CARROS E MOTOS
México anuncia plano para que a Ford aumente investimentos no país


O Ministério da Economia do México anuncia que tem planos para que a Ford aumente seus investimentos no país, duas semanas após o fechamento de duas fábricas no Brasil, em Camaçari (BA) e Taubaté (SP). Segundo a líder da pasta, Tatiana Clouthier, o governo mexicano está trabalhando em conjunto com a fabricante para que sua produção seja otimizada.
A Ford tem cinco fábricas no México, onde são produzidos os modelos Bronco Sport , Mustang Mach-E e o futuro Maverick , além de suas transmissões e motores. Conforme apurado pelo site Argentina Autoblog, a próxima geração do EcoSport – que já estava em desenvolvimento em Camaçari – deverá se tornar um modelo global, e o México é forte candidato a receber sua produção com incentivos governamentais.
A indústria automotiva é uma das principais atividades do México, representando um terço do PIB da região. Ao longo de 2020, o governo mexicano traçou estratégias e estímulos para que mais fabricantes instalem suas linhas de montagens no país.
Este é o caso da Mercedes-Benz , que também fechou uma fábrica no Brasil em dezembro – o Complexo Industrial de Iracemápolis (SP) – e tem interesse em produzir seus veículos na fábrica mexicana da Nissan, em Aguascalientes, segundo a apuração do portal alemão Handelsblatt.


CARROS E MOTOS
Honda lança primeiro carro autônomo de nível 3 no Japão


A Honda apresenta no Japão o primeiro sistema de direção autônoma de nível 3 do mundo. O equipamento faz a sua estreia no sedã de luxo Legend, atualmente o modelo de topo da marca no país asiático.
A função recebeu o nome de Traffic Jam Pilot é faz parte do pacote de equipamentos tecnológicos Honda Sensing Elite. Enquanto os autônomos de nível 2 exigem que o motorista se mantenha sempre atento ao volante, no nível 3 o carro já é capaz de dispensar o motorista em condição de tráfego lento em vias expressas, permitindo que o condutor assista até um filme na tela da central multimídia.
Você viu?
Em caso de necessidade, o veículo pode solicitar a retomada do controle de direção pelo motorista. Mas caso ele não reaja, o próprio Traffic Jam Pilot é capaz de desacelerar o automóvel e fazer as mudanças de faixa até a parada do carro no acostamento, como pode ser visto no vídeo abaixo.
Para conseguir comercializar a tecnologia, a Honda teve que obter uma autorização especial do Ministério Japonês de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, que exigiu a instalação no veículo de uma espécie de caixa preta para gravar dados do sistema autônomo nos últimos seis meses — incluindo se o motorista falhou em reagir a um alerta de retomada de comando — e a colocação de um adesivo indicativo na traseira do veículo.
Para operar, o Traffic Jam Pilot utiliza dados coletados pelo sistema de navegação via satélite e mapas tridimensionais de alta definição, além de uma rede de sensores que monitoram os arredores do veículo em um ângulo de 360°, enquanto uma câmera monitora as condições do condutor.
A tecnologia passou por uma bateria de testes de aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros e é baseada em redundância, permitindo que a sua operação siga mesmo com defeito em um dos componentes.
A Honda foi a única montadora a insistir no sistema autônomo de nível 3. Outros fabricantes que haviam anunciado o desenvolvimento deste tipo de tecnologia, como a Audi, decidiram pular esta etapa e ir diretamente para o desenvolvimento de sistemas autônomos de nível 4, que diferente do equipamento presente no sedã Legend vão permitir que o motorista esqueça da direção também em condições de tráfego normal.
-
TV RDM6 dias atrás
Março Azul Marinho — Mês de combate ao câncer colorretal
-
Saúde6 dias atrás
Brasil acumula 10,5 milhões de casos e 254 mil mortes por covid-19
-
JUDICIÁRIO6 dias atrás
Gilmar Mendes faz seu mais duro ataque à Lava Jato e compara força-tarefa ao PCC
-
GERAL6 dias atrás
Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres
-
LEGISLATIVO4 dias atrás
Aprovado na Câmara texto-base do projeto de ajuda ao setor de eventos
-
Saúde6 dias atrás
Em 24 horas, país registra 721 mortes e 34 mil novos casos de covid-19
-
GERAL6 dias atrás
Governo de MT decreta “lockdown” das 19hs às 05 da manhã por 15 dias
-
TECNOLOGIA5 dias atrás
Sony deixará de vender TVs, câmeras e fones no Brasil ainda este mês