CARROS E MOTOS
Veja 5 maneiras de não perder dinheiro na venda do seminovo

Quem não comprou carro durante a Black Friday do ano anterior costuma esperar a virada para encontrar melhores condições de mercado. Mas e se for possível extrair um valor superior de revenda para lucrar mais na hora de se despedir do seu seminovo e garantir um modelo zero quilômetro na garagem?
A reportagem do iG Carros oferece 5 dicas para valorizar o veículo seminovo na hora da revenda . Acompanhe as sugestões.
1 – Regularize pendências

Nada desanima mais um comprador do que pendências chatas com a legislação de trânsito. Sinistro, financiamento, multas, licenciamento, transferência de placa e IPVA devem ser quitados pelo motorista que pretende se desfazer do veículo.
Mesmo se o carro estiver bem conservado, será difícil agradar o novo proprietário. O único trabalho que o cliente quer ter é efetuar o pagamento, dar baixa na transferência do veículo e sair guiando. Portanto, se você quer valorizar seu seminovo, é melhor resolver todas as pendências antes.
2 – Arrume pequenas imperfeições

Vender um automóvel com pequenas imperfeições é possível, mas esses detalhes acabam reduzindo o valor do modelo para o novo dono. Os vendedores profissionais gostam de dizer que o veículo deve “sorrir” para o cliente na hora da venda. E uma ralada no para-choque pode afetar a compra.
Se a mecânica está em ordem, o cliente precisa de provas. Por isso, notas fiscais de serviços de manutenção devem ser guardadas para adicionar valor ao veículo. O novo proprietário ficará muito satisfeito e empolgado de saber que o antigo dono foi cuidadoso, mesmo se você estiver pedindo mais pelo veículo.
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3 – Retorne à originalidade

Pode ser que algumas modificações , como trocar a roda ou rebaixar a suspensão, não agradem o interessado, que busca sempre a originalidade. Isso também vale para a mecânica. Um veículo “chipado”, com abafador e outras alterações de motor vale bem menos do que o correspondente original. Portanto, se você quer se desfazer rápido do seu carro e tirar proveito da venda, é melhor retornar à originalidade estética.
Nem todas as alterações depreciam um veículo. Se o modelo saiu de fábrica com rádio simples e você instalou uma central multimídia completa com DVD, por exemplo, pode ser que consiga extrair um valor superior para recuperar parte do dinheiro na venda.
4 – Mantenha a manutenção em dia

O carro pode estar perfeito, mas sem comprovantes que mostrem a regularidade das manutenções , você ainda poderá estar dando margem para o comprador ficar desconfiado sobre o que pode vir em seguida. É importante manter o veículo em ordem e guardar notas de serviço e peças trocadas, como comprovação.
Se o dono atual colocar dúvidas na cabeça do possível novo proprietário, poderá ser alvo de uma pechinchada a mais, ou até perder o negócio.
5 – Venda você mesmo

A consignação paga aos lojistas pode acabar com o lucro na hora de vender seu seminovo. A melhor atitude é anunciar o próprio automóvel nos principais classificados automotivos para salvar um pouco mais do valor final.
Antes de fazer o anúncio, dê uma garimpada em modelos similares. Você pode acabar encontrando um grande diferencial que justifique o valor mais elevado, como estado de conservação, quilometragem ou alguma característica rara no veículo.


CARROS E MOTOS
Audi RS6 2021: aceleramos a perua mais veloz do mundo


A Audi Sport é especialista em fazer peruas andarem rápido. Não à toa, a fabricante alemã sabe a receita certa para criar a RS6 Avant 2021, a station-wagon mais veloz do mundo que parte de R$ 871.990. Em um breve passeio, pudemos entender todos os quesitos que tornam o modelo um dos mais divertidos e especiais de sua categoria. Separe papel e caneta para anotar os ingredientes.
O primeiro condimento essencial para o sucesso da Audi RS6 Avant é o legado. A RS2 Avant de 1994 foi a primeira super-perua do mundo, com motor 2.2 turbo desenvolvido pela Porsche , capaz de entregar a fúria de 315 cv de potência. Apenas 2.891 unidades foram produzidas na Alemanha até 1995, e algumas delas ainda rodam no Brasil.
Esta foi a primeira vez que uma fabricante selecionou um motor “brucutu” para colocar em uma perua familiar, prática que logo depois foi repetida por Mercedes-Benz e BMW .
Se no caso da RS2 Avant de 1994 o motor foi desenvolvido pela Porsche, o conjunto da RS6 Avant de 2021 – um V8 4.0 biturbo – tem origem Lamborghini. São 600 cv de potência e brutais 81,6 kgfm de torque, distribuídos às quatro rodas pela tração integral Quattro.
Dessa forma, a RS6 Avant pode acelerar até 100 km/h em míseros 3,6 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h. Sua transmissão de oito velocidades é elástica e pode reduzir da sétima marcha diretamente para a terceira sem solavancos, disponibilizando torque cheio.
Neste ponto, podemos introduzir o terceiro ingrediente que torna a RS6 tão especial. Apesar da força e do visual, o modelo não é um “carro de corrida homologado para as ruas” como outros da linha RS da Audi.
Tive a oportunidade de ficar alguns dias com o antigo RS3 Sedan para usar na minha rotina – e apesar dos momentos divertidos, não foi um modelo que deixou saudades. Isso porque o sedã esportivo tinha a suspensão muito rígida e seus pneus eram de perfil baixo. Era praticamente um carro para usar no track-day, inviável para as ruas esburacadas de São Paulo.
O mesmo acontece com o Audi TT RS, um veículo de suspensão tão rígida que chega a ser delicado. Por sorte, a Audi RS6 Avant segue uma linha diferente e conta com quatro modos de condução.
Quando não estava acelerando, selecionei o modo “conforto” por um botão abaixo da central multimídia. O motor V8 4.0 ficou profundamente mais manso, e por alguns minutos, me senti dirigindo um Audi A6 convencional com metade da potência. A suspensão pneumática se ajusta para ter comportamento mais leve.
O modo “dinâmico” é o oposto. A suspensão da RS6 Avant fica mais dura, o volante transmite mais rebotes às mãos do motorista e o propulsor emite um rugido metálico delicioso.
Outro fator que agradou muito na RS6 Avant é o estilo. Circulando pelas ruas de São Paulo, as pessoas acompanham a elegante perua da Audi com o olhar. A dianteira do modelo é mais sóbria, apostando na elegância proporcionada pelas linhas retas da linguagem visual da Audi.
Na traseira, o caráter de “supercarro” se exibe com um acabamento claro na região do parachoque, próximo às saídas de escape. Pode-se dizer que é um carro mais interessante de se olhar por trás.
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A Audi RS6 Avant não tem rival direto no Brasil, já que a Mercedes-AMG não conta com versão Estate do E 63 por aqui. O modelo mais próximo dela é a Porsche Panamera Sport Turismo , que custa R$ 629.001 e tem sistema híbrido. É hora de aproveitar a RS6 Avant enquanto ela existe.
Ficha Técnica
Audi RS6 2021
Preço sugerido: 871.990
Motor: 4.0 V8, gasolina
Potência: 600 cv a 6.000 rpm
Torque: 80,1 kgfm a 2.050 rpm
Transmissão: automática, 9 marchas, tração integral
Suspensão: independente (dianteira e traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira e traseira)
Dimensões: 4,99 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,46 m de altura, 2,93 m de entre-eixos
Porta-malas: 565 litros
Consumo: 6 km/l (cidade), 9,5 km/l (estrada)
Tanque: 73 litro
0 a 100 km/h: 3,6 s
Vel. Max: 305 km/h
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