Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

ECONOMIA

Colaboradores da Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso aprendem sobre Compliance

Publicados

em

Compliance é o dever de estar em conformidade com atos, normas e leis, para seu efetivo cumprimento, em outras palavras é um sistema de controle interno que permite esclarecer e proporcionar maior segurança àqueles que utilizam a contabilidade e suas demonstrações financeiras para análise econômica-financeira.

Tal prática foi propagada na palestra: “Compliance e governança fazem a diferença no seu negócio”, ministrada pelo Dr. Giovani Saavedra, advogado com experiência de mais de 17 anos nas áreas de Compliance, Direito Penal Empresarial e Governança Corporativa.

O público foi composto por colaboradores da Fecomércio, Sesc e Senac, de acordo com Igor Cunha, superintendente do Sistema do Comércio, a medida é para que tais práticas do Compliance venham a ser utilizada nas três entidades, para resultar em uma gestão eficaz.

Para Giovani Saavedra, o Compilance é uma nova maneira de gerir as empresas para evitar a corrupção. “O objetivo é lidar com os riscos internos e proteger os negócios, além de valorizá-la”.

O Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Moises Maciel marcou presença na palestra. “A sociedade que nós queremos se passa por nós. Nós temos o Brasil que está desse jeito, é necessário discutir o bom governo, e nós não queremos discutir isso. Nós queremos que apareça um salvador da pátria e resolva com os problemas do Estado, o problema das empresas. Infelizmente a inclinação humana é voltada para a corrupção. Então, nós temos um grande desafio de trazer pra nossa vida social, uma vida firmada nos valores éticos”.

Leia Também:  Palestra encerra calendário de eventos da Fecomércio-MT em 2019

O Controlador Geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, afirma que o cidadão deve cumprir o dever cívico dentro da sociedade. “Qual o governo que queremos? Nós somos parte do governo, nós os elegemos e a gente precisa fazer o nosso papel. Inclusive dentro da Controladoria Geral do Estado, já estamos implantando um programa chamado ‘Integridade’, que deve aplicar as técnicas anticorrupção”.

Fonte: Fecomércio

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
1 comentário

1 comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

ECONOMIA

Receita abre hoje consulta a lote residual de restituição do IR

Publicados

em

A Receita Federal abre hoje (23), às 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O crédito bancário para 273.545 contribuintes será feito no dia 30 de outubro, totalizando R$ 560 milhões.

Desse valor, R$ 211.773.065,86 são destinados aos contribuintes com prioridade legal: 5.110 idosos acima de 80 anos, 38.301 entre 60 e 79 anos, 4.636 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 21.244 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 204.254 contribuintes não prioritários, que entregaram a declaração até o dia 5 deste mês.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal. Na consulta ao Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do IR e à situação cadastral no CPF. Com ele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral.

Leia Também:  Nenhuma cidade de Mato Grosso foi classificada com risco alto de contaminação da Covid-19

Caso a restituição tenha sido liberada, mas o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. O contribuinte também poderá fazer o agendamento no site do BB.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio do Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda, na opção Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária.

Edição: Graça Adjuto

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA