Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

CARROS E MOTOS

Mini Cooper S 5 portas: mais prático e ainda irreverente

Publicados

em


source
Mini
Carlos Guimarães/iG

Mini Cooper S 5 portas tem 16 centímetros a mais de comprimento que a de três portas, o que garante mais espaço no banco traseiro

Desde que apareceu, há quase 14 anos, o Mini Cooper feito pelo Grupo BMW ficou marcado pelo visual irreverente, com apenas três portas. Ainda como ingredientes essenciais da receita que agrada seus entusiastas estão as linhas inconfundíveis e o desempenho que empolga.

Lançar uma versão de cinco portas do Mini Cooper S , como a maioria dos hatches, foi uma decisão feita na tentativa de ampliar o espectro de clientes da marca, em busca de mais praticidade no dia a dia.

Claro, com duas portas a mais, fica fácil de entrar e sair do banco traseiro, ou guardar algum objeto no assoalho antes de assumir o volante, ainda mais com os 16 cm a mais de comprimento em relação à versão de três portas.

Mas isso acaba um pouco com a aura esportiva do Mini Cooper S, embora praticamente não afete o desempenho. O carro se mantém ágil e divertido de dirigir como sempre, apenas passa a ficar um pouco mais próximo da maioria dos demais hatches .

Com preço sugerido de R$ 174.990, o Mini Cooper S deixou de ter rivais diretos depois que Audi A1 , Citroën DS3 e Fiat 500 Abarth foram embora do Brasil. Mesmo entre os hatches médios esportivos, também não há mais por aqui Golf GTI (pelo menos por enquanto), nem Hyundai Veloster, ou Peugeot 308. Então, se a ideia é ter um hatch esportivo de verdade por até R$ 180 mil, o pequeno modelo da marca inglesa está praticamente sozinho.

Leia Também:  Datena detona Lula ao vivo: "Abriram as portas do inferno"

Quem curte um belo hatch esportivo para alegrar o dia ao volante, hoje em dia, não há nada parecido no Brasil. A partida é dada por um botão vermelho pulsando no painel, para provocar o ímpeto que tem estiver ao volante. Ao pressioná-lo, nem precisa acelerar para sair um ronco encorpado pelas duas saídas de escapamento. Só para lembrar que há 192 cv disponíveis ao pisar no acelerador.

Com relação entre peso e potência de 6,8 kg/cv, o Mini Cooper S de 5 portas acelera como gente grande, capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos. E com aquele som borbulhante entre as trocas de marchas, que podem ser feitas pelas hastes atrás do volante. O câmbio é de dupla embregagem banhada a óleo, de 7 marchas, digno de um esportivo, sempre preciso e bastante rápido, inclusive nas reduções.

O acerto do carro chega a um grau de precisão que consegue controlar bem o efeito de despejar tanta potência apenas nas rodas dianteiras, sem deixar a frente “passarinhando” nas acelerações. Mérito das assistências eletrônicas e do ajuste de suspensão, com multibraço na traseira e bem preparada para garantir boa estabilidade nas curvas. No caso dessa versão S, ao contrário da ainda mais esportiva JCW , consegui-se manter um certo nível de conforto, sem muito solavancos em piso irregular.

Se pisar de leve no acelerador e ainda selecionar o modo de condução mais econômico (“Green”), o Mini Cooper S 5 portas não é dos qua mais gastam gasolina. Conforme os dados do Inmetro, o carro faz 11,9 km/l na cidade e 14,4 km/l. Mas é bom saber que o tanque não é dos maiores, com 44 litros, o suficiente para dar autonomia de 524 litros em trechos urbanos e 634 km em rodoviários.

Leia Também:  Hyundai Creta 2021 fica mais caro e agora parte de R$ 76.990

O espaço interno também não é o forte do Mini . Nessa versão de cinco portas quem vai sentado atrás se acomoda melhor do que na de apenas três, mas o porta-malas leva razoáveis 278 litros. O importante é curtir toda irreverência do modelo, bem com a lista bem completa de equipamentos, que inclui central multimídia conectada à internet e com GPS nativo que mostra informações do trânsito em tempo real, luz ambiete configurável, som de alta fidelidade Harmann Kardon, entre vários outros itens.

Irreverência sofisticada

Mini
Divulgação

Interior esbanja irreverência com central multimídia com moldura circular no painel e bandeira da Inglaterra que muda de cor

Os bancos são muito bons, com largos apoios laterais e com acabamento caprichado. No lado do passageiro incluíram até uma bandeira estilizada da Inglaterra que muda de cor no painel à noite. Além disso, há teto solar duplo que pode ser aberto eletricamente, “head up display” (projeta a velocidade em uma tela próxima do pára-brisa), controle de cruzeiro adaptativo (“piloto automático”) e até controle de largada, para acelerar ao máximo pisando no freio e no acelerador ao mesmo tempo, soltando o pedal do meio para disparar.

Conclusão

Quem busca um hatch esportivo de verdade e estava em dúvida em levar um Mini por causa da falta de um pouco mais de espaço no banco traseiro, tem na versão de 5 portas uma boa alternativa. Aliás, uma das únicas no Brasil entre os modelos novos.

Preço:  a partir de R$ 174.990
Motor: 2.0, quatro cilindros, turbo, gasolina 
Potência: 192 cv a 5.000 rpm  
Torque: 28,5 kgfm a 1.350 rpm  
Transmissão: automatizado, dupla embreagem, sete marchas, tração dianteira  
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / multilink (traseira)  
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)  
Pneus: 205/45 R17  
Dimensões: 4 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,43 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)  
Tanque: 44 litros  
Porta-malas: 278 litros  
Consumo gasolina: 11,9 km/l (cidade) / 14,4 km/l (estrada)  
0 a 100 km/h: 6,7 segundos  
Velocidade máxima: 233 km/h

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CARROS E MOTOS

BMW 320i M Sport: um sedã premium de bom gosto

Publicados

em


source
BMW 320i M Sport traz pacote esportivo inspirado na 'BMW Motorsport', o que inclui as rodas de aro 19 diamantadas
Divulgação

BMW 320i M Sport traz pacote esportivo inspirado na ‘BMW Motorsport’, o que inclui as rodas de aro 19 diamantadas

O BMW Série 3 é um carro fora da curva. Enquanto as rivais do ‘trio de ferro alemão’ focam nos SUVs como modelos de volume, o sedã premium é o carro mais vendido da marca bávara no Brasil –  muito à frente de seu utilitário de maior destaque, o BMW X1.

Isso fica bem evidente no fechamento das vendas do primeiro semestre de 2021. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a BMW emplacou 2.983 unidades do Série 3 nos seis primeiros meses deste ano. Isso coloca o sedã de luxo na posição de veículo premium mais vendido do Brasil. Já o X1 teve apenas 1.459 unidades emplacadas neste período.

Produzido em Araquari (SC), o BMW Série 3 pode ser adquirido nas versões 320i GP (R$ 267.950), 320i Sport GP (R$ 284.950), 320i M Sport (R$ 299.950), 330e M Sport (R$ 354.950) e M340i xDrive (R$ 542.950). Os três pacotes mais em conta são responsáveis pela maior parte do volume das vendas do sedã no Brasil.

Para nosso contato com o sedã, a BMW emprestou a versão 320i M Sport , com rodas diamantadas aro 19 de cinco raios, revestimento interno na tonalidade marrom-conhaque e acabamento do painel em imitação de alumínio. Um verdadeiro charme! Afinal, não basta ter dinheiro para comprar um 320i. O bom gosto também é necessário.

Equipamentos

O pacote de segurança traz seis airbags (frontais, laterais e cortina), assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado, sistema de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, alerta de colisão frontal e controle de estabilidade e tração.

Leia Também:  Vazam fotos da nova esportiva Yamaha R7 da linha 2022

Na parte de conforto, a versão tem ar-condicionado digital de três zonas (motorista, passageiro e banco traseiro), assentos dianteiros com regulagens elétricas, controle automático de velocidade, assistente de estacionamento semiautomático, chave presencial com sistema start-stop e teto-solar.

A central multimídia tem conexão sem fio para celulares. Dessa forma, o motorista não precisará plugar o cabo para replicar aplicativos como Waze, Spotify e Whatsapp na tela de nove polegadas. Apesar de ser um recurso interessante, a conexão sem fio dá algumas ‘engasgadas’, interrompendo músicas por alguns segundos.

O Série 3 tem espaço suficiente para levar quatro adultos e uma criança com conforto. O túnel central é alto por conta do eixo cardã que transfere a força às rodas traseiras. Logo, sentar ao centro do banco traseiro pode não ser tão aconchegante, dependendo da altura do passageiro.

Apesar de estar maior nessa geração – com 4,70 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,85 m de entre-eixos –  o 320i M Sport está longe de ser desengonçado. O diâmetro de giro é de apenas 11,4 metros, proporcionando manobras precisas e pouco esforço para estacionar, mesmo nas vagas mais apertadas.

O porta-malas é o grande pênalti deste belo sedã catarinense com sotaque alemão. Ele tem apenas 365 litros, graças ao estepe que rouba espaço. A alça no estilo ‘pescoço de ganso’ também não é a melhor alternativa para otimizar a área útil do compartimento.

Você viu?

Sedã bom de guiar

É realmente uma pena. Com mais espaço no porta-malas, o BMW 320i M Sport seria o carro ideal para viajar. Abaixo do capô, a BMW instalou o motor 2.0 turbo de 184 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas, que transmite sua força apenas às rodas traseiras.

Este é o ponto em que o modelo se destaca dos rivais: a dirigibilidade. Por conta da tração traseira, o BMW 320i tem melhor transferência de peso durante as acelerações e um estilo de condução mais direto.

BMW 320i M Sport traz a melhor sensação ao volante da categoria, justificada pela tração traseira
Divulgação

BMW 320i M Sport traz a melhor sensação ao volante da categoria, justificada pela tração traseira

Modelos de tração traseira também possuem maior capacidade de reboque e são melhores encarando aclives. O ótimo raio de giro que mencionamos anteriormente também é uma característica que se deve a este tipo de tração.

Leia Também:  Guia prático: 5 dicas para combater o envelhecimento da sua pele

O BMW 320i M Sport é um daqueles carros que poderia passar horas guiando sem me cansar. A posição de dirigir é ótima, com o assento do motorista posicionado mais baixo, deixando o condutor próximo do centro de gravidade. Na comparação com os sedãs da Mercedes-Benz e Audi, o volante é pesado na medida certa.

Segundo a BMW, o 320i pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, com velocidade máxima de 240 km/h. O consumo de combustível, de acordo com o Inmetro, é de 11,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, sempre com gasolina.

A suspensão é bem calibrada para o nosso asfalto judiado. O 320i tem bom balanço vertical, filtrando a maioria das imperfeições. Em curvas mais rápidas, a suspensão traseira no arranjo multibraço contém a rolagem da carroceria, garantindo mais estabilidade ao sedã.

Conclusão

O BMW 320i M Sport mereceria ‘nota 10’, se não fosse pelo pouco espaço do porta-malas. Pneus run-flat fariam mais sentido, uma vez que abdicam da necessidade do estepe, que é um item obrigatório por lei no Brasil.

Estamos falando de um sedã imponente, gostoso de dirigir e prático, do jeito que só os alemães conseguem desenvolver. A liderança absoluta do segmento premium é merecida, e não há sinais de que o Série 3 possa perder este posto nos próximos anos.

Ficha técnica: 320i M Sport Preço: R$ 299.950 Motor: 2.0, turbo, gasolina Potência: 184 cv Torque:  30,6 kgfm Transmissão: automática, oito velocidades, tração traseira Suspensão: McPherson (dianteira), multibraço (traseira) Freios: discos ventilados (dianteira e traseira) Proporções: 4,70 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,85 m de entre-eixos Porta-malas: 360 litros 0 a 100 km/h: 7,2 segundos Velocidade máxima: 240 km/h Consumo: 11,1 km/l na cidade; 12,5 km/l na estrada (Inmetro)

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA