Fecomércio-MT, está em linha com os bons sinais recentes da economia, com o acréscimo de renda através dos saques do FGTS e do PIS/Pasep, além do recebimento do 13º salário.

Tal condição refletiu na melhora do componente Perspectiva de Consumo, que apresentou alta mensal de 1,3% e de 33,5% na comparação com novembro passado, alcançando 71,1 pontos. A alta do componente Momento para Duráveis, de 2%, também contribuiu para o aumento de 3% na variação anual da pesquisa, somando 60,4 pontos.

Leia Também:  Intenção de consumo volta a cair

Apesar da melhora dos dois componentes da pesquisa, todas as outras tiveram resultados negativos no mês, com destaque para Perspectiva Profissional (-1,8%), Renda Atual (-1,3%) e Compra a Prazo (-1,2%). No entanto, os componentes apresentaram variação positiva na comparação com novembro de 2018, de 6,2%, 1,7% e 23,4%, respectivamente.

Apesar do componente Emprego Atual também apresentar resultado negativo, de 0,6% na pesquisa de novembro, o componente permanece como o único em nível satisfatório, com 120,3 pontos. O índice é 1,4% melhor se comparado com novembro do ano passado, quando somava 118,6 pontos.

Fonte: Fecomércio

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

ECONOMIA

Senado vota nesta quinta MP com R$ 20 bi para socorro a empresas

Publicados

em

Está na pauta do Plenário desta quinta-feira (1º) medida provisória (MP 977/2020) que abre crédito extraordinário de R$ 20 bilhões para garantir socorro a micros, pequenas e médias empresas afetadas pela pandemia. A proposta foi aprovada pela Câmara na terça-feira (29), dois dias antes do fim da validade. O dinheiro será usado para garantir empréstimos dentro do Programa Emergencial de Acesso a Crédito com Fundo Garantidor de Empréstimos (Peac-FGI). A reportagem é de Roberto Fragoso, da Rádio Senado.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Empresa de Manaus abre centro de distribuição de gás em Cuiabá
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA