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CARROS E MOTOS

Veja 5 seminovos que preservam a imponência de carro novo

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Carro sempre esteve relacionado a status no Brasil. Algumas pessoas não se incomodam, por exemplo, de morar de aluguel para poder arcar com as prestações de um modelo premium novinho na garagem. Outros já são mais desapegados, e se contentam com um veículo seminovo em bom estado.

Por sorte, ainda é possível encontrar carros seminovos que são atemporais, com imponência de carro novo. Partindo disso, a reportagem do iG elege 5 modelos seminovos que envelheceram bem, e não devem para nenhum veículo mais moderno no visual. Acompanhe a lista.

1 – Hyundai Sonata 2.4 2012 – a partir de R$ 46 mil

Hyundai Sonata
Divulgação

Hyundai Sonata envelheceu pouco na comparação com outros sedãs da época

O Sonata foi um dos grandes sucessos da Hyundai no Brasil. Posicionado entre Elantra e Azera, o modelo se tornou objeto de desejo pelo visual arrojado, além do interior que ganhou o apelido de “nave espacial”. Por sorte, o modelo parte de R$ 46 mil nos classificados de seminovos. O mesmo preço de um Renault Kwid.

Abaixo do capô, o modelo ostenta motor 2.4 de 182 cv de potência e 23,3 kgfm de torque, com câmbio automático de seis velocidades. O pacote de segurança inclui seis airbags (frontais, laterais e cortina), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. Boa pedida para quem quer gastar pouco em um carro completão.

2 – Kia Sportage EX 2013 – a partir de R$ 62 mil

Kia Sportage
Divulgação

Mesmo com quase dez anos de idade, o projeto do Kia Sportage antigo continua bem atual

Outro modelo coreano que não perdeu a imponência de carro novo após quase dez anos é o Kia Sportage . O SUV preserva todas as características que os modelos médios entregam nos dias de hoje, sem dever nada para o Hyundai ix35. O Kia Sportage pode ser encontrado a partir de R$ 62 mil na versão EX, de 2013.

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O Sportage tem motor 2.0 de 178 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, com câmbio automático de seis velocidades. Ele também conta com seis airbags, controle de estabilidade e câmera de ré para manobras traseiras. Se você garimpar, poderá encontrar unidades com bancos revestidos de couro com ajustes elétricos e teto-solar panorâmico. 

3 – Range Rover Evoque Pure Tech 2012 – a partir de R$ 87 mil

Land Rover Range Rover Evoque
Divulgação

O sonho de ter um Range Rover Evoque pode estar mais próximo do que você imagina

Você sempre sonhou em ter um Evoque , mas não está disposto a desembolsar um caminhão de dinheiro para ter o modelo zero? Invista na versão Pure Tech de 2012. O objeto de desejo da antiga classe média brasileira já pode ser encontrado por valores que alternam entre R$ 87 mil e R$ 90 mil.

O Evoque contava com motor 2.0, capaz de desenvolver  240 cv de potência e 34,7 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Além de seis airbags, o SUV tecnológico da Land Rover tem sensor de ponto-cego (item raro na época), controle automático de descida e diferencial central. As versões mais equipadas contam com teto panorâmico em um pacote que também inclui acendimento automático dos faróis. Uma verdadeira nave!

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4 – Lexus CT 200h 2017 – a partir de R$ 85 mil

Lexus CT 200 h
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Lexus CT 200 h é um hatch médio híbrido cheio de personalidade

Na cena dos veículos híbridos, o CT 200h da Lexus é conhecido como o “Prius de gravata”. O modelo aposta na esportividade, tecnologia e a boa posição para dirigir, cativando um público específico que A3, Série 1 e Classe A não conseguem atingir. O hatch médio eletrificado já pode ser encontrado na internet pelo preço médio de R$ 88 mil. 

Ele traz o confiável 1.8 a gasolina do Prius (com 99 cv de potência), junto de outra unidade elétrica que gera a força combinada de 136 cv. Por conta do ciclo Atkinson, o conjunto retarda ao máximo o fechamento das válvulas de admissão, reduzindo o esforço do pistão para chegar ao seu ponto mais alto. Dessa forma, o Inmetro diz que o CT200h é capaz de aferir números como 15,7 km/l na cidade – onde se sente mais confortável – e honestos 14,2 km/l na estrada.

5 – Mitsubishi L200 Triton HPE 2012 – a partir de R$ 63 mil

Mitsubishi L200
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Mitsubishi L200 estabeleceu um marco no estilo das picapes médias modernas quando foi lançada, em 2008

Para finalizar a lista, uma representante das picapes médias. A Mitsubishi L200 Triton tem uma pegada aventureira que conquistou fãs ao longo de gerações. Não à toa, a fabricante tem uma grande base de fãs de veículos 4×4. O modelo HPE 2012 da Triton pode ser encontrado a partir de R$ 63 mil nos classificados de seminovos.

O motor 2.5 turbodiesel da Triton desenvolve 165 cv de potência e 38,1 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Apesar de contar apenas com airbags frontais, a Triton é bem equipada no pacote de entretenimento. A central multimídia traz GPS nativo e DVD Player.

Fonte: IG CARROS

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CARROS E MOTOS

Chevrolet completa 96 anos de Brasil com 17 milhões de carros produzidos

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Nova geração do Chevrolet Tracker é um dos modelos montados na fábrica de São Caetano do Sul (SP)
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Nova geração do Chevrolet Tracker é um dos modelos montados na fábrica de São Caetano do Sul (SP)

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A Chevrolet completa 96 anos de presença entre os fabricantes brasileiros de automóveis. Segunda a montar uma fábrica no Brasil — sendo precedida apenas pela Ford — a marca da gravata douradas atingiu em quase um século a marca de 17 milhões de automóveis produzidos por aqui.

O dia 26 de janeiro de 1925 marcou o registro oficial da filial brasileira da General Motors , que no mesmo ano inaugurou a linha de montagem em um galpão na Avenida Presidente Wilson, na capital paulista. Dois anos, após a montagem do primeiro Chevrolet no Brasil, quando já haviam sido montados 50 mil carros, a empresa iniciou a construção da fábrica de São Caetano do Sul (SP), que até hoje é uma das principais plantas industriais da companhia no Brasil.

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Nas primeiras décadas, a fábrica localizada no ABC Paulista montava os carros vindos dos Estados Unidos e também produzia carrocerias para ônibus, que seriam montadas sobre os chassis importados. Ao mesmo tempo, trabalhava na nacionalização de alguns componentes.

Mas o primeiro Chevrolet nacional , um caminhão, foi fabricado apenas em 1957. Modelo que no ano seguinte iria ganhar um motor brasileiro, fundido, forjado e usinado na então nova fábrica de São José dos Campos (SP).

Em 1968, foi a vez de General Motors do Brasil fabricar o seu primeiro carro de passeio no Brasil. O Chevrolet Opala unia a carroceria do alemão Opel Rekord C com os motores usados na linha americana da Chevrolet. No ano seguinte, a filial local atingiu a marca de 500 mil carros produzidos.

Nas décadas seguintes, a General Motors do Brasil seguiu a tendência lançada com o Opala e se inspirou nos modelos da alemã Opel para renovar a linha de produtos Chevrolet de passeio.

Foi assim que surgiram modelos como o Chevette , Kadett e Monza , que seguiram em produção até os anos 1990, sendo sucedidos pelos novos Corsa, Vectra, Astra e Omega, Meriva e Zafira, todos também projetos originalmente da Opel.

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A partir de 2012, com o lançamento do Cobalt, os Chevrolet brasileiros de passeio passaram a serem produtos independentes, desenvolvidos com grande participação da engenharia local e voltados para mercados em desenvolvimento.

A nova filosofia deu origem também aos modelos Spin, Prisma e Onix , hatch que atualmente está em sua 2ª geração e é o modelo mais vendido do Brasil.

A General Motors conta com três fábricas de carro no Brasil: São José dos Campos (SP), São Caetano do Sul (SP) e Gravataí (RS), além de fábricas de componentes em Mogi das Cruzes (SP) e Joinville (SC). Atualmente, são fabricados por aqui os Chevrolet S10, Trailblazer, Joy, Joy Plus, Onix, Onix Plus, Tracker e Spin.

Fonte: IG CARROS

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