CARROS E MOTOS
Toyota Etios deixa o mercado brasileiro para dar espaço ao Corolla Cross


A Toyota confirma, por meio de de comunicado oficial, que irá interromper a partir de abril as vendas do compacto Etios, nas variações hatch e sedã, no mercado brasileiro. O objetivo da empresa é adequar o volume de produção da fábrica de Sorocaba (SP) para um novo modelo, que embora não seja citado, já se sabe que é o SUV Corolla Cross.
De acordo com a marca japonesa a produção do Toyota Etios só será mantida para atender à demanda de países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai. Desde abril do ano passado, a unidade industrial do interior paulista — onde também é feito o modelo Yaris hatch e sedã — é a única do mundo que ainda fabrica o compacto, lançado em 2010 inicialmente no mercado indiano.
De setembro de 2012 até o início de março, a Toyota montou no Brasil 620 mil unidades do Etios. Desse total, 180 mil foram exportadas para os países da América do Sul.
Com o lançamento do Yaris em junho de 2018, a concorrência interna afetou as vendas do Etios no mercado brasileiro. Em fevereiro de 2020, o Etios hatch superou pela última vez a marca de mil carros/mês, marca que caiu para menos de 400 unidades/mês a partir de novembro.
O resultado disso foi um total de 8.699 unidades do hatch vendidas no ano passado, ante os 21.431 emplacamentos do Yaris hatch no mesmo período.
Você viu?
O mesmo aconteceu com o Etios sedã. A variação três volumes do compacto vendeu três vezes menos que o Yaris sedã no ano passado. Foram 5.308 unidades, ante as 16.128 unidades do modelo lançado em junho de 2018 com a proposta de atender a um público mais premium.
Corolla Cross

Lançado na Ásia em julho do ano passado e com estreia programada para março no Brasil, o SUV Toyota Corolla Cross será um modelo de porte médio, feito sobre a mesma plataforma do sedã Corolla, com quem irá compartilhar também o conjunto mecânico, incluindo a motorização híbrida flex.
Mas diferente do três volumes, que é fabricado em Indaiatuba (SP), o SUV será feito em Sorocaba (SP). O Toyota Corolla Cross tem 4,460 m de comprimento, 1,825 m de largura e entre-eixos de 2,640 m. Medidas que posicionam o modelo como um concorrente para o Jeep Compass e também para o futuro Volkswagen Taos, que estreia no mercado ainda este ano, vindo da Argentina.


CARROS E MOTOS
iG Carros Podcast: novos SUVs médios estão chegando ao Brasil


Todas as décadas têm um objeto de desejo absoluto. Nos anos 60, o sonho do seu avô provavelmente era ter um Aero Willys 2600. Já o período seguinte, o anos 70, ficou marcado por cupês esportivos como Chevrolet Opala e Maverick. Quem foi jovem em 1990 provavelmente gostaria de ter um importado, como Honda Civic, Volkswagen Golf ou o Chevrolet Calibra.
Após um período com domínio absoluto dos SUVs compactos , os modelos médios começam a ganhar mais espaço no mercado brasileiro. E 2021 promete ser um grande ano para a categoria. Este é o assunto do novo episódio do iG Carros Podcast, que você pode conferir abaixo:
Além de Toyota Corolla Cross e Jeep Compass , o ano ficará marcado por lançamentos de peso. O próximo será o Volkswagen Taos , que terá 4,46 metros de comprimento com 2,68 metros de entre-eixos, o mesmo que o sedã médio VW Jetta.

As semelhanças com o Jetta não param por aí, o Taos herdou muitos detalhes do sedã como o desenho do interior, como comandos de ar condicionado e painel de instrumentos em TFT, que conta com cores customizáveis por meio da central multimídia VW Play.
Na parte mecânica, o Volkswagen Taos será equipado apenas com motor 1.4 TSI Flex, que rende até 150 cv e 25,5 kgfm de torque. No sistema de transmissão está incluído o câmbio automático de 6 marchas. Apesar do porte, o Taos pesa cerca de 1.400 kg, ou seja, seu peso é bem semelhante ao do hatch médio VW Golf, que também usava essa configuração.
Você viu?

Em seguida, virá o Ford Bronco Sport , com 4,38 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,78 m de altura e 2,67 m de distância entre-eixos. Na comparação com o Jeep Compass nacional, que tem 4,41 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,63 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, o Bronco é um pouco mais curto e alto.
O Bronco Sport terá motor 1.5 Turbo EcoBoost, que desenvolve 183 cv de potência, com câmbio automático de oito velocidades.

Ao menos na Argentina, a Citroën não esperou o fim da pandemia ou melhores condições de mercado para lançar o C5 Aircross . Ele chegou às concessionárias em julho, apenas na versão top de linha, pelo equivalente a R$ 250 mil. Por aqui, seu preço deverá ficar na mesma faixa do irmão Peugeot 3008, partindo de R$ 175 mil no modelo básico, chegando a R$ 210 mil na versão mais completa, em meados de 2021.
O C5 Aircross terá exatamente o mesmo conjunto do Peugeot 3008, contando com motor 1.6 turbo, de 165 cv de e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm, sempre com câmbio automático de seis marchas.
Para finalizar a lista, no fim do ano teremos o novo SUV médio de sete lugares da Jeep , com motor 1.3 turbo flex de 185 cv de potência. De acordo com os executivos, o novo Jeep nacional será muito mais próximo de um Cherokee do que do Compass. Ele terá componentes da plataforma Small Wide 4×4 do SUV médio, mas ainda será um veículo totalmente independente na família Jeep.
-
MULHER7 dias atrás
Experimente 10 receitas com cenoura para fugir do básico
-
MULHER6 dias atrás
Muito além da paçoca! Experimente sobremesas diferenciadas com amendoim
-
TECNOLOGIA6 dias atrás
Netflix lança indicado ao Oscar e mais 12 títulos; veja a lista da semana
-
Bastidores da República7 dias atrás
Decisão do STF que resgata Lula à política causa mal-estar entre juristas e ao Planalto
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Teto desaba e gera pânico na redação da Record TV
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Aos 88 anos, Stênio Garcia está curado da Covid-19
-
MULHER6 dias atrás
Os números de cada signo para apostar na Mega Sena
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Fátima Bernardes revela real motivo de ter deixado o “Jornal Nacional”