CARROS E MOTOS
Sony deixa o Brasil e vai fazer carro elétrico na Europa


Junto da Ford, a Sony foi outra grande marca internacional que recentemente anunciou o fechamento da sua fábrica no Brasil, localizada na Zona Franca de Manaus e que deixa de operar em março. Em nota divulgada em setembro passado, a empresa japonesa informou que a decisão foi tomada para fortalecer o negócio e ajudar a empresa a “responder às rápidas mudanças no ambiente externo”.
E uma dessas mudanças de direção da Sony, que hoje é famosa por seus eletrônicos e pelos consoles PlayStation , é o Vision-S , um carro elétrico que está sendo criado em parceria com a austríaca Magna International. Na CES (Consumer Electronics Show) 2021, a empresa informou que já iniciou os testes do veículo em vias públicas, rodando pelas estradas da Áustria.
Mostrado pela primeira vez na edição de 2020 da feira de tecnologia, o veículo está equipado atualmente com um conjunto de 40 sensores, entre câmeras, radares e LiDAR, que garantem a operação da direção semiautônoma de nível 2+ (previsto para se tornar autônomo no futuro) e do sistema de estacionamento automático.
Outros destaques do pacote tecnológico do modelo são os retrovisores digitais (com câmeras no lugar dos espelhos) e um sistema avançado de reconhecimento de voz que trabalha em conjunto com uma câmera para fazer a leitura labial do motorista.
Fiel à tradicão da marca, o sistema de entretenimento de bordo é outro destaque do Vision-S, com sistema de som imersivo que cria “bolhas” em volta da cabeça dos quatro ocupantes, um painel digital panorâmico e até a possibilidade de jogar remotamente o PlayStation que você deixou em casa, graças à compatibilidade do veículo com a rede 5G.
Com 4,895 m de comprimento e entre-eixos de 3,030 m, o carro da Sony é um sedã de porte grande (pouco maior do que um Honda Accord ) e com peso de 2.350 kg. Mas os dois motores (um para cada eixo) de 272 cv garantem que o Vision-S acelere de 0-100 km/h em 4,8 segundos, com velocidade máxima de 240 km/h.
O Sony Vision-S ainda não tem previsão para chegar aos consumidores. O modelo será fabricado na Áustria, na mesma fábrica responsável atualmente pela produção de carros como o Mercedes-Benz Classe G, o esportivo BMW Z4 e o elétrico Jaguar I-Pace .


CARROS E MOTOS
Audi RS6 2021: aceleramos a perua mais veloz do mundo


A Audi Sport é especialista em fazer peruas andarem rápido. Não à toa, a fabricante alemã sabe a receita certa para criar a RS6 Avant 2021, a station-wagon mais veloz do mundo que parte de R$ 871.990. Em um breve passeio, pudemos entender todos os quesitos que tornam o modelo um dos mais divertidos e especiais de sua categoria. Separe papel e caneta para anotar os ingredientes.
O primeiro condimento essencial para o sucesso da Audi RS6 Avant é o legado. A RS2 Avant de 1994 foi a primeira super-perua do mundo, com motor 2.2 turbo desenvolvido pela Porsche , capaz de entregar a fúria de 315 cv de potência. Apenas 2.891 unidades foram produzidas na Alemanha até 1995, e algumas delas ainda rodam no Brasil.
Esta foi a primeira vez que uma fabricante selecionou um motor “brucutu” para colocar em uma perua familiar, prática que logo depois foi repetida por Mercedes-Benz e BMW .
Se no caso da RS2 Avant de 1994 o motor foi desenvolvido pela Porsche, o conjunto da RS6 Avant de 2021 – um V8 4.0 biturbo – tem origem Lamborghini. São 600 cv de potência e brutais 81,6 kgfm de torque, distribuídos às quatro rodas pela tração integral Quattro.
Dessa forma, a RS6 Avant pode acelerar até 100 km/h em míseros 3,6 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h. Sua transmissão de oito velocidades é elástica e pode reduzir da sétima marcha diretamente para a terceira sem solavancos, disponibilizando torque cheio.
Neste ponto, podemos introduzir o terceiro ingrediente que torna a RS6 tão especial. Apesar da força e do visual, o modelo não é um “carro de corrida homologado para as ruas” como outros da linha RS da Audi.
Tive a oportunidade de ficar alguns dias com o antigo RS3 Sedan para usar na minha rotina – e apesar dos momentos divertidos, não foi um modelo que deixou saudades. Isso porque o sedã esportivo tinha a suspensão muito rígida e seus pneus eram de perfil baixo. Era praticamente um carro para usar no track-day, inviável para as ruas esburacadas de São Paulo.
O mesmo acontece com o Audi TT RS, um veículo de suspensão tão rígida que chega a ser delicado. Por sorte, a Audi RS6 Avant segue uma linha diferente e conta com quatro modos de condução.
Quando não estava acelerando, selecionei o modo “conforto” por um botão abaixo da central multimídia. O motor V8 4.0 ficou profundamente mais manso, e por alguns minutos, me senti dirigindo um Audi A6 convencional com metade da potência. A suspensão pneumática se ajusta para ter comportamento mais leve.
O modo “dinâmico” é o oposto. A suspensão da RS6 Avant fica mais dura, o volante transmite mais rebotes às mãos do motorista e o propulsor emite um rugido metálico delicioso.
Outro fator que agradou muito na RS6 Avant é o estilo. Circulando pelas ruas de São Paulo, as pessoas acompanham a elegante perua da Audi com o olhar. A dianteira do modelo é mais sóbria, apostando na elegância proporcionada pelas linhas retas da linguagem visual da Audi.
Na traseira, o caráter de “supercarro” se exibe com um acabamento claro na região do parachoque, próximo às saídas de escape. Pode-se dizer que é um carro mais interessante de se olhar por trás.
Você viu?
A Audi RS6 Avant não tem rival direto no Brasil, já que a Mercedes-AMG não conta com versão Estate do E 63 por aqui. O modelo mais próximo dela é a Porsche Panamera Sport Turismo , que custa R$ 629.001 e tem sistema híbrido. É hora de aproveitar a RS6 Avant enquanto ela existe.
Ficha Técnica
Audi RS6 2021
Preço sugerido: 871.990
Motor: 4.0 V8, gasolina
Potência: 600 cv a 6.000 rpm
Torque: 80,1 kgfm a 2.050 rpm
Transmissão: automática, 9 marchas, tração integral
Suspensão: independente (dianteira e traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira e traseira)
Dimensões: 4,99 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,46 m de altura, 2,93 m de entre-eixos
Porta-malas: 565 litros
Consumo: 6 km/l (cidade), 9,5 km/l (estrada)
Tanque: 73 litro
0 a 100 km/h: 3,6 s
Vel. Max: 305 km/h
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