Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

CARROS E MOTOS

Toyota Etios deixa o mercado brasileiro para dar espaço ao Corolla Cross

Publicados

em


source
Toyota Etios: Compacto sai de cena no Brasil, onde o Yaris continuará como representante da marca no segmento
Renato Maia/Falando de Carros

Toyota Etios: Compacto sai de cena no Brasil, onde o Yaris continuará como representante da marca no segmento


A Toyota confirma, por meio de de comunicado oficial, que irá interromper a partir de abril as vendas do compacto Etios, nas variações hatch e sedã, no mercado brasileiro. O objetivo da empresa é adequar o volume de produção da fábrica de Sorocaba (SP) para um novo modelo, que embora não seja citado, já se sabe que é o SUV Corolla Cross.


De acordo com a marca japonesa a produção do  Toyota  Etios só será mantida para atender à demanda de países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai. Desde abril do ano passado, a unidade industrial do interior paulista — onde também é feito o modelo Yaris hatch e sedã — é a única do mundo que ainda fabrica o compacto, lançado em 2010 inicialmente no mercado indiano.

Leia Também:  Marília Mendonça elogia Gusttavo Lima: "revolucionou o mercado"

De setembro de 2012 até o início de março, a Toyota montou no Brasil 620 mil unidades do Etios. Desse total, 180 mil foram exportadas para os países da América do Sul.

Com o lançamento do Yaris em junho de 2018, a concorrência interna afetou as vendas do Etios no mercado brasileiro. Em fevereiro de 2020, o Etios hatch superou pela última vez a marca de mil carros/mês, marca que caiu para menos de 400 unidades/mês a partir de novembro.

O resultado disso foi um total de 8.699 unidades do hatch vendidas no ano passado, ante os 21.431 emplacamentos do Yaris hatch no mesmo período.

Você viu?


O mesmo aconteceu com o Etios sedã. A variação três volumes do compacto vendeu três vezes menos que o Yaris sedã no ano passado. Foram 5.308 unidades, ante as 16.128 unidades do modelo lançado em junho de 2018 com a proposta de atender a um público mais premium.

Corolla Cross

Corolla Cross: SUV já é fabricado em Sorocaba (SP), na mesma linha de montagem onde era fabricado do compacto Etios
Divulgação

Corolla Cross: SUV já é fabricado em Sorocaba (SP), na mesma linha de montagem onde era fabricado do compacto Etios


Lançado na Ásia em julho do ano passado e com estreia programada para março no Brasil, o SUV Toyota Corolla Cross será um modelo de porte médio, feito sobre a mesma plataforma do sedã Corolla, com quem irá compartilhar também o conjunto mecânico, incluindo a motorização híbrida flex.

Leia Também:  Sem sutiã, Sasha deixa tatuagem à mostra e namorado comenta: "Eita"

Mas diferente do três volumes, que é fabricado em Indaiatuba (SP), o SUV será feito em Sorocaba (SP). O Toyota Corolla Cross tem 4,460 m de comprimento, 1,825 m de largura e entre-eixos de 2,640 m. Medidas que posicionam o modelo como um concorrente para o Jeep Compass e também para o futuro Volkswagen Taos, que estreia no mercado ainda este ano, vindo da Argentina.

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CARROS E MOTOS

iG Carros Podcast: novos SUVs médios estão chegando ao Brasil

Publicados

em


source
Jeep Compass 2022 é o ícone a ser batido entre os SUVs médios
Divulgação

Jeep Compass 2022 é o ícone a ser batido entre os SUVs médios

Todas as décadas têm um objeto de desejo absoluto. Nos anos 60, o sonho do seu avô provavelmente era ter um Aero Willys 2600. Já o período seguinte, o anos 70, ficou marcado por cupês esportivos como Chevrolet Opala e Maverick. Quem foi jovem em 1990 provavelmente gostaria de ter um importado, como Honda Civic, Volkswagen Golf ou o Chevrolet Calibra.

Após um período com domínio absoluto dos SUVs compactos , os modelos médios começam a ganhar mais espaço no mercado brasileiro. E 2021 promete ser um grande ano para a categoria. Este é o assunto do novo episódio do iG Carros Podcast, que você pode conferir abaixo:

Além de Toyota Corolla Cross e Jeep Compass , o ano ficará marcado por lançamentos de peso. O próximo será o Volkswagen Taos , que terá 4,46 metros de comprimento com 2,68 metros de entre-eixos, o mesmo que o sedã médio VW Jetta. 

VW Taos 2022 chega para decretar o fim das versões de cinco lugares do Tiguan
Divulgação

VW Taos 2022 chega para decretar o fim das versões de cinco lugares do Tiguan

As semelhanças com o Jetta não param por aí, o Taos herdou muitos detalhes do sedã como o desenho do interior, como comandos de ar condicionado e painel de instrumentos em TFT, que conta com cores customizáveis por meio da central multimídia VW Play.

Leia Também:  Veja as fabricantes que já iniciaram promoções de Black Friday

Na parte mecânica, o Volkswagen Taos será equipado apenas com motor 1.4 TSI Flex, que rende até 150 cv e 25,5 kgfm de torque. No sistema de transmissão está incluído o câmbio automático de 6 marchas. Apesar do porte, o Taos pesa cerca de 1.400 kg, ou seja, seu peso é bem semelhante ao do hatch médio VW Golf, que também usava essa configuração.

Você viu?

Bronco Sport chega em maio para entrar na briga entre os SUVs médios, trazido do México
Divulgação

Bronco Sport chega em maio para entrar na briga entre os SUVs médios, trazido do México

Em seguida, virá o Ford Bronco Sport , com 4,38 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,78 m de altura e 2,67 m de distância entre-eixos. Na comparação com o Jeep Compass nacional, que tem 4,41 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,63 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, o Bronco é um pouco mais curto e alto.

O Bronco Sport terá motor 1.5 Turbo EcoBoost, que desenvolve 183 cv de potência, com câmbio automático de oito velocidades.

Citroën C5 Aircross é o aventureiro mais refinado da PSA; tem até versão hibrida na Europa
Divulgação

Citroën C5 Aircross é o aventureiro mais refinado da PSA; tem até versão hibrida na Europa

Ao menos na Argentina, a Citroën não esperou o fim da pandemia ou melhores condições de mercado para lançar o C5 Aircross . Ele chegou às concessionárias em julho, apenas na versão top de linha, pelo equivalente a R$ 250 mil. Por aqui, seu preço deverá ficar na mesma faixa do irmão Peugeot 3008, partindo de R$ 175 mil no modelo básico, chegando a R$ 210 mil na versão mais completa, em meados de 2021.

Leia Também:  Fugir do local do acidente é crime de trânsito e motorista pode ser preso, decide STF

O C5 Aircross terá exatamente o mesmo conjunto do Peugeot 3008, contando com motor 1.6 turbo, de 165 cv de e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm, sempre com câmbio automático de seis marchas.

Para finalizar a lista, no fim do ano teremos o novo SUV médio de sete lugares da Jeep , com motor 1.3 turbo flex de 185 cv de potência. De acordo com os executivos, o novo Jeep nacional será muito mais próximo de um Cherokee do que do Compass. Ele terá componentes da plataforma Small Wide 4×4 do SUV médio, mas ainda será um veículo totalmente independente na família Jeep.

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA