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Confira as dicas de como enfrentar um alagamento com o seu carro

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Atravessar uma enchente não é tão simples. Basta uma troca de marcha para fazer o carro parar e ficar lá boiando na água.

Carros de passeio em geral não foram feitos para trafegar por áreas alagadas . Situação que se torna ainda mais crítica nos modelos atuais, recheados de sistemas eletrônicos e que facilmente podem falhar e deixar o motorista no meio da água com o veículo em pane.

Mas há situações em que enfrentar uma enchente é inevitável. Por esse motivo é importante que o veículo esteja em boas condições de funcionamento e que o condutor siga algumas regras básicas no momento da travessia.

A reportagem do IG Carros buscou o engenheiro mecânico e especialista em manutenção de automóveis Denis Marum para dar algumas dicas e reduzir as chances de encontrar problemas ao enfrentar uma enchente com o seu carro

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1 – Antes da enchente

Assim que a chuva começar a cair, fique atento aos aplicativos de trânsito e ao noticiário do rádio para saber como evitar as áreas de alagamentos .

“Não enfrente a enchente achando que pode ultrapassá-la. Como os veículos têm os comandos elétricos, é muito fácil o carro dar pane e você ficar no meio da água”, explica Marum.

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2 – Manutenção

Para enfrentar a chuva com segurança, é fundamental que a manutenção do carro esteja em dia. Palhetas do limpador de para-brisa precisam estar em bom estado e o reservatório de água do esguicho cheio com a mistura de água e um fluído desengordurante.

A borracha das portas também deve estar em bom estado, para reduzir as chances de entrada de água no veículo , assim como o sistema elétrico do veículo, permitindo o funcionamento de equipamentos como o desembaçador do vidro traseiro e do sistema de iluminação.

3 – No alagamento

Antes de passar pelo ponto de alagamento , observe a profundidade máxima, que não deve superar a metade da roda. Na travessia, engate a primeira marcha e não deixe de acelerar.

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Verifique a passagem de carros e caminhões no sentido contrário para evitar a marola, que pode permitir que a água alcance a entrada do filtro de ar, provocando a parada do motor. Se o carro morrer, não tente fazê-lo pegar. Peça ajuda e retire-o do local onde está parado.

4 – Depois da enchente

Mesmo que você consiga atravessa o alagamento com segurança, o carro deve passar por uma revisão após a enchente .

Além da lavagem externa, é necessário trocar o óleo do motor e outros fluídos, limpar a parte externa do radiador, verificar o filtro do ar e o sistema de iluminação e fazer uma limpeza do sistema de freios.

5 – Higienização

Não basta cuidar apenas da parte externa. Se a água entrou na cabine do veículo, o único jeito para evitar o mau cheiro e fazer a limpeza interna de bancos, carpete e forrações.

“Depois de enfrentar a enchente , o carro precisa ir para uma oficina e passar pela verificação detalhada e lavagem interna completa, senão a perda e a desvalorização serão ainda maiores”, comenta Marum.

Fonte: IG CARROS

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CARROS E MOTOS

Fiat Strada e Cronos com motor 1.3 ganham novos itens de série

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Fiat Strada: na versão Freedom, picape passa a ter sensores nos para-choques traseiros para ajudar a estacionar
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Fiat Strada: na versão Freedom, picape passa a ter sensores nos para-choques traseiros para ajudar a estacionar


A Fiat resolve fazer algumas modificações na lista de equipamentos de série da linha 21/21 do sedã Cronos, na configuração Drive 1.3, e da picape Strada, na versão Freedom 1.3. De acordo com o fabricantes, as novidades não implicaram em mudanças sobre os valores de tabela dos dois modelos.


Importado da Argentina, o Fiat Cronos Drive 1.3  incorpora como itens de série os controles eletrônicos de tração e estabilidade e o assistente de partida em rampa. Equipamentos que nos carros ano/modelo 20/21, lançados em novembro passado, estavam disponíveis apenas com o pacote opcional S-Design, que segue disponível e adiciona ar-condicionado automático digital, chave presencial, câmera de ré, retrovisor externo com ajuste elétrico, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15″, spoiler traseiro e detalhes de acabamento escurecidos.

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De série, o  Cronos Drive 1.3 vem equipado com central multimídia UConnect de 7″ com Android Auto e Apple Car Play, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, vidros elétricos dianteiros e traseiros com One Touch e antiesmagamento, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, volante com comandos de rádio e telefone, além da segunda porta USB para passageiros traseiros.

Fiat Cronos Drive 1.3 passa a contar com controle eletrônico de estabilidade de série entre as novidades
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Fiat Cronos Drive 1.3 passa a contar com controle eletrônico de estabilidade de série entre as novidades


Já a Fiat Strada Freedom 1.3 , modelo que é feito na fábrica de Betim (MG) ganha o sensor de estacionamento de série nas variações com cabine simples e dupla. O item até então fazia parte do Pack Tech, pacote opcional que dispõe agora de câmera de ré, central multimídia de 7” com conexão sem fio, segunda entrada USB, controle de áudio no volante e dois tweeters.

A versão Freedom já trazia alarme antifurto, capota marítima, comandos de áudio no volante, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos, rodas em liga leve de 15”, sensor de monitoramento da pressão dos pneus, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros.

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Ambos os modelos estão equipados com o mesmo motor 1.3 Firelfy flex de 101/109 cv (gasolina/etanol) e um câmbio manual de cinco marchas. Veja como ficaram os preços do Fiat Cronos Drive 1.3 e da picape Strada Freedom 1.3

 Fiat Cronos Drive 1.3: R$ 69.890 e R$ 71.074 (SP).

Fiat Strada Freedom 1.3 Cabine Plus: R$ 76.490 e R$ 82.490 (SP) 

Fiat Strada Freedom 1.3 Cabine Dupla: R$ 77.824 e R$ 83.929 (SP) 

Fonte: IG CARROS

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