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Volkswagen Golf foi o carro mais vendido na Europa em 2020

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VW Golf GTE
Divulgação

VW Golf GTE da linha 2021 é um forte candidato a ser importado para o Brasil, mas apenas nesta versão híbrida

Mesmo a moda dos SUVs não foi capaz de tirar do Volkswagen Golf o título de carro mais vendido da Europa em 2020. Atualmente em sua 8ª geração, o hatch médio somou 312 mil unidades vendidas no continente, das quais 133.900 apenas na Alemanha, onde também encabeçou o ranking dos mais vendidos.

Os dados foram divulgados pela própria montadora, que revelou ainda outras informações sobre o Volkswagen Golf de 8ª geração. Apresentado no fim de 2019 na Europa, o modelo já teve oito variantes apresentadas por lá, incluindo o icônico GTI e o híbrido plug-in GTE . Ainda de acordo com a Volkswagen, as versões híbridas corresponderam a pouco mais de 30% do mix de vendas do hatch médio no ano passado.

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Além do GTE, de apelo esportivo e que combina um motor elétrico e outro a combustão para despejar a potência combinada de 245 cv, a linha do Golf de 8ª geração inclui outro híbrido plug-in (o eHybrid, de 204 cv), e os híbridos leves eTSI (1.0 de 110 cv e 1.5 de 150 cv), que empregam os motores convencionais a combustão com pequenos motores elétricos, alimentados por um sistema de 48V.

No Brasil

Lançado oficialmente no Brasil em 1994, por aqui tivemos o Golf nas gerações três, quatro e sete. Os últimos Golf 7 foram produzidas na fábrica de São José dos Pinhais (PR) em 2019 e as últimas unidades do híbrido GTE foram comercializadas ao longo do ano passado.

Mas a chegada por aqui do Golf de 8ª geração ainda não foi confirmada pela montadora alemã, apesar de o desenho do veículo ter sido registrado no início de 2020 pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

A expectativa é de que o hatch faça parte da relação de cinco modelos eletrificados que a montadora já confirmou que pretende lançar no mercado brasileiro nos próximos dois anos. Caso isso se confirme, o Volkswagen Golf será oferecido nas variações GTE ou eHybrid. Pela primeira vez não teremos o esportivo GTI, que na geração atual traz uma nova variação do motor 2.0 TSI, que desenvolve 245 cv.

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Fonte: IG CARROS

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Audi RS6 2021: aceleramos a perua mais veloz do mundo

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Audi RS6 2021: tudo é superlativo nessa perua com V8 de 600 cv, câmbio de 9 marchas e porta-malas de 565 litros
Caue Lira/iG

Audi RS6 2021: tudo é superlativo nessa perua com V8 de 600 cv, câmbio de 9 marchas e porta-malas de 565 litros

A Audi Sport é especialista em fazer peruas andarem rápido. Não à toa, a fabricante alemã sabe a receita certa para criar a RS6 Avant 2021, a station-wagon mais veloz do mundo que parte de R$ 871.990. Em um breve passeio, pudemos entender todos os quesitos que tornam o modelo um dos mais divertidos e especiais de sua categoria. Separe papel e caneta para anotar os ingredientes.

O primeiro condimento essencial para o sucesso da Audi RS6 Avant é o legado. A RS2 Avant de 1994 foi a primeira super-perua do mundo, com motor 2.2 turbo desenvolvido pela Porsche , capaz de entregar a fúria de 315 cv de potência. Apenas 2.891 unidades foram produzidas na Alemanha até 1995, e algumas delas ainda rodam no Brasil.

Esta foi a primeira vez que uma fabricante selecionou um motor “brucutu” para colocar em uma perua familiar, prática que logo depois foi repetida por Mercedes-Benz e BMW .

Se no caso da RS2 Avant de 1994 o motor foi desenvolvido pela Porsche, o conjunto da RS6 Avant de 2021 – um V8 4.0 biturbo – tem origem Lamborghini. São 600 cv de potência e brutais 81,6 kgfm de torque, distribuídos às quatro rodas pela tração integral Quattro.

Dessa forma, a RS6 Avant pode acelerar até 100 km/h em míseros 3,6 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h. Sua transmissão de oito velocidades é elástica e pode reduzir da sétima marcha diretamente para a terceira sem solavancos, disponibilizando torque cheio.

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Neste ponto, podemos introduzir o terceiro ingrediente que torna a RS6 tão especial. Apesar da força e do visual, o modelo não é um “carro de corrida homologado para as ruas” como outros da linha RS da Audi.

Tive a oportunidade de ficar alguns dias com o antigo RS3 Sedan para usar na minha rotina – e apesar dos momentos divertidos, não foi um modelo que deixou saudades. Isso porque o sedã esportivo tinha a suspensão muito rígida e seus pneus eram de perfil baixo. Era praticamente um carro para usar no track-day, inviável para as ruas esburacadas de São Paulo.

O mesmo acontece com o Audi TT RS, um veículo de suspensão tão rígida que chega a ser delicado. Por sorte, a Audi RS6 Avant segue uma linha diferente e conta com quatro modos de condução.

Quando não estava acelerando, selecionei o modo “conforto” por um botão abaixo da central multimídia. O motor V8 4.0 ficou profundamente mais manso, e por alguns minutos, me senti dirigindo um Audi A6 convencional com metade da potência. A suspensão pneumática se ajusta para ter comportamento mais leve.

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O modo “dinâmico” é o oposto. A suspensão da RS6 Avant fica mais dura, o volante transmite mais rebotes às mãos do motorista e o propulsor emite um rugido metálico delicioso.

Outro fator que agradou muito na RS6 Avant é o estilo. Circulando pelas ruas de São Paulo, as pessoas acompanham a elegante perua da Audi com o olhar. A dianteira do modelo é mais sóbria, apostando na elegância proporcionada pelas linhas retas da linguagem visual da Audi.

Na traseira, o caráter de “supercarro” se exibe com um acabamento claro na região do parachoque, próximo às saídas de escape. Pode-se dizer que é um carro mais interessante de se olhar por trás.

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A Audi RS6 Avant não tem rival direto no Brasil, já que a Mercedes-AMG não conta com versão Estate do E 63 por aqui. O modelo mais próximo dela é a Porsche Panamera Sport Turismo , que custa R$ 629.001 e tem sistema híbrido. É hora de aproveitar a RS6 Avant enquanto ela existe.

Ficha Técnica

Audi RS6 2021

Preço sugerido: 871.990

Motor: 4.0 V8, gasolina

Potência: 600 cv a 6.000 rpm

Torque: 80,1 kgfm a 2.050 rpm

Transmissão: automática, 9 marchas, tração integral

Suspensão: independente (dianteira e traseira)

Freios: discos ventilados (dianteira e traseira)

Dimensões: 4,99 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,46 m de altura, 2,93 m de entre-eixos

Porta-malas: 565 litros

Consumo: 6 km/l (cidade), 9,5 km/l (estrada)

Tanque: 73 litro

0 a 100 km/h: 3,6 s

Vel. Max: 305 km/h

Fonte: IG CARROS

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